Antes de tudo, Paraty é aquela cidade que a primeira vista já conquista seu coração. Afinal, aquelas vielas de pedra, as construções antigas, a imensa variedade de restaurantes, bares e espaços culturais, rodeados por uma exuberante beleza natural faz qualquer visitante ficar de boca aberta. Contudo, se você está somente de passagem pelo local, ou mora nas proximidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, e só possui um fim de semana para conhecer a região, leia este artigo até o final e saiba o que fazer em Paraty em dois dias.
Primeiramente, a cidade de Paraty que faz parte do estado do Rio de Janeiro, está localizada na região da Costa verde, e é um local que esbanja charme e beleza.
Além de cultivar através das suas construções e arquiteturas importantes marcos da nossa história, é capaz de oferecer aos turistas passeios lindíssimos pela natureza.
Da mesma maneira, Paraty pode ser um ótimo destino para o fim de semana, e agrada a todos os públicos, desde os mais aventureiros, até aqueles que preferem realizar um turismo mais gastronômico e cultural. Portanto, prepare-se e embarque conosco nessa viagem.
Gosta de parques e contato com a natureza? Descubra os melhores parques para conhecer no interior de São Paulo
O que este artigo aborda:
- Planejando dois dias especiais nessa cidade histórica
- Como chegar em Paraty?
- Saindo de São Paulo:
- Saindo do Rio de Janeiro:
- Como escolher a melhor hospedagem?
- O que fazer para melhor aproveitar os dois dias em Paraty?
- Explore o centro histórico de Paraty
- Fique boquiaberto com os passeios de escuna
- Faça uma trilha inesquecível e conheça a Praia do Sono
- Aproveite para visitar trindade
- Conheça uma cidade diferente: a Paraty Noturna
- Explore as diversas praias paradisíacas de Paraty
- Praia do Pontal
- Praia da Ilha do Pelado
- Praia Rosa
- Conheça o Saco do Mamanguá
- Aproveite também o banho de água doce
- Cachoeira do Tobogã:
- Poço do Tarzan
- Cachoeira da Pedra Branca
- Cachoeira do crepúsculo
- Faça um passeio inesquecível de caiaque
- Experimente uma cachacinha local
- Aproveite para visitar a cidade durante um dos festivais
- Afinal, quais programações escolher?
- Roteiro para aventureiros:
- Roteiro para casais:
- Roteiro para um fim de semana chuvoso:
Planejando dois dias especiais nessa cidade histórica
Antes de mais nada, inicie a sua viagem antes mesmo de colocar o pé na estrada. Dessa maneira, se possível, programe-se para chegar em Paraty na sexta de noite, e retornar somente no domingo de tarde, dessa forma você terá mais tempo para explorar e desfrutar do passeio. Nesse sentido, reserve a sua hospedagem com antecedência, assim você irá garantir os melhores preços e não correrá o risco de precisar se hospedar em algum local que não lhe agrade.
Da mesma forma, se esses dois dias escolhidos por você para conhecer a cidade forem durante os festivais que ocorrem na região, como a Flip, o festival literário, ou até mesmo o festival da pinga, ou do jazz e blues, entre muitos outros que tomam lugar nesse espaço, a preocupação em reservar hospedagem com antecedência deverá ser ainda maior.
Além disso, não deixe de estimar os seus gastos de viagem, incluindo os custos do transporte, hospedagem, refeições e passeios.
Por fim, para que possa de fato aproveitar esses dois dias intensamente você precisará fazer algumas escolhas e seleções de passeios, visto que não é possível conhecer todas as atrações de Paraty em dois dias. Dessa maneira, para o seu roteiro do que fazer em Paraty em dois dias, escolha os passeios que mais te agradam e que estejam de acordo com o seu perfil de viajante.
Como chegar em Paraty?
Saindo de São Paulo:
A principio, se você estiver saindo de São Paulo, a viagem deve levar cerca de quatro horas, e são dois os caminhos possíveis para você chegar ao destino.
Dessa forma, você pode optar por seguir pela Rio- Santos, passando por Ubatuba, e a segunda opção é percorrendo a rodovia SP-171, que passa pela cidade de Cunha. No entanto, a estrada Rio-Santos é melhor sinalizada e menos tortuosa.
