Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

o que significa milhas aéreas

Como ganhar Milhas aéreas

Hotéis

Quem tem o costume de viajar, deve estar familiarizado com esse termo, certo?!. No entanto, você sabe como ganhar milhas aéreas? Esse é um assunto do qual todo mundo que gosta de viajar precisa saber. Portanto, no artigo de hoje, você irá aprender o que fazer para ganhar ainda mais milhas. Gostou do assunto? Então não deixe de conferir.

Saber como ganhar milhas aéreas é uma grande vantagem no mundo dos viajantes. Afinal de contas, aprender as formas de conseguir isso, pode fazer com que você tenha muito mais experiências únicas de viagens. 

Portanto, se você quer aumentar o seu conhecimento sobre o mundo das viagens e aprender a ganhar milhas aéreas, não deixe de conferir as dicas abaixo.

O que significa: milhas aéreas?

o que significa milhas aéras

Se você ainda não possui o costume de viajar, é possível que esse termo não seja tão comum para você. No entanto, aprender um pouco mais sobre ele é essencial. Mas calma, não é nenhum conceito de outro mundo ou extremamente difícil de aprender. Na realidade, é mais simples do que você imagina.

De forma bem resumida e clara, milhas aéreas são nada mais nada menos que dinheiro! Isso mesmo!

Mas como assim, Luana?! Eu abri esse post aqui para aprender como ganhar milhas aéreas, acreditando que eram meros pontos acumulados através de programas de fidelização de companhias aéreas, e logo no comecinho do texto, ainda explicando o que significa milhas aéreas, você me vem com essa?!

Isso mesmo pessoal, atualmente falar de milhas aéreas é o mesmo que se falar em dinheiro. Afinal, elas funcionam como um tipo de moeda virtual. 

Apesar de na origem serem uma espécie de bônus que algumas empresas lhe dão, mediante a maneira como você consome os produtos ou serviços, na prática do mercado as milhas aéreas se tornaram uma verdadeira moeda virtual. Com regulação de preço pelo mercado, valor diário de cada milheiro (milheiro = 1k milhas) das diferentes empresas, tal qual uma grande bolsa de valores.

Mas calma! Como eu falei, é algo simples. Não é preciso ficar desesperado com tal informação acreditando que sua operação será tão difícil quanto os mercados financeiros.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Dessa forma, leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Como ganhar Milhas aéreas: programas de milhagem

Uma das principais formas que você precisa saber sobre como ganhar milhas aéreas é que é possível acumulá-las através de programas de fidelidade.

Eles possuem um funcionamento bem simples, também. Assim que você se cadastrar em um desses programas de milhas, o usuário já pode começar a acumular pontos. 

Mas como isso é feito? Toda vez que você viaja com a referida empresa parceira do programa de milhagem, você ganha milhas.

Dessa forma, todas as milhas que você acumula são registradas em uma conta pessoal. Na grande maioria dos casos, essa conta é vinculada ao seu CPF. Portanto, ao conquistar um número X de milhas, elas podem ser trocadas por passagens aéreas.

Importante lembrar que para você se cadastrar nos programas de fidelidade das empresas aéreas você não precisará pagar nada! Todos eles são de graça.

E você já pensou o quanto seria bom viajar de graça? É mais ou menos essa a proposta do programa de milhas. Contudo, é válido ressaltar que cada empresa detém as suas próprias regras. 

Além disso, antes que você desista agora mesmo de ler esse texto, pois está pensando que viaja muito pouco e que nunca conseguirá juntar milhas suficientes para trocar por uma passagem aérea, vou te tranquilizar existem inúmeras outras formas de aumentar o número de milhas que você recebe como veremos a seguir.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Como se inscrever em um programa de milhagem

Querendo ou não, uma das formas de como ganhar milhas aéreas, é você aprender a se inscrever em um programa que ofereça esse benefício. Mas, em vias gerais, trata-se de um procedimento bastante simples. Com certeza você não terá dificuldades.

Para tal, você apenas precisa se cadastrar em um programa que lhe agrade, o qual pode ser feito através do site da companhia aérea que você deseja. No entanto, é preciso inserir alguns dados pessoais. Então, tenha-os em mãos.

Fora isso, no fim do processo, será gerado um número de inscrição do usuário. Esse número é como se fosse a conta na qual as milhas serão depositadas. Portanto, guarde essa informação em local seguro (e que você consiga encontrar quando precisar), a fim de saber quantas milhas você tem acumuladas.

