como juntar dinheiro para viajar

Dicas para guardar dinheiro para viajar

A maioria das pessoas deseja explorar o Brasil e o mundo, conhecer novos lugares, novas culturas, novas culinárias, novas paisagens, etc, não é verdade? No entanto, embora seja maravilhoso, viajar não costuma ser muito barato, sendo importante fazer todo um planejamento para guardar dinheiro para viajar.

Você pode até mesmo escolher fazer uma viagem mais simples, mais perto, entretanto, os custos com hospedagem e alimentação ainda estarão presentes. Isso significa que de toda forma gastos vão existir e não tem como escapar disso! 

Mas, isso não quer dizer que você deva desanimar ou desistir desse momento tão importante de lazer na vida de qualquer ser humano. Muito pelo contrário, você pode viajar tranquilamente sem que isso bagunce o seu orçamento familiar, basta fazer um bom planejamento e organizar as suas finanças.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura deste artigo e confira as principais dicas para guardar dinheiro para viajar!

Quer saber como economizar em uma viagem? Leia e conheça mais sobre 7 aplicativos para organizar e economizar na sua próxima viagem

05 dicas para guardar dinheiro para viajar

Para que você consiga guardar dinheiro para fazer uma viagem, é essencial seguir algumas dicas para garantir que nada saia do planejado e que possa te prejudicar financeiramente depois. Veja algumas dicas a seguir:

1- Organize sua vida financeira

O primeiro passo, sem dúvidas nenhuma, é fazer um planejamento financeiro adequado, o qual vai te ajudar não apenas a juntar dinheiro para fazer uma viagem, mas, vai te ajudar em todos os âmbitos da sua vida. 

Comece, por exemplo, colocando em uma planilha o quanto você ganha e o quanto você gasta. Isso vai te ajudar veementemente na identificação do que você está gastando, ajudando a cortar gastos excessivos com coisas, muitas vezes, supérfluas que não precisa. 

Com essa organização, você vai conseguir analisar pontos importantes, os quais você precisa consertar ou manter. Caso você esteja gastando tudo o que ganha em um mês, saiba que tudo está errado! Você vai precisar rever suas finanças.  

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

2- Determine quanto você pode poupar por mês

Agora que você já colocou tudo “no papel” acerca da sua situação financeira em casa, chegou a hora de fazer a definição do quanto você pode separar por mês para viajar. 

Se sua situação for de não conseguir guardar nada por mês, você vai precisar encontrar formas para sanar esse problema.

Uma dica para poupar válida para quem fuma é fazer a substituição por um renova zero. Afinal, torna-se muito mais barato, pois, basta comprar as essências que duram meses.

3- Encontre maneiras de economizar

Caso você tenha percebido que não consegue separar uma quantia para viajar, ao fazer a organização dos seus gastos, isso quer dizer que chegou o momento de reduzir e de cortar custos.

Você pode, por exemplo, economizar gastos em situações como: 

  • Planos de telefonia pós-pagos;
  • Comida por delivery, preferindo, então, comida caseira, preparada por você mesmo que, além de mais gostosa e saudável, também é mais barata;
  • Compras desnecessárias de itens os quais você não está precisando com urgência no momento;
  • Gastos com planos de TV e streaming;
  • Compras no cartão de crédito, pagando taxas de juros altíssimas.

4- Defina metas e prazos

As metas financeiras são de extrema importância para quem está pensando em como guardar dinheiro para fazer uma viagem. Sendo assim, o primeiro passo a se fazer é definir qual será o custo estimado da viagem desejada. 

Feito isso, comece com uma meta simples, como, por exemplo, guardar 5% dos seus ganhos por mês. 

E com o tempo, vai aumentando essa porcentagem a ser poupada. 

5- Compre as passagens em um momento oportuno

Quem nunca ouviu falar que os preços das passagens aéreas costumam oscilar? E isso acontece muito! A diferença pode ser enorme nos valores, dependendo do dia programado para a viagem, do site onde você faz a reserva e do momento da compra.

Então, fique sempre atento (a)!

De modo geral, as passagens compradas com maior antecedência saem bem mais em conta do que as compradas mais em cima da hora.

Portanto, acompanhe os preços em diferentes sites e aplicativos especializados em viagens.

Conclusão

Agora que você está por dentro de como guardar dinheiro para viajar, está na hora de colocar todo esse conhecimento em prática, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com