Saindo do Rio de Janeiro:
Por outro lado, se você sair do Rio de Janeiro com destino a Paraty irá percorrer 258km e a viagem também deve levar em torno de 3 horas e meia através da BR-101 (Rio-Santos). Aproveite e deslumbre-se com as belas paisagens que este percurso reserva.
Como escolher a melhor hospedagem?
Desde já, saiba que Paraty possui uma enorme variedade de pousadas, hotéis, albergues, campings, de todos os tipos, tamanhos, e para todos os gostos. Por isso, faça a sua escolha com base nas possibilidades do seu orçamento.
Afinal, você poderá encontrar ótimos hotéis, como o Imperatriz Paraty Hotel, que fica perto do centro da cidade, e possui quartos muito confortáveis, piscina e espreguiçadeira na área comum, além de contar com 4 jacuzzis que podem ser agendadas para uso privativo. Diante disso, um local como esse, custa em média 500 reais por diária, com café da manhã incluído.
Porém, se você deseja economizar com os custos de hospedagem, albergues e pousadas mais simples como a Pousada Gabriela que está a quatro quadras do centro histórico, podem ser uma ótima opção. Afinal, esta hospedagem que ocupa um casarão antigo custa apenas cerca de 150 reais por diária, e os quartos com cama de casal possuem tv, ar-condicionado, frigobar, e banheiro privativo.
Vai visitar o Rio de Janeiro? Descubra os melhores Lugares Românticos no Rio de Janeiro
O que fazer para melhor aproveitar os dois dias em Paraty?
Desde já, saiba que dois dias em Paraty não serão suficientes para conhecer toda a cidade e explorar os seus arredores. Dessa maneira, é fundamental você saber quais os passeios e atrações que mais te atraem para que possa dar a esses prioridade. Diante disso, apresentaremos abaixo as diversas atrações que Paraty oferece, e na sequência combinaremos esses passeios construindo possíveis roteiros de dois dias em Paraty para os diferentes públicos que queiram visitar a região.
Explore o centro histórico de Paraty
À primeira vista, caminhar pelas ruas do centro histórico de Paraty é quase que um passeio mandatório para os turistas que visitam o local. Afinal, a conservação dos casarões antigos, igrejas barrocas, as ruas de pedra, só evidenciam o quanto o passado da cidade foi bem preservado. Por isso mesmo, o Centro Histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto do Patrimônio histórico e Artístico nacional em 1958.
Primeiramente, durante o período colonial, Paraty foi sede do mais importante porto exportador de ouro do país, era de lá que o ouro que vinha de Minas saía de nosso território. Por isso, não é de se espantar a beleza e riqueza de alguns dos casarões e Igrejas que ainda hoje encontramos em Paraty.
Além disso, outra informação interessante em relação a construção arquitetônica da cidade, é que, visto que se encontra ao nível do mar, a projeção deste espaço considerou o fluxo das marés. Diante disso, muitas ruas são periodicamente inundadas pelas águas do mar, e por isso alguns comparam a cidade brasileira a Veneza.
Embora sejam muitos os casarões e espaços históricos que possam ser conhecidos, todos estão localizados muito próximos uns dos outros. Visto que o centro histórico não é tão grande, uma manhã caminhando pelas suas vielas é suficiente para conhecer os espaços que marcam a história da cidade.
Portanto, não deixe de visitar locais como: a praça do chafariz e chafariz do Pedreira. A capela de santa cruz da generosa, o largo do rosário, a Igreja de São Benedito, e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a câmara municipal, a casa da cultura de Paraty, a antiga cadeira pública, o marco arquitetônico de Paraty, entre outros. É possível ainda, realizar um passeio guiado gratuito pelo centro histórico de Paraty.
Fique boquiaberto com os passeios de escuna
Antes de mais nada, se você gosta de conhecer praias lindíssimas e paradisíacas esse passeio não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em dois dias em Paraty.
Dessa maneira, organize-se para chegar ao porto de Paraty por volta de 10 e meia, pois os passeios geralmente tem início as 11 horas da manhã, e duram em média 5 horas.
As escunas possuem capacidade de transportar até 220 pessoas, e durante os passeios os turistas podem desembarcar e aproveitar por 40 minutos ao menos 4 pontos de parada que geralmente são: a lagoa azul, Ilha comprida, a Praia da Lula e a Praia Vermelha.
Faça uma trilha inesquecível e conheça a Praia do Sono
A Praia do Sono está localizada na reserva Natural de Juatinga, e se você aprecia fazer trilhas e estar em contato com a natureza, não deve deixar este passeio de fora da sua programação para o fim de semana em Paraty.