Ademais, é esse mesmo número que você deve usar para as futuras compras de passagens e durante o check-in no aeroporto. Isso é importante para fazer com que você comece a acumular as suas milhas aéreas.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Como funcionam as milhas aéreas

programa de milhagem

Certo, antes de você aprender como ganhar milhas aéreas, é preciso entender como elas funcionam. Primeiro, você deve se inscrever em algum programa de fidelidade ou em programas de milhagem. Escolha aquele que mais lhe agradar e que se adequa a sua necessidade.

Se eu moro em uma cidade que só tem voos da empresa aérea Azul e meu interesse é acumular milhas para voar nacionalmente não se adequa a minha realidade me inscrever e acumular pontos no programa de milhagem da GOL, ainda que este ofereça melhores vantagens.

Feito isso, consulte quais são as regras do seu programa. Mas, normalmente, as milhas aéreas são recebidas quando um cliente faz a compra de algum produto ou serviço da companhia na qual está cadastrado.

Contudo, se sua cidade é composta de uma boa malha aérea, o ideal é procurar se cadastrar em TODOS os programas de milhagem. Mas o acúmulo nos programas deve fazer sentido para seu objetivo final com aquelas milhas (Ex. hoje eu posso acumular milhas para viajar sozinha para o Hawaii, mas amanhã querer acumular milhas para uma viagem em casal para Minas Gerais).

Então, quanto mais você viajar com a mesma companhia, mais milhas você vai ter. Ou seja, isso acaba por incentivar que você não procure as empresas concorrentes, por isso é vantajoso para a empresa. No entanto, deve-se saber que as milhas geradas variam de acordo com alguns pontos. São eles:

  • Valor da tarifa;
  • Distância;
  • Trajeto;
  • Classe da cabine.

Como funcionam as emissões milhas aéreas

Da mesma forma, funcionam as emissões por milhas aéreas. Elas irão variar de acordo com os itens listados acima, possuindo uma variação entre os valores das passagens, ou seja, da quantidade de milhas necessárias para emitir aquele bilhete aéreo.

Ademais, não podemos deixar de citar o fato que o funcionamento, o prazo de validade, das milhas aéreas depende da companhia ou da forma como você fez para conquistá-las. Os pontos ganhos nos programas de fidelidade dos cartões de crédito, por exemplo, possuem um funcionamento diferente das milhas acumuladas nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

E é por isso que você precisa se atentar aos termos e condições de cada uma das transações que fizer no mundo das milhas. Essa é a única forma de se relacionar com programa que lhe traga benefícios reais.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Como ganhar Milhas aéreas: programas de fidelidade

No tópico anterior, nos referimos ao programa de milhagem. No entanto, o que exatamente quer dizer isso? Essa é apenas uma das formas de as companhias aéreas retribuírem os clientes mais fiéis, que costumam comprar com certa constância.

Praticamente todas as companhias aéreas de todo o mundo possuem um programa de milhagem e atualmente quase todas as empresas aéreas possuem um programa de fidelidade. Mas o que isso significa?

O que significa um programa de fidelidade?

No programa de fidelidade, você poderá acumular milhas de diversas outras formas, sem a necessidade de ser um passageiro frequente. Mas como funciona na prática? Você poderá conquistar pontos através da aquisição de produtos ou serviços de terceiros através de links gerados nos sites dos programas de fidelidade.

Lembrando que os programas de fidelidade não se restringem às empresas aéreas. Na realidade, esse tipo de programa é bem comum entre bancos, marketplaces, redes de hotéis e até alguns postos de gasolina, o que, na verdade, te garantirá pontos que posteriormente podem ser convertidos em milhas.

Ou seja, nos dias de hoje, para quem quer saber como ganhar milhas aéreas, é um pouco mais fácil, haja vista que isso caiu no gosto popular de muita gente.

Quer saber como emitir seu Certificado Internacional de Vacinação? Leia o post completo no blog sobre Como tirar o Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela.

Quais os melhores programas de fidelidade?

Para mim os melhores programas de fidelidade são o Livelo, Átomo, Iupp, Esfera e os programas de fidelidade das empresas aéreas.

Lembrando que os programas de fidelidade, em sua maioria, não é preciso pagar para participar. Contudo, em todos eles é possível pagar uma determinada mensalidade para obter melhores ofertas e turbinar o seu ganho mensal de pontos.

Por fim, é preciso dizer que alguns dos programas acima, como o caso do Esfera, não é aberto ao público, é tão somente para clientes de algum serviço específico, como no caso, o Banco Santander.

Qual a diferença entre milhas aéreas e pontos

As milhas aéreas são aquelas acumuladas nos programas de milhagem, enquanto os pontos são aqueles acumulados nos programas de fidelidade.

