Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

passeios de graça em são paulo em 2022

O que fazer em Sampa

Hotéis

Todo mundo fala que São Paulo é a cidade das oportunidades e que há várias opções de lazer. Devido a isso, é muito provável que você tenha o desejo de viajar para lá, mas você sabe o que fazer em Sampa? No artigo de hoje, iremos dar algumas dicas para facilitar o seu roteiro de viagem. Gostou do assunto e quer saber mais sobre ele? Então é só continuar nesse artigo!

Você sabe o que fazer em sampa? Desde sempre, é comum ouvir as pessoas falando a respeito da cidade de São Paulo, que há muitos pontos turísticos e coisas diferentes e divertidas para se fazer. Sendo assim, caso você esteja planejando a sua viagem para lá, é essencial ficar a par dessas questões. Por isso, não deixe de conferir essa matéria!

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

A cidade de São Paulo

o que fazer em Sampa

O município de São Paulo é uma das cidades mais importantes, uma vez que abrange um significado muito amplo. Nos dias de hoje, a cidade é considerada o centro financeiro, corporativo e mercantil de toda a América do Sul.

Ademais, uma curiosidade bem interessante é que a cidade de São Paulo é a mais populosa não só do Brasil, mas do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. Fora isso, a cidade conquistou, em 2016, o 11° lugar entre as cidades mais globalizadas no planeta.

Ou seja, mediante a esses fatos, SP é categorizada como a cidade brasileira mais influente no cenário global. Como se tudo ainda não bastasse, a cidade ainda traz um grande impacto para o Brasil em relação à economia.

Estima-se que, de forma isolada, a cidade detém 11% de todo o PIB brasileiro e 34% de todo o estado homônimo. Como se tudo isso não bastasse, 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil estão na cidade de São Paulo.

E isso confere a São Paulo o título de ser o 10° município com o maior PIB do mundo, além de possuir a 5° maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado, de acordo com dados de 2017. Ademais, em 2016, a cidade conquistou outro título: cidade cosmopolita.

Ou seja, uma cidade que possui moradores de diferentes partes do mundo. De acordo com os dados, São Paulo possuía moradores nativos de 196 países distintos. E, em 2021, de acordo com a Boston Consulting Group, a cidade foi considerada uma das 45 melhores cidades do mundo para se viver.

São tantos títulos, informações e dados que a gente até perde o fôlego, né? Mas através dessa simples descrição, fica mais fácil entender a razão pela qual a cidade é a escolha de muitos turistas estrangeiros quando vem conhecer o país, bem como alvo de constantes turistas brasileiros.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Por que viajar para São Paulo?

o que conhecer em são Paulo

Diante de toda a descrição que demos sobre a cidade, fica um pouco mais fácil entender os motivos de viajar para lá. Contudo, o excesso de opções também pode dificultar um pouco na hora de escolher quais pontos turísticos visitar, e é por isso que as pessoas se perguntam o que fazer em sampa.

Mas, antes de saber o que fazer em São Paulo, é interessante que você conheça alguns motivos pelos quais você deveria conhecer o município. Afinal, apesar da grandiosidade que a cidade é, alguns podem achar que não vale a pena.

E é por esse motivo que, nos próximos parágrafos, iremos mostrar alguns dos motivos pelos quais você deveria conhecer a cidade, pois ela pode ser sim um ótimo ponto turístico.

Maior destino turístico do Brasil

Segundo os dados do Índice Mastercard de Destinos Globais de 2015, São Paulo foi considerada a 3° melhor cidade turística. Fora isso, o destino também já ficou entre os três melhores destinos do Brasil.

Palco de megaeventos

GP Brasil da Fórmula 1, São Paulo Fashion Week, Bienal do Livro, Bienal de Artes, Lollapalooza, Virada Cultural dentre vários outros são alguns dos exemplos de megaeventos que acontecem na cidade.

Inclusive, no ano de 2014 São Paulo recebeu o selo IFEA de cidade dos eventos e, no ano seguinte, a ICCA reconheceu a capital como a cidade com mais eventos internacionais no Brasil.

Maior oferta gastronômica

Você é daquelas pessoas que gosta de degustar diferentes pratos culinários? Então SP é uma ótima opção! São 20 mil bares e cerca de 15 mil restaurantes. Lá, você pode experimentar pratos típicos de vários países.

Quer saber os melhores restaurantes em São Paulo para visitar a dois? Leia também Restaurantes românticos em SP.

Destino das compras

Quando falamos nisso, é bem provável que você pense no Brás ou na Rua 25 de Março. Contudo, há vários outros destinos, como a Rua Santa Ifigênia, que é uma rua toda voltada para eletrônicos.

Contudo, caso você queira algo um pouco mais luxuoso, a Rua Oscar Freire com certeza irá lhe agradar, visto que é reconhecida como uma das mais luxuosas do mundo.

Tem muita natureza

Se você se pergunta o que fazer em sampa, é bem provável que a última resposta que você espera é ter contato com a natureza. Contudo, na região de Parelheiros, há uma extensa área que abriga cachoeiras, rios, mata atlântica, trilhas, esportes aquáticos, borboletários e até aldeias indígenas. 

Centro cultural

Você gosta de ter contato com cultura e arte? Além de Bienal do Livro e Bienal de Arte, São Paulo tem mais de 100 museus e 50 centros culturais. Fora isso, alguns deles oferecem entrada grátis.

Pontos turísticos gratuitos

Se você quer saber o que fazer em sampa, saiba que há muitas opções das quais você gasta muito pouco ou quase nada. São Paulo é a cidade com maior número de atrações culturais gratuitas no mundo, além do fato de ter opções de hospedagem muito baratas.

Já ouviu falar no Free Walking Tour? Descubra o que é esse tipo de programa que já conquistou inúmeros viajantes.

Destino carnavalesco

São Paulo tem um dos melhores carnavais do Brasil, além de possuir o sambódromo, em que passam as famosas escolas de samba. Fora isso, em relação aos blocos de rua, há mais de 300 opções para escolher.

O que fazer em sampa?

Certo, você já conferiu alguns dos motivos de visitar a cidade, que há várias opções que com certeza agradam um grande público. Mas, e agora, o que fazer em sampa? Nos próximos tópicos, você vai encontrar uma seleção dos melhores pontos turísticos.

Mas atenção, antes de programar a sua viagem, certifique-se de conferir o horário de funcionamento do local. Então, sem mais delongas, confira o que fazer em sampa.

Parque do Ibirapuera

parques em são paulo
Parque Ibirapuera, São Paulo.

Conhecer São Paulo, mas não ir ao Ibirapuera, não é uma experiência completa. Afinal de contas, o Ibira com certeza é um dos parques mais emblemáticos da cidade. Além de ser um lugar agradável, ele possui várias outras atividades durante o Natal e outras épocas festivas.

Dentro do próprio parque há várias atrações, como o museu Afro, uma experiência incrível. Ademais, você pode aproveitar para dar uma volta pelo lago, passear no Bosque das Araucárias e passar pela Marquise.

Também é possível passar pela Oca, a famosa obra do arquiteto Oscar Niemeyer. E, caso o Planetário esteja aberto, também é uma ótima opção! A entrada no parque é gratuita.

Monumento às bandeiras

O monumento às bandeiras remete aos bandeirantes que exploraram os sertões, durante o século XVII e XVIII. É uma obra feita pelo escultor Victor Brecheret, que inaugurou em 1953.

Obelisco

O Obelisco é o maior monumento da cidade, uma vez que ele tem cerca de 72 metros de altura, feito inteiramente de mármore. A obra é um monumento que visa homenagear os heróis de 32. E, apesar de ter sido inaugurado em 1955, foi finalizado apenas em 1970.

Ademais, tanto o Obelisco quanto o Monumento às Bandeiras ficam no perímetro do Parque Ibirapuera, ainda que sejam separados pela Avenida Pedro Álvares Cabral. Sendo assim, após visitar o Ibira, você pode conhecer esses dois monumentos.

Avenida Paulista

Se você já se perguntou o que fazer em sampa, com certeza já deve ter cogitado essa opção. Essa avenida dispensa apresentações, né? A Avenida Paulista possui 2,8 km e é palco de vários prédios históricos de SP. Fora isso, há lojas de departamentos como a Forever 21 e centros comerciais. 

MASP

Aproveitando que você está na Avenida Paulista, que tal ir visitar o tão falado Museu de Arte de São Paulo, o MASP? A arquitetura é bastante chamativa por si só, uma vez que seus alicerces em concreto formam o maior vão livre da América Latina.

Aos domingos, há uma feira de antiguidades, mas é apenas às terças-feiras que a entrada é gratuita. Há cerca de oito mil peças, além de obras de grandes nomes da pintura nacional e internacional.

Casa das Rosas

Ainda na Avenida Paulista, você não pode deixar de visitar a Casa das Rosas. Ela foi construída em 1935, e já foi considerada o maior e mais bonito jardim de rosas da cidade. Fora isso, possui a primeira biblioteca especializada em poesia.

Bairro Bixiga

Quer saber o que fazer em sampa? Então vá para o Bixiga! O bairro foi formado por imigrantes italianos e, por isso, possui a maior concentração de cantinas e pizzarias por metro quadrado. Fora isso, no bairro, você pode curtir as seguintes atrações:

  • Praça Dom Orione;
  • Escadaria do Bixiga;
  • Museu dos Óculos;
  • Museu Memória do Bixiga.

Bairro da Liberdade

o que fazer em Sampa
Bairro da Liberdade, São Paulo. Foto por Claudio Arriens

Hoje, o bairro é considerado o reduto da comunidade japonesa de São Paulo. Por isso, é muito comum encontrar comércios típicos japoneses, como mercados, lojas e até restaurantes.

Teatro municipal de São Paulo

Inaugurado no ano de 1911, hoje ele é considerado o mais importante teatro do Brasil, e fica bem no centro da cidade. A sua arquitetura foi inspirada na Ópera de Paris, e é um patrimônio histórico do estado desde 1981.

Sabe a semana da arte moderna, de 1922, que você deve ter aprendido nas aulas de Artes ou Língua Portuguesa? Então, o teatro municipal foi o antro dos acontecimentos! Até hoje há várias apresentações como balé ou de orquestras sinfônicas, por exemplo.

Mercadão Municipal

Esse é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Afinal de contas, oferece uma ótima gastronomia. Fora isso, a sua própria arquitetura já é um destaque, uma vez que é rico em detalhes, como colunas gregas, janelas e mosaicos.

Inclusive, é no mercadão que você pode experimentar o tão famoso lanche de mortadela. Mas, fora isso, o local é repleto de opções de comércio e lazer.

Pico do Jaraguá

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto de São Paulo, com cerca de 1.135 metros de altitude. O local proporciona uma bela vista panorâmica da capital, que alcança até 55 quilômetros.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Esse é o museu de arte mais importante do Brasil. O local tem foco na produção artística brasileira desde o século 19 até os dias de hoje. Ademais, o prédio está dividido em três andares, onde é possível desfrutar de obras maravilhosas.

Ponte Estaiada

Nos dias de hoje, a Ponte Estaiada é o mais popular cartão postal de toda a cidade. Por isso, se você quer saber o que fazer em sampa, com certeza deve conhecer o local.

A ponte foi inaugurada em 2008, e possui cerca de 138 metros de altura, cruzando o Rio Pinheiros, no bairro Brooklin. Fora isso, ao passar pela ponte, você pode aproveitar para ir ao Shopping Morumbi, um dos melhores centros comerciais de SP.

