fotos sozinha

Como tirar fotos viajando sozinha

Acho que uma grande pergunta que (quase) todo mundo me faz quando eu digo que eu adoro viajar sozinha, bem como por todos que sonham em sair desbravando o mundo em sua própria companhia é: como fazer para ter boas fotos? Como tirar fotos viajando sozinha?

Por isso, decidi dar uma resposta completa e todas as minhas dicas e truques para fotos de viagem bem-sucedidas para que você possa ter as melhores recordações possíveis da sua próxima viagem solo. 

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Bom, inicialmente é importante dizer que eu não sou fotógrafa profissional, apesar de estudar constantemente e aprender mais e mais a cada dia que eu passo. Contudo, são mais de 10 anos na estrada viajando sozinha e por muitas (muitas mesmo) vezes me questionei como iria tirar uma foto minha naquele lugar, como iria levar para sempre comigo um registro daquele momento tão especial. 

Assim, vamos começar a revelar meus segredos de como tirar fotos viajando sozinha. 

Como tirar fotos viajando sozinha?

Tirar uma selfie

selfies sozinha

Esta é a opção clássica, a mais simples, rápida e furtiva. Todos os turistas fazem isso e tornou-se uma ação completamente normal tirar uma foto de si mesmo quando viaja sozinho. 

Com sua câmera, com um telefone, não hesite, estenda o braço o máximo possível para ter um ângulo mais amplo, use o melhor ângulo para esconder o braço, tire a foto de cima para um ângulo mais lisonjeiro. 

As máquinas de ação, como a Gopro, se popularizaram entre os viajantes justamente por possuir uma lente mais angular e capturar um maior campo de visão. Contudo, para nossa sorte a tecnologia avançou e hoje é possível encontrar diversos modelos de telefone que possuem uma lente angular. Nos Iphones mais recentes você conseguirá acionar ao apertar o botão 1x e levá-lo até o 0,5x.

Use um pau de selfie

Sim, sim, você me leu corretamente. Não sou nada fã do pau de selfie porque acho que podem atrapalhar mais do que ajudar em determinadas situações. Contudo, não posso negar que é um excelente aliado para os que estão viajando sozinhos.

Além disso, o pau de selfie ajuda a ter um pouco mais de estabilidade no celular, permitindo fazer melhores vídeos ou séries de fotos. 

Mas lembre-se, use-o com sabedoria e não nocauteie ninguém com ele e você ficará bem. Tenha também o cuidado de respeitar os sinais quando é proibido usar pau de selfie.

Vai viajar sozinha e quer aquela legenda perfeita para suas fotos do Instagram? Depois de aprender a como tirar fotos viajando sozinha, que tal aprender algumas frases sobre viajar sozinha e arrasar na legenda de seus posts?!

Jogando com o temporizador automático do seu dispositivo

fotos para tirar sozinha

Costumo usar o temporizador da minha câmera para tirar fotos de mim mesma sozinha quando viajo, especialmente na natureza, quando tenho tempo à minha frente e não há muitas pessoas ao meu redor. 

Posso então pensar em um ângulo interessante, experimentar várias poses e me divertir fazendo a melhor pose e a melhor foto em 12 segundos. Isso às vezes leva a fotos fracassadas, poses engraçadas e até surpresas agradáveis. Tirei ótimas fotos assim.

Tudo que você precisa é de um lugar estável para colocar sua câmera (cuidado para não deixá-la cair na água ou no vento) e tome cuidado para que não haja ladrões em potencial por perto, especialmente se você virar as costas para a lente! 

Mime-se da próxima vez que você se encontrar sozinho em um ambiente agradável, você pode se divertir muito e tirar algumas fotos muito legais.

Vai viajar sozinha e não sabe para onde ir?! Leia também o post Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior 

Use um controle remoto ou aplicativo móvel

A tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais e hoje não há mais desculpas para não tirar fotos bonitas de si mesmo enquanto viaja. Um controle remoto universal ou um aplicativo móvel conectado ao seu telefone e pronto! 

