free walking tour o que é

Free Walking Tour: o que é e como funciona

 Você está pensando em fazer um Free Walking Tour? Descubra agora o que é e como funciona um city tour pé e gratuito nas mais diversas cidades do mundo!

Nascidos aos poucos em algumas cidades europeias e agora chegados também no Brasil, os Free Walking Tours são uma forma fantástica de começar a se familiarizar com uma cidade e aprender a se orientar, bem como conhecer sua história.

Visitar monumentos, ouvir histórias autênticas e descobrir joias escondidas que só os locais conhecem permite-lhe conhecer uma determinada cidade de uma forma única. Existem centenas de passeios oferecidos gratuitamente em todo o mundo, então aproveite-os ao visitar um novo destino ou aterrissar em uma cidade pela primeira vez.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

O que é um Free Walking Tour?

Free Walking tour o que é
Melhor Free walking tour que já fiz na vida, em Praga. O guia era simplesmente fantástico.

Pessoalmente, adoro passeios a pé. São a minha forma preferida de conhecer uma nova cidade e já há alguns anos são a primeira coisa que reservo quando parto para uma nova viagem.

Mas o que é um passeio a pé gratuito (Free Walking Tour) e é realmente gratuito? Um Free Walking Tour é uma visita à cidade a pé com um verdadeiro guia e na qual no final você paga o que quiser/puder.

Eles são realmente gratuitos ? Então dizemos “não” no sentido de que você não é obrigado a pagar, normalmente uma gorjeta é pedida, mas você pode deixar o que quiser. Já deixei 50 cêntimos e já deixei 20 euros, a depender do quanto eu realmente tinha naquele instante. Em suma, você dará uma contribuição consciente, com base em como você está financeiramente. Este tipo de passeio pode durar de 2 a 4 e são essencialmente passeios que o levam a um passeio pelas cidades mostrando-lhe vários locais de interesse e contando a sua história. Mas não só, algumas agências também oferecem roteiros mais específicos sobre um determinado bairro ou sobre um tema característico daquela cidade (um dos meus favoritos foi um passeio pelo bairro judeu em Praga).

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Reservar um city tour à pé e gratuito é muito fácil e normalmente você pode fazer online com até 24 horas de antecedência (mas depende de passeio para passeio): abaixo você encontrará a lista com os links de alguns sites que eu costumo reservar, basta clicar no link e reservar o passeio entrando no data, hora e o número de pessoas que irão participar.

Os Free Walking Tours são de cancelamento gratuito : por favor, mas se você decidir não ir, cancele sempre a inscrição antes para que o guia não esteja esperando por você, e para liberar o lugar para outras pessoas.

Os passeios gratuitos geralmente têm um número máximo de participantes 

Vantagens do Free Walking 

Em primeiro lugar, como o guia ganha dinheiro com dicas e na satisfação do cliente, geralmente os acompanhantes querem que as pessoas sejam felizes .

Na maioria das vezes, em city tours à pé, os guias turísticos são da cidade ou já moraram lá por tempo suficiente para serem considerados verdadeiros habitantes locais. Eles já visitaram absolutamente tudo, reunindo informações para você sobre as melhores exposições, museus, melhores clubes e restaurantes. Todos eles estão 100% comprometidos em oferecer a você a melhor experiência possível .

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Terceiro motivo e não menos importante : você paga o que quer e com base em como você se encontra financeiramente e em sua apreciação. Você pode deixar 50 centavos ou um euro, ou 50 se achar que está certo.

Sendo assim, caso você esteja procurando formas de economizar na sua viagem, fazendo uma viagem em estilo econômico ou mochileiro, poderá fazer um free walking tour sem impactar muito no seu orçamento.

Outra grande vantagem do free walking tour é que ele é agregador, caso você esteja viajando sozinha ou sozinho é uma ótima forma de fazer amizades. Afinal, em city tours gratuitos a pé você sempre encontrará outros viajantes solo.

Contraindicação dos Free Walking Tours dos passeios gratuitos a pé

Não há muitos contras nos passeios a pé gratuitos. 

Eu só não recomendo o free walking tour para quem tem dificuldade em caminhar ou se cansa com facilidade. Se você fizer um tour privado pago, obviamente o guia pode cuidar de suas necessidades motoras, mas no caso de um grupo pode ser difícil.

Além disso, como em um passeio normal, os passeios gratuitos levam você para conhecer os lugares de interesse e contar a história. Infelizmente como o passeio tem um tempo limitado, nem sempre você poderá ficar o tempo que desejar nos locais visitados, mas você sempre pode voltar mais tarde.

O Free Walking tour é realmente gratuito?

free walking tour o que é
Foto tirada em Dublin durante um Free Walking Tour para descobrir as lendas da cidade.

Embora os passeios gratuitos a pé tenham a palavra “grátis” em sua definição, como já escrevi, esse não é exatamente o caso e eles devem dar uma gorjeta ao guia , com base na avaliação final do passeio.

Por causa disso, muitos viajantes têm dúvidas sobre o quanto deixar para lá.

Não se preocupe – seu guia lhe dará a dica recomendada no início ou no final do passeio .

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

No entanto, caso o que o guia “recomenda” não seja o que esperava, pessoalmente considero que o valor mínimo que deve sobrar deve ser de 10 euros por pessoa, se suas condições financeiras permitirem (já dei 0,50 euros em um último dia de viagem que eu não tinha literalmente mais nada, bem como já dei 20 euros em um city tour gratuito que eu amei).

Lembre-se de que, ao viajar com crianças, geralmente não é solicitada gorjeta, embora você sempre possa aumentar um pouco o valor que dá por adulto no city tour à pé para compensar (por exemplo, se você deixar 10 euros para si e estiver com uma criança, você pode deixar 15 )

O que eu acredito é que, embora o passeio seja considerado gratuito, isso não deve ser motivo para abusar das circunstâncias . Também acho que se todos nós aproveitássemos para não deixar nada no final esses tours iriam desaparecer e seria uma pena.

Portanto, indico você deixar uma contribuição consciente. 

Onde reservar free walking tours – city tours gratuitos e à pé

Vou indicar alguns sites pelos quais eu costumo reservar meus city tours gratuitos e à pé. 

Free Tour

TripAdvisor

Free walker tours

São Paulo Free Walking tour

Espero que este post sobre Free Walking Tour lhe dê algumas ideias e esclareça sua dúvida sobre o que é o que é e como funciona o city tour gratuito a pé.

Uma resposta

  1. Eu sempre tive dúvidas como funcionava e o que é um free walking tour. Seu post está super esclarecedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com