De antemão, saiba que o acesso a esta praia paradisíaca é um pouco desafiador. A chegada no local só é possível por trilha, ou por barco. No entanto, a trilha não tem um grau de dificuldade muito elevado, e leva cerca de 2 horas, no máximo.
Aproveite para visitar trindade
Trindade é uma vila de pescadores encantadora. Dessa maneira, é possível, inclusive, fazer um roteiro de viagem somente para este local, mas devido a proximidade entre Trindade e Paraty vale a pena visitar os dois locais na mesma ocasião.
Antes de mais nada, essa vila de pescadores se destaca pela exuberância da sua natureza, é um lugar mágico e extremamente belo. Entre as atrações que você não pode deixar de ver por lá estão a vila dos pescadores, a praia do rancho, a praia de fora, a Praia do cepilho, e o cachadaço.
Conheça uma cidade diferente: a Paraty Noturna
Embora a beleza natural e a riqueza histórica sejam duas características marcantes de Paraty, se você entrar na sua hospedagem ao entardecer, e sair para passear ou jantar de noite terá a sensação de estar numa nova cidade.
Isso porque Paraty durante a noite se transforma. Mantem o charme e o clima acolhedor, mas o centro histórico fica muito badalado, e cheio de movimento. Dessa maneira, as ruas que ficam todas iluminadas, são ocupadas por artistas e turistas. Além disso, são inúmeras as ofertas e opções de restaurantes, bares e locais em que é possível apreciar uma boa música, e uma ótima refeição.
Explore as diversas praias paradisíacas de Paraty
Primordialmente, o passeio de escuna te permitirá ter um olhar geral da exuberância das praias de Paraty, porém existem inúmeras outras praias ao redor da cidade que merecem a sua visita.
Praia do Pontal
Esta praia está localizada depois do Rio Perequê-Açu, é possível chegar até lá através de um passeio pelo centro histórico, e nas suas redondezas você ainda poderá visitar a santa casa são Pedro de Alcantara, o cemitério municipal de São Francisco de Assis e o Forte do defensor. Porém, a praia do pontal sem dúvida não é uma das mais belas encontradas em Paraty.
Praia da Ilha do Pelado
Esta praia está localizada a um pouco mais de 30km de distância do centro de Paraty, em direção a Angra dos reis. Antes de tudo, essa é uma daquelas praias bastante tranquilas, praticamente deserta, pois só é frequentada mesmo pelos moradores da região. Para conhecê-la é preciso pegar um barco na Praia de São Gonçalo. Por isso, a ilha é calma e silenciosa, e nem mesmo os ambulantes visitam o ambiente. Essa é, sem dúvida, a praia perfeita para quem busca isolamento, paz e sossego.
Praia Rosa
Para conhecer a Praia Rosa é preciso ir até o alambique Maria Isabel, que fica localizado na estrada Rio-Santos.
Diante disso, o acesso a praia é feito por uma trilha que dura dez minutos à direita do alambique. Ao chegar na praia você irá se deparar com um mar esverdeado, lindíssimo, águas mornas e sem ondas.
Logo, essa praia é pouco conhecida pelos turistas, e é, portanto, um ótimo destino para fugir dos aglomerados das praias durante festivais e feriados. Diante disso, saiba que no local você não encontrará nenhuma estrutura de aluguel de barraca, cadeira, ou comércio de alimentos. As amendoeiras, todavia, estão presentes e são um excelente abrigo natural.
Conheça o Saco do Mamanguá
Apesar do nome pitoresco, esse é sem dúvida uma bela atração de Paraty, afinal é o único fiorde brasileira, que é uma formação geológica em que o mar passa entre as montanhas. Nesta região você encontra mansões, castelinhos, e as praias do Sobrado e do Cruzeiro.
Aproveite também o banho de água doce
Naturalmente não poderíamos deixar de mencionar a visita as cachoeiras como excelentes atrações em Paraty. No entanto, para chegar na maior parte delas é necessário realizar trilhas ou ter um veículo adequado. Grande parte dessas quedas estão localizadas na estrada entre Paraty e Cunha. Conheça abaixo algumas das cachoeiras localizadas por esta região:
Cachoeira do Tobogã:
Primeiramente, essa é uma das quedas mais famosas da cidade, e o acesso é bastante fácil, já que a trilha é muito curta. Por esse motivo não é de espantar que o local esteja sempre cheio. Além disso, é possível escorregar do alto da cachoeira e desfrutar de uma piscina natural.