Praça do Pôr do Sol

Como o próprio nome sugere, a praça é um dos melhores lugares para você aproveitar a vista do pôr do sol entre os arranha-céus da capital. A praça fica situada no alto do bairro Pinheiros e, nos finais de semana, famílias e jovens se reúnem no local.

Terraço do COPAN

Esse é um importante e conhecido edifício de SP, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ainda que seja um edifício residencial, ele atrai bastante curiosidade. Há bastante visitas guiadas gratuitas no seu interior.

Durante essa visita, as pessoas são levadas até o 32° andar. Lá, através da cobertura, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Cinépolis JK Iguatemi

Esse não é um simples cinema, mas sim uma das melhores experiências que com certeza você vai ter. O local é muito confortável e as cadeiras são na verdade poltronas reclináveis. E caso você opte pelo atendimento VIP, há opções de serviço à la carte.

Estação da Luz

A estação da Luz foi aberta em 1901, e ela é popular devido a sua arquitetura, que possui uma nítida influência inglesa. Quando você chega lá, é normal se sentir como se estivesse em Londres, por exemplo.

Uma recomendação é você conhecer o saguão e a estação em si. Ademais, assim que você estiver no local, é possível aproveitar e ir em vários outros pontos turísticos que ficam próximo à estação.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Você gostou do Post sobre O que fazer em Sampa, o que fazer em São Paulo e quais seus principais pontos turísticos? Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais

Eu separei outros posts maravilhosos sobre O que fazer em….. Leia também: 

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva, por Uma Viagem Diferente 

O que Fazer em São Thomé das Letras, por Viajando com Moisés

Roteiro completo em Piranhas, Alagoas: o que fazer, onde ficar e onde comer, por Família que Viaja Junto 

Fim de semana em Brasília, o que fazer?, por Destinos Por Onde Andei… 

Pontos turísticos do Rio Grande do Sul: veja onde ficar e o que fazer, por Elizabeth Werneck 

O que fazer em Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco, por Oncotô Travel

O que fazer em Pinto Bandeira, por Viajando com Sy

O que fazer perto de São Paulo: dicas de passeios, por Viajante Econômica

O que fazer em Punta del Este com crianças, por 6 Viajantes 

 

8 respostas

  1. Tenho muita vontade de voltar a Sampa para conhecer o bairro do Bixiga, a escadaria e comer nas deliciosas cantinas que tem por lá.

  2. São Paulo realmente é uma cidade cheia de atrativos. Tem de tudo por lá. Você resumiu bem o que fazer em Sampa. Obrigada por compartilhar.

  3. É muito bom saber o que fazer em Sampa, terra da garoa. Eu vi que tem um sanduíche sensacional no mercado municipal. O Antony Boudain mostrou na TV. Um dia irei curtir este destino tomando seu post de base e também saborear o sanduiche. Abraços.

  4. Sampa é realmente um destino riquíssimo em opções turísticas e gastronômicas. Acho que nunca vai faltar o que fazer nessa cidade, rs. No seu roteiro descobri coisas novas que vou incluir na próxima visita à cidade. Obrigada.

  5. Sampa é um local que podemos voltar várias vezes que encontraremos coisas interessantes para fazer. Adorei as suas sugestões.

  6. São Paulo tem tanta coisa para fazer que acho que uma viagem curta não dá para ir em tudo, né? Adorei as dicas e algumas lugares que ainda não conheço em Sampa. Valeu!

  7. Sempre bom ter dicas do que fazer em Sampa, esta cidade que nos surpreende a cada visita. Já a visitei algumas vezes somente a trabalho e não gostei muito, até o dia que fui a lazer e fiquei apaixonada com tudo que vi. Pretendo voltar em breve e aproveitar várias de suas dicas da cidade. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com