Podemos dizer que pontos e milhas são a mesma coisa?! Não! Afinal, cada programa de fidelidade tem suas normas para transferência de pontos entre eles e cada uma das empresas aéreas. 

Um ponto em um programa de fidelidade pode ser equivalente a 1 milha na empresa aérea x, mas esse mesmo ponto pode ser equivalente e 2 milhas na empresa y e 0,5 milhas na empresa aérea z. 

Como transformar pontos em milhas – promoções de transferências

Eventualmente, alguma promoção de transferência de pontos dos cartões de crédito pode acontecer. 

Sendo assim, espere por esses dias. É possível acumular de 30% a 120% de bônus. E essas promoções são mais comuns do que você pensa. Elas acontecem várias vezes no ano.

Dessa forma, se você possui 10 mil pontos acumulados, caso aguarde por dias como esses, você pode transformá-los em 15, 20 ou até 24 mil milhas. 

Sendo assim, tenha calma e espere o momento certo para trocar os seus pontos por milhas. Pensar na sua estratégia final de uso é essencial nesse momento. Afinal de que adianta eu ganhar 120% de bônus de uma empresa aérea que não voa para minha cidade e que vai ser muito difícil eu utilizar essas milhas para viajar?!

O que fazer para ganhar milhas aéreas: como ganhar milhas aéreas

melhores programas de fidelidade

Agora que você já entende melhor sobre o assunto, podemos falar com mais detalhes como ganhar milhas aéreas. Como dito, os programas de fidelidade não se limitam às companhias aéreas. Portanto, nos tópicos seguintes, irei apresentar algumas dicas de como acumular pontos nos programas de fidelidade (que depois podem ser convertidas em milhas).

Se eu fosse indicar apenas um programa, indicaria o LIVELO. Para mim é o mais completo, é gratuito, caso você queira pagar, tem os melhores clubes. Além disso, possui as melhores promoções de conversão, bem como de transferência (além da possibilidade de transferência para quase todos os programas de milhagem).

Cartão de crédito

Depois das companhias aéreas, essa é a forma mais comum pelo qual as pessoas acumulam milhas. Nos dias de hoje, há vários cartões que oferecem como benefício acumular pontos que podem ser transferidos para algum programa de milhagem.

Geralmente, você acumula pontos levando em conta o quanto você usa o seu cartão, bem como o tipo do cartão, a bandeira e o banco emissor.

Então, ao usar o seu cartão de crédito para essa finalidade, procure concentrar todos os seus gastos no cartão de crédito que melhor atende os seus objetivos. Para que, ao final, você possa trocar os seus pontos por milhas e viajar mais.

Postos de combustível

Outra forma que não podia faltar aqui nesse post sobre como ganhar milhas aéreas.

O que você acharia de, ao abastecer o seu carro, ganhar pontos para poder trocar por viagens aéreas? Levando em consideração o valor da gasolina, esse é um benefício que já deveria ter acontecido há muito tempo!

Através dos programas de fidelidade, ao abastecer, trocar o óleo, comprar nos pontos ou no site, você ganha pontos. 

・Posto Ale

 Pontua diretamente na LIVELO e de forma gratuita.

・Posto Ipiranga 

Possui o programa de fidelidade Km de vantagens, sendo um dos principais parceiros do LATAMPASS (programa de milhagem da LATAM).

A pontuação funciona mais ou menos assim:

  • 1.000km abastecidos = 2.000 pontos;
  • 2.000km abastecidos = 10.000 pontos;
  • 4.000km abastecidos = 20.000 pontos.

Lembrando que as transferências para a LATAM são pagas, mas que existem diversas promoções que tornam essa transferência bastante atrativa. 

・Posto Shell 

Possui o programa de fidelidade Shell Box, sendo um dos principais parceiros do SMILES (programa de milhagem da GOL). As transferências entre os programas ocorrem de forma gratuita.

・Posto BR 

Possui o programa de fidelidade Petrobras Premia, sendo um dos principais parceiros do TUDOAZUL (programa de milhagem da AZUL). As transferências entre os programas ocorrem de forma paga.

Os valores, bem como a quantidade de pontos acumulados em cada abastecimento podem sofrer alguma alteração. Portanto, sempre fique atento ao site oficial. 

Compras em lojas virtuais

Para mim, é talvez a forma mais importante dessa lista de como ganhar milhas aéreas

Algumas lojas online possuem parceria com programas de fidelidade, e essa é uma informação que muita gente não sabe. Ou seja, provavelmente você está perdendo muito dinheiro durante suas compras! Afinal, já sabemos que milhas aéreas são dinheiro, né?! 