Tenho dois aplicativos dedicados, um para minha câmera Fuji XT10 e outro para minha GoPro, que me permitem usar meu telefone como controle remoto e até mesmo ver o que está acontecendo na tela.

A desvantagem é que você não pode ir tão longe quanto com o temporizador para não cortar a conexão entre os dispositivos e acabar com um telefone na mão, mas pode ser interessante para fotos de trás, por exemplo , ou usando o temporizador automático em combinação com o smartphone e colocando o telefone no bolso enquanto a foto é tirada. 

Use um tripé

tirar fotos sozinha

Conforme vou viajando mais e profissionalizando ainda mais o Viagem e Cura, me equipo cada vez mais de equipamentos fotográficos, eletrônicos e que possibilitem a realização de um lindo trabalho para vocês.

Contudo, existe um equipamento que há muito tempo deixou de ser apenas para profissionais da área, se tornaram populares, baratos e ajudam demais em uma viagem. Assim, quando você se perguntar como tirar fotos viajando sozinha, lembre-se do tripé.

Existem modelos de todos os tamanhos, materiais, formas e valores. Eles ajudam a criar estabilidade e apoiar o celular ou a câmera para garantir o click perfeito.

Vai fazer uma viagem solo pelo Brasil e ainda não definiu o destino?! Recomendo a leitura do post Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil.

Disparo contínuo ou gravação de vídeo

ideias de fotos sozinha
Foto capturada de um vídeo filmado com a GoPro 7

Não tem muito tempo, não quer incomodar ninguém, mas quer saber como tirar fotos viajando sozinha? Quer ter opções em suas fotos? 

Use o modo de disparo contínuo do seu dispositivo para depois escolher a melhor foto. Na verdade, essa é uma das técnicas mais utilizadas pelas blogueiras para tirar fotos perfeitas sozinhas, mesmo quando outra pessoa está tirando a fotografia.

Ou, também, faça um vídeo curto e depois faça a captura de tela dos melhores momentos. Máquinas de ação como a GoPro no próprio aplicativo permitem que você congele o frame exato do vídeo que mais gostou, transformando-o em uma lembrança fotográfica.

Esses modos podem ser combinados com temporizadores automáticos, controles remotos ou pedindo a alguém para tirar uma foto sua, especialmente se você estiver no meio da ação: bungee jumping, dança ou qualquer outra coisa em movimento!

Sabe aquela foto perfeita com o vestido voando que você tanto vê no instagram das famosas? Elas provavelmente foram tiradas dessa forma.

Reflexos de espelho, esculturas de reflexão, reflexo de uma poça, espelho de segurança para cruzamentos, espelhos retrovisores, use o ambiente para fotos artísticas!

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Peça a um estranho para tirar sua foto

Eu já comentei no post guia sobre viajar sozinha que um dos métodos que eu mais utilizo para responder a pergunta como tirar fotos sozinha. Eu sempre abordo outros turistas e me ofereço primeiro para bater uma foto do outro, para só depois pedir para que batam uma minha. Grande parte das vezes as pessoas já perguntam de forma automática.

Para maximizar suas chances, tente atingir alguém que pareça saber o que está fazendo com uma câmera ou uma SLR (mas nem sempre funciona), alguém que esteja sozinho e tenha um pouco de tempo, alguém amigável. 

Quer saber como economizar em uma viagem? Leia e conheça mais sobre 7 aplicativos para organizar e economizar na sua próxima viagem

Eu deixo você ser o juiz de sua vítima ideal! Obviamente, é melhor escolher alguém em quem você confie e que não fuja com seu dispositivo.

Faça todas as configurações antes de entregar sua câmera ao viajante ou coloque-a no modo automático para simplificar as coisas.

como tirar fotos viajando sozinha
Como vocês podem perceber, a pessoa acabou me cortando um pouco da foto. Mas guardo como uma linda lembrança desse momento.


Tenha sempre a visão da sua foto antes de passar a câmera, seja específico, explique bem o que deseja e terá melhores resultados. Não hesite em pedir para eles tirarem várias, para ter certeza de ter pelo menos uma boa e se achar ruim, espere até que eles saiam e peça novamente para alguém te ajudar a tirar outra foto.