Poço do Tarzan
Esta é outra parada muito famosa, e está localizada a 5 minutos da cachoeira do Tobogã, embora o acesso seja igualmente fácil, o local costuma ficar mais vazio.
Cachoeira da Pedra Branca
Para alcançar esta cachoeira é preciso fazer uma trilha fácil de 5 minutos. Essa queda d’água é linda, e ótima para banho.
Cachoeira do crepúsculo
Esta cachoeira é um marco pois foi onde o filme Crepúsculo foi gravado. No entanto, a trilha leva cerca de trinta minutos, mas é plana e tranquila. A queda da água é bem alta e o poço bem agradável, o local costuma estar bem vazio.
Faça um passeio inesquecível de caiaque
Antes de tudo, para que você inclua esse passeio no seu roteiro do que fazer em dois dias em Paraty é necessário que você esteja com um bom condicionamento físico, e goste de aventuras.
Afinal, nesta atração você terá que remar por 5 horas, com acompanhamento de um guia, pelas águas da baía da cidade. Além disso, você poderá parar para tirar fotos, descansar, tomar um banho de mar, e visitar a Praia das conchas, a Praia Rosa, um mangue, entre outros locais.
Experimente uma cachacinha local
Primeiramente, Paraty é uma cidade conhecida por produzir cachaças de alta qualidade, por isso, não deixe de visitar um dos produtores locais. São vários os alambiques que estão abertos a visitação.
Dessa maneira, um dos mais famosos é o Engenho D’Ouro que fica em frente a entrada da cachoeira do Tobogã, e na visita a este local os funcionários fazem um tour rápido explicando o processo de produção, e mostrando o maquinário. Além disso, você poderá provar gratuitamente vários tipos de cachaças e licor, e ainda há uma lojinha no local para que você possa levar para casa algumas dessas produções. Pode ser também um ótimo presente de viagem.
Aproveite para visitar a cidade durante um dos festivais
Embora Paraty tenha sempre uma programação cultural muito ativa, em datas específicas de festivais, o local transborda cultura. Por isso, visitar a cidade em uma dessas épocas pode ser particularmente interessante. Os festivais mais famosos de Paraty são a Flip – Festa literária internacional de Paraty – O festival da Pinga, e o Bourbon Festival.
Afinal, quais programações escolher?
Portanto, são inúmeras as atrações que você pode encontrar em Paraty em todas as épocas do ano. Porém, se você tiver apenas dois dias para conhecer o local, sugerimos escolher dentre as atrações mencionadas aquelas que mais te agradam para que você possa fazer o seu próprio roteiro. No entanto, segue abaixo algumas idéias para roteiros de dois dias de passeios em Paraty:
Roteiro para aventureiros:
Dia 1: passear pelo centro-histórico durante a manhã, fazer a trilha para a praia do sono durante a tarde. Por fim, aproveitar uma música ao vivo durante a noite no centro da cidade.
Dia 2: Fazer um passeio de caiaque, e na volta visitar o alambique Engenho D’ouro e tomar um banho de cachoeira
Roteiro para casais:
Dia 1: Passear pelo centro histórico pela manhã, e fazer o belíssimo passeio de escuna. Jantar em um dos diversos restaurantes românticos e com uma excelente gastronomia local.
Dia 2: Visitar e passar o dia em trindade
Roteiro para um fim de semana chuvoso:
Dia 1: Fazer um city tour no centro histórico de Paraty, e visitar também a casa da Cultura local.
Dia 2: Passear pelos diversos alambiques encontrados nesta região, e conhecer a produção local de cachaça.
Quer conhecer outros destinos possíveis de conhecer em 2 dias?! Leia também:
1 – De Lugar Nenhum – O que fazer em FEZ no Marrocos em dois dias
2 – Destinos Por Onde Andei… – Fim de semana em São Paulo
3- Entre Mochilas e Malinhas – Roteiro de 2 dias em Vassouras, no Vale do Café
4. Mulher Casada Viaja – O que Fazer em Boston em 2 Dias ou mais
5. Mundo Viajante – O que fazer em Curitiba em 1, 2, 3 ou 4 dias
6. Chicas Lokas na Estrada – O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias