livros para inspirar viagem sozinha

8 livros para inspirar você mulher a viajar sozinha

Cada vez mais as mulheres deixam de esperar uma companhia e tomam as rédeas das viagens e dos destinos que querem conhecer, e muitas vezes, totalmente sozinhas. As vezes buscamos inspirações, buscamos escutar histórias e vivências reais e de personagens que nos façam criar coragem para viver aquilo que sempre sonhamos. Você sabe quais livros podem ter para inspirar a viajar?!

Segundo a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) 14% das mulheres que têm interesse em viajar, pretendem fazer isso sozinhas! Países da Ásia são os que têm o maior número de mulheres viajando sozinhas internacionalmente, mas o Brasil não fica para trás e já existe um mercado interno voltado para esse público.

Como vocês sabem, o blog Viagem e Cura é um local acolhedor para todas as mulheres que sonham em viajar sozinha. Aqui você encontrará um guia completo com as melhores dicas para viajar sozinha, os melhores destinos nacionais e melhores destinos no exterior para uma viagem solo, dicas de como ir à praia sozinha, como tirar fotos viajando sozinha, frases incríveis para legenda do instagram sobre viajar sozinha etc

Mas hoje a inspiração virá de outras fontes. Separei para você mulher que sonha em viajar sozinha, inúmeros livros que te ajudarão a buscar aquela inspiração para finalmente realizar a sua viagem solo.

Livros para inspirar você mulher a viajar sozinha

Para as mulheres que procuram inspirações sobre para onde viajar, temos algumas dicas de livros com histórias fascinantes para quando for planejar sua próxima parada! São livros cheios de dicas e ideias para fazer qualquer uma se animar e já começar a se organizar para uma viagem inesquecível. 

Mas Você Vai Sozinha? – Gaia Passareli (2016)

Para quem viveu os longínquos anos de 2010 e não se lembra, Gaia Passareli é uma ex-VJ da MTV. Nesse livro ela consegue trazer com muito bom humor e emoção histórias de suas viagens nada comuns. O livro aborda, principalmente, a dificuldade de ser uma mulher que quer viajar sozinha e sobre como sempre é questionada sobre isso e como a escolha de viajar sozinha é um ato de coragem. Além de tudo isso, Gaia conta sobre a importância de ir viajar e voltar para casa, tudo isso de uma forma bem humorada e descontraída.

Egoístas – André Lessa (2021)

livro egoístas André Lessa
Pôr do sol do Farol da Barra, Salvador. Foto por Luana Lôpo

Esse é um dos melhores livros que eu já li nos últimos anos. A história é extremamente envolvente e surpreendente do início ao fim. 

O livro, que se passa na cidade de Salvador, resgata a baianidade no seu sentido mais singular, você fará uma verdadeira viagem com os personagens pelas ruas soteropolitanas. Além disso, o livro aborda de forma majestosa, leve e gostosa as relações humanas, o que te faz querer devorá-lo de uma só vez.


E como se isso não bastasse, a protagonista do livro é uma mulher que exala liberdade, uma mulher que não tem a menor dúvida que deve seguir a sua intuição e embarcar com destino ao que ela tiver vontade. Vocês precisam ler e conhecer a Manu, aposto que muitas irão se reconhecer nela, bem como muitas outras irão tomá-la como fonte de inspiração.

Amores Ao Sol  – Lucão (2018)

Esse é o primeiro romance escrito por Lucão e nele ele conta a história de Luca, Rodrigo e Sol ao percorrerem o caminho de Santiago de Compostela. 

Nesse romance dramático, ele conta como o caminho pode ser muito sobre o autoconhecimento, sobre como lidar com perdas e encontros e reencontros. 

Na história o personagem Luca conhece o também brasileiro Rodrigo, que se encontra muito triste pois procura desesperadamente a personagem Sol durante o caminho. 

Mas o que Rodrigo não sabia é que Luca também procura respostas naquele trajeto e que encontra a direção correta. 

Viaje sozinha: Dicas e experiências  – Maristela do Valle e Flávia Soares (2007)

Um guia essencial para quem quer começar a se organizar para viajar. Um livro de relatos de mulheres que resolveram juntar tudo isso e criaram um verdadeiro manual. 

Quando uma mulher decide viajar sozinha diversas questões são feitas e nesse livro você vai descobrir como conseguir sobreviver num mundo tão maluco.