Aconteça o que acontecer, é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e conversar um pouco com outros viajantes. Como contei no outro post, já fiz diversos amigos nesses momentos.

Peça a um amigo, companheiro de viagem, seu guia para tirar sua foto

Minhas fotos mais bonitas são aquelas tiradas por meus amigos e companheiros de viagem e por guias. Porque eles me conhecem, têm mais tempo para mim, podem ouvir meu briefing e saber exatamente o que eu quero. 

Você pode até fazer uma pequena sessão de fotos com eles e passar mais tempo lá, observando o resultado e corrigindo para obter a foto perfeita.

É ainda melhor se você já sabe onde quer fotografar e se veste de acordo. Além disso, se você conhece bem o fotógrafo, há uma boa chance de que você transmita mais emoções e que a foto seja mais interessante e transmita bem o momento e suas emoções.

Quanto ao guia, ele às vezes tem o hábito de tirar fotos de todos os turistas e sabe o ângulo perfeito e a melhor maneira de tirar sua foto.

Por fim, durante certas atividades (como salto de paraquedas, por exemplo), é possível comprar um pacote de fotos de souvenir.

Vai viajar para um local distante e não quer pagar caro pela passagem de avião? Descubra os melhores sites para comprar passagens aéreas. 

Use seu blogueiro de viagens ou amigo fotógrafo

fotos para tirar sozinha
Foto por @euvinimello, na trilha de Rodas e Rio Preto, no Vale do Capão, em uma viagem de trabalho que fizemos juntos para divulgar a região.

Admito, não há nada mais agradável do que ter sua foto tirada por um blogueiro de viagens, fotógrafo, influenciador, artista ou outro. Sabe quando nos juntamos para fazer colabs ou press trips? São de onde saem as melhores fotos!

Quando tenho a oportunidade de viajar com um deles, os ensaios fotográficos são leves e eficazes. Eles sabem exatamente o que você quer, o ângulo interessante e trazem seu toque artístico ao seu retrato.

Como tirar uma foto sua em uma viagem sozinha? Mais algumas dicas para tirar fotos lindas de você em sua viagem!

Preste atenção aos ângulos e à luz

como tirar fotos bonitas sozinha

Tirar uma foto sua em pleno sol, ao meio-dia, de frente não será uma ideia tão boa! Você não estará na sua melhor luz e, em geral, a foto não será das melhores.

O ideal é aproveitar as primeiras horas da manhã e o pôr do sol para ter a melhor aparência e escolher alguns ângulos interessantes. Por isso, se for possível deixe para visitar os lugares que você mais sonha em ter uma foto sua durante esses horários.

Pense em ângulos originais, diferentes, para não ter a foto chata do rosto, ao lado de um monumento! Eu sempre pesquiso fotos de outros viajantes nas redes como o Pinterest e Instagram para me inspirar com ângulos e poses diferentes, salvo em uma pastinha inspirações e quando chego ao destino já sei o ângulo, o local e a pose da foto.

Meu equipamento para tirar fotos em uma viagem sozinha

tirar fotos sozinho

Uma câmera Fuji Xt10, lente 18-55mm e aplicativo móvel

Uma GoPro 7 seus acessórios e seu aplicativo móvel

Um Iphone 12

Um tripé

Um pau de selfie

Vale lembrar que todas essas dicas você poderá aplicar ​​ao viajar sozinho ou ao tirar fotos com outras pessoas, em casal ou em grupo. 

E sim, tenho muitas fotos minhas, mesmo nas viagens em que eu estou sozinha. 

E você, qual é a sua foto favorita tirada durante uma viagem sozinha? Você tem alguma dica de como tirar fotos viajando sozinha?

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre como tirar fotos viajando sozinha, sobre viajar sozinha, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

5 respostas

  1. Bom conteudo, pois sempre tirei foto viajando sozinho e acho que me sai bem mas seu conteudo deu mais dicas maravilhosas de como tirar foto viajando sozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com