Quando surgiu o surf no Brasil

As melhores praias para surfar no brasil

O surf é um esporte que vem ganhando cada vez mais destaque e conquistando muitos adeptos, sendo considerado por muitos um estilo de vida. A boa notícia é que o Brasil possui um litoral extenso, oferecendo as mais diferentes praias para quem quer surfar. Sendo assim, separei as melhores praias para surfar no Brasil para os surfistas iniciantes ou veteranos planejarem sua surf trip.

Quer conhecer mais das praias incríveis do Rio de Janeiro? Leia também o post 10 praias no rio de janeiro de tirar o fôlego

Como e quando surgiu o surf 

como aprender a surfar

Antes de mais nada, é importante contar como e quando surgiu o surf.

Segundo contam os historiadores, o surf surgiu nas Ilhas da Polinésia, um conjunto de ilhas situadas no pacífico, há mais de mil anos. Os pescadores locais utilizavam pedaços de madeira para facilitar o retorno à costa. Essa “tecnologia” acabou sendo levada até o Hawai, onde foi aperfeiçoada e até mesmo passou a fazer parte de rituais religiosos e culturais. 

Sendo assim, o surf como conhecemos hoje, a modalidade do surf em pé, surgiu no Hawai. Mas, curiosamente, esse feito não era para qualquer um, apenas reis e rainhas tinham autorização de surfar em pé.

Contudo, foi no ano 1778 que o esporte foi conhecido e popularizado, o navegador inglês James Cook teve o primeiro contato do “homem branco europeu” e foi responsável por difundir o esporte no mundo.  

Quando surgiu o surf no Brasil

O esporte foi introduzido aqui no Brasil apenas década de 30 pelos paulistas  Osmar Gonçalves, considerado por muitos o pai do surf brasileiro, João Roberto e Júlio Putz. 

Contudo, foi somente na década de 1950 que o esporte começou a ganhar popularidade e os primeiros surfistas cariocas começaram a aparecer nas ondas da praia de Copacabana. 

Surf Brasil nas olimpíadas

Quando surgiu o surf no Brasil

Apesar de ser uma prática bem recente no país, o Brasil atualmente possui  diversos atletas dedicados e no topo dos rankings mundiais, como o Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, nosso medalhista de Ouro nas Olimpíadas, Tatiana Weston-Webb, Maya Gabeira, Felipe Toledo, Silvana Lima e até mesmo os bbb`s surfistas de ondas gigantes Lucas Chumbo e Pedro Scooby, colocando o esporte ainda mais em evidência.

Além disso, os jogos Olímpicos de Tókyo, disputado em 2021 em consequência da pandemia de covid-19, trouxe uma novidade muito comemorada pelos atletas e amantes da modalidade: o surf finalmente foi elevado a categoria de esporte olímpico e deixou de ter visibilidade apenas nas competições próprias e  naquelas organizadas para os esportes radicais.

Sendo assim, vamos descobrir quais as melhores praias para surfar no Brasil, especialmente na região Sul e Sudeste. 

As melhores praias para surfar no Brasil

1. Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, a Praia Brava é uma das praias mais charmosas e badaladas do estado. 

Para quem quer surfar, esse é sem dúvidas o pico mais constante da região e na maior parte do tempo oferece boas condições para tal. 

Com ondas fortes e tubulares, ela atrai muitos surfistas catarinenses, assim como amadores que querem se aventurar. 

Além disso, a praia conta com uma excelente infraestrutura e desenvolvimento, muitos até mesmo decidem procurar uma imobiliária na Praia Brava em Itajaí a fim de instalar-se de vez na região ou para investir. 

Inclusive, famosos como Neymar e Thiaguinho já se interessaram pelos apartamentos à venda na Praia Brava, e o próprio surfista Gabriel Medina já se aventurou por aqui.

Por isso, seja você um surfista iniciante ou avançado, saiba que aqui é um excelente lugar, sendo uma das melhores praias para surfar no Brasil.

2. Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 

Esse é o bairro mais ao sul da cidade maravilhosa com praia, possuindo pico de surf com fundo de areia. 

Em condições normais, as ondas são pequenas e cheias, sendo ideais para iniciantes. Contudo, quando quebra clássico, elas se tornam longas e tubulares, lembrando até mesmo as da Indonésia.

 Mas, vale deixar claro que isso acontece somente de vez em quando, sendo necessário ter um bom planejamento e chegar cedo. 

3. Pico de Matinhos, Matinhos, Paraná

As melhores ondulações vêm do leste ou sudeste e essa praia fica um pouco ao sul da Ilha do Mel, não podendo ficar de fora da listas as melhores praias para surfar no Brasil.

O pico de Matinhos é famoso por formar, em condições especiais, uma das direitas mais longas do Brasil, que raramente passa de 1,5 m. 

Nos melhores dias, as ondas rolam em seções, com algumas cheias e outras tubulares. 

4. Praia do Tombo, Guarujá, São Paulo

Quando surgiu o surf no Brasil

Essa praia abriga os melhores picos de surf do litoral sul paulista, localizada ao sul da Praia de Pitangueiras e bem fácil de achar. 

A praia é sempre bastante movimentada, recebendo muitos surfistas avançados e por isso não é indicada para iniciantes. 

Os lugares mais disputados são os cantos da praia, possuindo ondas fortes, cavadas e de alta performance nos melhores dias. 

5. Praia da Guarda, Guarda do Embaú, Santa Catarina

A apenas 55 km de Florianópolis, a Praia da Guarda possui fácil acesso e abriga dois bons lugares para o surf, sendo um destaque na lista as melhores praias para surfar no Brasil.

 O canto esquerdo fica na desembocadura de um rio e, dependendo das condições, forma um banco de areia raso com ondas longas e tubulares para a esquerda. É importante ter cuidado para não quebrar a prancha, pois no meio as ondas quebram para a direita e esquerda. 

6. Maresias, São Sebastião, São Paulo 

A Praia de Maresias foi a responsável por revelar diversos atletas do Brazilian Storm, sendo assim um dos melhores picos de todo o Brasil. 

Localizada em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, possui acesso simples e está a apenas 2 horas e meia da capital do estado.

 Na praia formada por beach-breaks, o canto direito é bastante movimentado, sendo conhecido por ter os melhores tubos de São Paulo. Já no meio da praia, as ondas também quebram em valas tubulares e por isso são indicadas para surfistas com mais experiência. 

7. Praia da Regência, Linhares, Espírito Santo

A aproximadamente 100 km de Vitória, essa é uma área de proteção de tartarugas marinhas, sendo fundamental ajudar na preservação e não poderia ficar de fora da lista as melhores praias para surfar no Brasil.

 Ela conta com ondas longas, tubulares e manobráveis para a esquerda, sendo que no meio da praia as ondas quebram também para a esquerda e direita. É importante estar preparado para remar bastante, visto que além de ser beach break, também há forte correnteza. 

8. Praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina

Essa é uma das praias mais famosas quando falamos em surf no Brasil e já sediou o Campeonato Mundial de Surf no final dos anos 80. 

Além disso, nas condições certas, o canto esquerdo dessa praia é um dos melhores picos do país. A apenas 18 km de Florianópolis, o local é muito conhecido e por isso está sempre bem movimentado. Contudo, não é difícil encontrar ondas de qualidade mesmo estando cheio. 

Então, agora que você conhece as melhores praias para surfar no Brasil, já pode programar sua próxima surf trip. 

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre as melhores praias para surfar no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

3 respostas

  1. Uau! Eu morro de vontade de aprender a surfar! Agora já sei qual as melhores praias para surfe do Brasil! Obrigada por compartilhar

  2. Faltou aí a praia de Itaúna em Saquarema RJ, inclusive é onde rola nos últimos anos, com exceção de 2020/2021, uma das etapas do mundial de Surf, que neste ano está previsto, salvo engano, para junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com