 Dicas cruciais como “Tire a mão de mim” e “Me deixe em paz” em diversas línguas e também como se comportar em países culturalmente diferentes dos nossos.

Livre – Cheryl Strayed (2014)

Esse é o livro que deu inspiração para o filme com a Reese Witherspoon! O livro é uma autobiografia que conta a viagem de Cheryl ao percorrer a Pacific Crest Trail, uma trilha de 1770 quilômetros.

 Nos relatos ela lida com a dor emocional do luto de perder a mãe para o câncer, como lidar com um pai agressivo e um divórcio, além das dores físicas da jornada que fez totalmente sozinha. 

O livro é uma completa mistura de emoções, você tem vontade de rir, de chorar junto com Cheryl e momentos que você só quer acolhê-la. Essa autobiografia relata muito sobre a importância do trajeto e da descoberta de si mesma.

Comer, Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert (2016)

Este é um clássico para quem deseja viajar e aproveitar a vida da melhor forma possível! O livro mistura autobiografia com auto ajuda e ficção. E conta como a nossa protagonista Elizabeth resolve aproveitar a vida intensamente.

O livro é dividido em três arcos, no qual o primeiro conta sobre a ida de Elizabeth à Itália e descobre na comida a cura e lá ela se entrega de corpo e alma a experimentar todos os pratos possíveis.

 O segundo passo da jornada se passa na Índia, onde a autora desenvolve seu lado espiritual. Começa a se dedicar à meditação, ioga e diversas outras práticas espirituais e com isso aprendeu a se conectar com ela mesma.

No terceiro ato do livro é mostrada a ida de Elizabeth a Bali, na Indonésia. Lá ela descobre o verdadeiro sentido de conseguir se reconectar com o verdadeiro amor. 

A história é muito divertida e repleta de amigos e experiências que vão te inspirar muito a querer viajar! 

Do For Love: O que acontece quando você une sua paixão por viajar com sua vontade de ajudar? – Leticia Mello (2016)

Quando a paixão por viagens e o trabalho voluntário se unem, o resultado não poderia ser nada menor que várias histórias inesquecíveis. 

Assim que a autora Letícia Mello registrou nesse livro a sua passagem por trabalhos de voluntariado em países do sudeste asiático como Tailândia, Camboja e Vietnã. 

Testando seus limites e sempre tentando fazer algo que impactasse na vida de outras pessoas, Letícia, mostra por meio uma linguagem leve e divertida que não veio ao mundo para ser uma mera espectadora e sim para fazer a diferença.

Sua história foi tão impactante que depois de um tempo até chegou a virar um documentário contando como foi voltar aos lugares em que ajudou chamado “Um Dia Eu Voltaria”. Essa é uma excelente leitura para quem tem vontade de viajar, ajudar o próximo e fazer transformações nas vidas das pessoas.

Queria Ter Ficado Mais – Diversas Autoras (2014): livros para inspirar a viajar

Acho que esse é um dos livros mais diferentes que já vi em toda a minha vida. Este livro reúne diversas cartas escritas por mulheres sobre histórias que elas viveram em algum lugar do mundo. 

Mas, o mais interessante desse livro é o formato dele que sai totalmente do padrão tradicional dos livros que conhecemos. Os textos vêm em envelopes com cada história dentro de um deles. São relatos das mais diferentes mulheres, de escritoras a jornalistas, da nossa vizinha Buenos Aires até Tóquio.

 Dentre os 12 textos reunidos temos grandes nomes brasileiros como Bruna Tiussu, Clara Averbuck e Lívia Aguiar. 

Além disso, o projeto gráfico em cada uma das cartas é um dos pontos mais lindos desse livro. Cada uma das cartas tem uma ilustração em aquarela da artista Eva Uviedo inspirada em cada um dos textos.

Conclusão

Cada vez mais a vontade de viajar passa de ser apenas uma vontade e se torna uma realidade para diversas mulheres ao redor do mundo, assim acredito que com essas dicas vocês possam conseguir encontrar um inspiração para conhecer novos lugares, novos sabores, novas aventuras e quem sabe, até mesmo fazer a diferença na vida de alguém. 

Seu próximo destino, com certeza vai mudar toda sua maneira de ver o mundo ao seu redor!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com