Em quase todos os programas de fidelidade você encontrará algo semelhante a um marketing place, nos quais encontrará diversos sites parceiros que oferecem x pontos por cada real gasto naquela loja, se você entrar pelo link redirecionado do site do programa de fidelidade. 

Como funciona na prática, como eu disse é preciso ficar atento a todos os detalhes e ler com atenção as regras de cada uma das transações. Existem empresas que apenas com o redirecionamento e com a compra realizada em contas de mesmo CPF te garantirá os pontos, outras podem solicitar colocar um código na aba “cupom de desconto”, já em outros você precisará clicar em algum botão ao final da compra para assegurar os pontos. 

Todos os programas de fidelidade com esse tipo de marketing place possuem, por padrão, a seguinte equivalência: a cada 1 real gasto, você ganhará 1 ponto. Contudo, na prática, é possível verificar que algumas empresas naturalmente têm uma melhor conversão e que em promoções essa conversão pode dobrar até 10x, 15x.

Se você está precisando de algum tipo de produto ou serviço e pode esperar um pouco, comece a monitorar a conversão de ganho de pontos nos programas de fidelidade que você participa.

Casas de câmbio

Se você vai viajar para outro país, vai precisar adquirir a moeda local, certo? Sendo assim, por que não apostar em casas de câmbio que possam lhe oferecer milhas aéreas? A Cotação, uma das casas de câmbio mais conhecidas no Brasil, faz isso.

Pelo fato de possuir parceria com o Smiles, a cada U$1.000 adquiridos, ou o equivalente em qualquer outra moeda, você ganha 100 milhas. Mas, para que isso aconteça, você deve informar seu número Smiles na hora de efetuar a compra.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Assinatura de jornais

Você sabia que alguns jornais também oferecem sistema de recompensa em milhas? Alguns exemplos disso são:

  • O Globo;
  • Abril;
  • Valor Econômico;
  • Carta Capital.

Sendo assim, se você já é assinante de alguma revista ou jornal, que tal averiguar se você não tem direito a milhas Smiles, Multiplus ou melhor a pontos Livelo?

Ande de Uber

Quer uma dica bem simples de como ganhar milhas aéreas? Então ande de Uber! Há pouco tempo, a Uber e a Smiles fecharam um acordo. Portanto, a cada viagem, você pode acumular pontos. No entanto, para ter direito a isso, você deverá comprar antecipadamente os créditos de viagem e ativar no seu perfil do uber.  

Assinar os clubes de fidelidade 

Como eu falei, você pode assinar clubes de fidelidade para turbinar o seu ganho mensal de milhas/pontos. 

Cada um dos clubes oferece uma quantidade de pontos/milhas em troca de uma assinatura mensal. Além dos pontos/milhas ganhos mensalmente, os clientes dos clubes possuem diversas outras vantagens sobre os não assinantes nas promoções. 

Ademais, nesses clubes, sempre existem promoções para novos assinantes. Então, se você está cogitando assinar, fique de olho nas ofertas que podem aparecer.

Se você for assinar apenas UM clube, sem pensar te digo: assine o clube LIVELO, ele é o melhor que tem no mercado hoje para 99% das pessoas que assinam apenas um clube.  

Aplicativos digitais

Aplicativos como 99pay, por exemplo, permitem que você faça o pagamento de contas de consumo. No entanto, ao fazer isso, é possível acumular pontos. É claro que cada app possui a sua regra, mas é uma ótima forma para quem quer saber como ganhar milhas aéreas. Até alguns meses era possível encontrar uma grande variedade de aplicativos que faziam esse tipo de serviço, hoje você terá mais dificuldade em encontrá-los. Portanto, não coloque aqui todas as suas estratégias de como ganhar milhas aéreas, como muitos podem ensinar por aí.

Como milha é dinheiro – como ganhar milhas aéreas

Agora que você já aprendeu como ganhar milhas aéreas, chegou a hora de usufruir tais milhas e ter uma experiência única de viagem.

Sempre que você quiser trocar os seus pontos aéreos para fazer alguma viagem, ela terá o seu custo. No entanto, ao invés de pagar em dinheiro, você apenas pode trocar as suas milhas (lembra quando eu falei que milhas significam dinheiro?!).

Portanto, ao pensar em fazer alguma emissão de bilhete aéreo você deve verificar algumas coisas:

  1. a quantidade de milhas necessárias para realizar a emissão
  2. o valor do milheiro da empresa aérea escolhida naquele dia da transação
  3. o valor da passagem pagando de forma tradicional

Se ao fazer a operação 1 x 2, o resultado for maior que 3, você estará pagando mais caro pela passagem por milhas do que pela forma tradicional. A emissão por milhas somente será vantajosa se 1×2<3.

Vamos de exemplos concretos:

  1. escolhi um voo que está custando 30k milhas
  2. o valor do milheiro (1k)  da empresa aérea escolhida está 22,50
  3. o valor da passagem pagando de forma tradicional é de 900

Nesse exemplo, a passagem por milhas está compensando, uma vez que a passagem por milhas estará custando 675 reais (30×22,50). Se a passagem na forma tradicional estivesse em promoção e custando 500 reais, a passagem por milhas sairia mais cara, entenderam?!

Quer aprender algumas palavras básicas para não passar perrengue na viagem? Leia também:

75 frases em inglês para viagem com tradução

50 frases em francês para viagem

 

Como vender milhas aéreas

como ganhar milhas aéreas

Em alguns casos, pode acontecer de as suas milhas aéreas estarem vencendo e você sabe que não conseguirá utilizá-las a tempo ou mesmo, como no caso acima, o valor da passagem tradicional ser menor do que aquele por milha. Diante disso, com certeza você não quer jogar todo o seu esforço fora, não é verdade?

E é nesses casos que você deve recorrer à venda das suas milhas. E, ainda que aparente ser um caso muito complicado, saiba que não é assim, mas muito pelo contrário. Hoje em dia, há vários sites de vendas de milhas. Tudo pode ser feito de maneira online.

Sendo assim, a única coisa que você deve fazer é procurar por algum site de milha que lhe agrade e pague um preço justo para as milhas que você tem acumulada. Ademais, você deve fazer um cadastro e preencher alguns dados pessoais.

Isso é necessário para validar que todas as suas milhas realmente existem. Mas, após tudo ser confirmado, você pode vender as suas milhas com literalmente um clique. Dentre os sites que compram milhas, podemos citar:

Lembrando que cada site pode solicitar um mínimo de milhas para comprar e, fora isso, cada um oferece um preço. Sendo assim, antes de vender, procure por um site que valha mais a pena, que não lhe deixe no prejuízo.

Como vender milhas aéreas: exemplos

Assim, no segundo exemplo acima, em que a passagem por milhas está custando 675 reais e a passagem “tradicional” R$ 500, eu posso vender minhas 30k milhas, pagar a passagem e ainda utilizar os 175 reais para aproveitar na sua viagem. 

Conseguiram entender agora o que eu disse lá no começo, que milhas são, na verdade, uma espécie de moeda virtual?

Espero que esse texto tenha esclarecido algumas dúvidas sobre como ganhar milhas aéreas, bem como tenha servido para esclarecer alguns conceitos básicos do tema. Agora só tenho uma coisa a te dizer: aproveite bem esse conhecimento sobre milhas aéreas, arrume sua bagagem e vá curtir o mundo!  

Mas, antes de ir, não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais. 

10 respostas

  1. Adorei esse post de como ganhar milhas aéreas. Vou ficar bastante atenta para não perder a oportunidade de ganhar pontos que viram milhas.

  2. Quem viaja com milhas não quer outra forma de viajar. Fica bem mais barato e vicia. Kkkkkkkk Aforei seu post sobre como ganhar milhas aéreas. Obrigada por compartilhar.

  3. Opa! Adoro ler dicas de como ganhar milhas aéreas. Uma ótima maneira para conseguirmos viajar mais!

  4. Excelentes dicas de como ganhar milhas aéreas. Eu já viajo de milhas há muito tempo, já consegui ótimas oportunidades de voos em classe executiva, inclusive para a Ásia.
    Acumular milhas é muito mais fácil do que se pensa.

  5. Super completa a sua postagem sobre Milhas Aéreas. Muito útil para quem não conhece os programas de milhagem. E, por incrível que pareça, muita gente não conhece. Tem direito a milhas e não sabe.

  6. Sensacional!! Adorei conhecer as dicas de como ganhar Milhas aéreas!! Vou começar a colocar tudo em prática! Valeu!

  7. Caramba agora ninguém me segura vou virar a louca das milhas aéreas. Aprendi diversas maneira de ganhar milhas com vocês… Muito obrigada!

  8. Meninaa adorei as dicas! Sou viajante véia mas nunca entrei no mundo das milhas. Agora vou embarcar nessa, Muito ovrigada

  9. Gostei demais de seu post de como ganhar milhas aéreas. Adoro essas informações e você conseguir inserir muita coisa e com muito domínio. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com