como organizar a mala

Como organizar mala de inverno inteligente

Quando preparo as viagens, reservo tudo e monto roteiro, sei tudo o que fazer todos os dias, até com horários pré-definidos. Então, minha principal preocupação na véspera do embarque: como organizar a mala de inverno inteligente?

 Nas minhas primeiras viagens, pesquisei bastante, mandei mensagens para amigos que moram no exterior e fiz minha checklist. Agora que tudo foi testado em diversas viagens, tenho a lista final de essenciais para viagens de inverno. Então, aqui estão 7 coisas que não devem faltar na sua mala de inverno inteligente.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

 1. Casaco pesado

 Sim, está certo! Um casaco é mais do que suficiente. A recomendação de trazer apenas um casaco é válida tanto para homens quanto para mulheres.

 Conselho geral: escolha um casaco de cor escura porque é mais fácil combinar com acessórios (que abordo nos tópicos abaixo) e ter a sensação de uma muda de roupa, principalmente para fotos, hmm? Idealmente, deve ser longo o suficiente para percorrer a linha do quadril e manter o calor nessa área.

 Se for viajar para o exterior e a temperatura está próxima ou abaixo de zero, uma boa alternativa é comprar na chegada do seu destino, podendo encontrar boas alternativas com um excelente custo x benefício.

Se estiver viajando para Londres eu recomendo a leitura do post Onde comprar em Londres

 2. Duas calças 

Para os homens, dois pares de jeans, para um período de viagem de 10 a 20 dias, é mais que suficiente. Mantenha pelo menos um par extra de calças em sua mala de inverno, caso a primeira fique molhada ou úmida. Dica: Leve uma calça jeans escura (azul marinho ou preta) para facilitar a combinação com outros itens e acessórios.

 Para as mulheres, uma dica é optar por leggings pretas com amarração que podem ficar ótimas com tênis ou botas. Para quem gosta de usar vestido ou saia, pode até trocar a calça jeans e trazer uma meia-calça ou legging maior.

3. Meias grossas de lã, térmicas ou de algodão 

É um item indispensável: meias quentinhas! Meias de lã, meias térmicas ou meias de algodão são essenciais para manter os pés aquecidos em dias de frio extremo. Para viagens ao exterior, você pode comprá-las na chegada ao seu destino ou para viagens ao Brasil comprando na sua cidade ou online. Mas quando se trata de fazer compras no exterior, é surpreendente o quanto a qualidade das roupas para lugares onde faz muito frio no inverno, mesmo feitas de materiais sintéticos, supera a vendida no Brasil.

 4. 2 pares de sapatos com sola grossa de borracha (tênis ou botas) ou sapatos especiais para uso na neve.

 Os sapatos do Brasil raramente são feitos de material que resista ao frio e à neve extremos. No entanto, se o sapato tiver uma sola de borracha, é provável que mantenha o pé aquecido quando usado com uma meia grossa e apropriada. Então, no caso dos sapatos, conselho para mulheres e homens: para temperaturas frias, escolha modelos com solado grosso e pares de meias mais quentes.

5. Capa de chuva ou um pequeno guarda-chuva 

Este item não é apenas para mala de inverno, mas para todos os tipos de viagens. No entanto, o clima de inverno tende a ser mais propenso a mudanças, por isso um guarda-chuva ou uma simples capa de chuva é essencial. Um guarda-chuva é importante se você não estiver hospedado em um hotel que geralmente fornece esse item aos hóspedes.

A capa de chuva também nos protege do vento, neblina ou serrarias. Ou mesmo se for fazer um passeio ou uma atividade na água. Então, separe algum espaço em sua mala.

6. Acessórios

 Os acessórios de inverno são projetados não apenas para o estilo, mas também para outro propósito. Junto com roupas e sapatos de grife, eles são essenciais para mantê-lo aquecido e protegido do vento e da neve.

Chapéus, bonés, protetores de ouvido, luvas, meias são obrigatórios se você sair de casa quando a temperatura estiver próxima ou abaixo de 0ºC. Por isso é importante que sua mala esteja abastecida com esses acessórios de inverno.

Luvas

As luvas nunca saem de moda e são essenciais para manter as mãos aquecidas nos dias frios. As luvas estão agora disponíveis em uma ampla variedade de estilos, formas e cores, desde lã tradicional até couros cravejados ousados. Dentre essas, as opções de couro são as mais tradicionais e, com certeza, invista em cores primárias como preto, cinza ou caramelo.

 O acessório vai bem com sapatos de salto alto, botas de couro e jaquetas com cintura marcada. Mas tome cuidado para não usar jóias na luva. Esta combinação parece desajeitada e um pouco exagerada.

 Lenços e cachecóis

Talvez o lenço seja um dos acessórios femininos mais chiques e espetaculares. A grande vantagem do produto é que ele pode ser feito de lã, seda ou algodão – para todos os gostos!

Se você procura um modelo curinga, escolha um lenço preto para suas combinações. Versátil e combina com looks estampados, coloridos ou até monocromáticos.

Nossa dica para quem quer mais conforto e praticidade é combinar um lenço com brincos pequenos – modelos feitos de pérolas e pedras preciosas são excelentes. Isso evitará que a peça fique emaranhada no acessório e cause desconforto.

Semijóias

Acessórios femininos são necessários para complementar o look e acrescentar estilo. 

Brincos redondos

Elegantes e discretos, essas peças podem ser usadas de diferentes formas: com coque, gola alta e lenço. Se a sua combinação for neutra e monocromática, use um brinco colorido para destacar e vice-versa.

Brincos de argola

Se você gosta de brincos de argola tradicionais, pode usar este acessório com blusas de gola alta ou uma capa charmosa. Está lindo! Basta fazer a combinação perfeita entre o tamanho do brinco e o restante do look.

Gargantilhas 

Em dias de frio ameno, as blusas de gola aberta podem ser usadas – uma ótima oportunidade para apostar em um acessório moderno, como as gargantilhas. Nesses casos, dê preferência a modelos grossos que se destaquem na imagem.

7. Hidratante (creme, loção e bálsamo labial)

Outro item essencial para levar consigo no inverno é um conjunto de creme hidratante para todas as partes do corpo: Mãos, rosto e lábios, de longe, são os que mais sofrem com o frio a qualquer temperatura abaixo dos 10°.

O rosto na área próxima ao nariz, lábios e bochechas pode queimar e descascar, causando desconforto. E esta é a última coisa que você precisa na viagem. Então, aqui está uma lista inteligente do que é importante levar na mala de inverno:

  1. Loção hidratante corporal
  2. Hidratante facial básico com FPS 20
  3. Protetor labial
  4. Creme hidratante para as mãos
  5. Bepantol líquido para pele e cabelo

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre como organizar mala de viagem, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com