melhores praias da Colômbia

Cartagena e San Andrés: melhores atrações para seu roteiro

Tanto Cartagena quanto San Andreas são ótimos destinos para quem quer tirar um tempo de férias. O mais interessante acerca desses dois locais é o fato de eles serem o “oposto” um do outro. Portanto, essa é uma ótima forma de fazer com que a sua viagem seja ainda mais inesquecível. Quer saber mais sobre o assunto? Então é só continuar até o final que o planejamento de sua viagem para Cartagena e San Andrés vai ficar muito mais fácil com esse roteiro incrível.

Para ir a Cartagena ou a San Andrés, é preciso ter um roteiro bem elaborado. Afinal de contas, isso vai fazer com que a sua viagem seja mais dinâmica, além do fato de poder programar direitinho o que fazer em cada dia. Quer algumas dicas de como montar esse roteiro? Então é só conferir os tópicos seguintes.

Vai viajar sozinha e não sabe para onde ir?! Leia também o post Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior 

Cartagena

roteiro para cartagena e san andrés

Conhecer o local que você pretende viajar é essencial para saber o que aproveitar, ou mesmo para descobrir algumas curiosidades interessantes. Cartagena é a capital do departamento de Bolívar, sendo a quinta maior cidade do país.

Ademais, é a segunda maior de toda a região, depois de Barranquilla. Cartagena tem como principal atividade econômica os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turismo. É uma cidade bastante dinâmica.

Além disso, a cidade também é referida pelo nome “Cartagena das Índias”. Além disso, sua fundação remete ao ano de 1533, e o seu nome foi em homenagem a Cartagena, mas na Espanha. A cidade já foi alvo de muitos indígenas.

Se você sonha em conhecer as sete maravilhas do mundo, deve incluir o Peru como destino de sua próxima viagem. Quer saber mais? Leia o post Machu Picchu: roteiro completo.

Contudo, durante o período colonial, Cartagena teve um papel essencial na expansão do Império espanhol nas Américas. Durante o período, ela foi sede do governo e morada dos vice-reis espanhóis.

Nos dias de hoje, a cidade é um patrimônio nacional da Colômbia e, em 1984, a Unesco também considerou como patrimônio mundial. Então, diante dessas simples explicações, já dá para entender o porquê essa cidade recebe vários turistas.

Mas as coisas não param por aí! Em 2007, toda a sua estrutura foi reformulada. O planejamento tinha uma pegada de arquitetura militar. E, naquele mesmo ano, Cartagena passou a ser a quarta maravilha da Colômbia.

San Andrés

San Andrés é o caribe colombiano, haja vista que possui um mar e vistas paradisíacas. Ademais, a ilha de San Andrés é a maior das ilhas que formam parte do arquipélago. Junto a ela, estão Providência e Santa Catalina que, juntas, formam uma área total de 26km².

San Andrés pertence à Colômbia desde 1803, que foi quando a Espanha a anexou, para o então vice-presidente de Nova Granada. Isso se deu através do meio da Real Ordem de San Lorenzo. E, mesmo após a emancipação, as ilhas foram anexadas de imediato à Colômbia.

No ano de 2012, a Nicarágua até tentou reclamar sobre esse fato. Contudo, a Corte Internacional da Justiça concedeu total soberania sobre todo o arquipélago à Colômbia.

Por ser uma ilha, San Andrés possui o clima quente, oscilando entre 26 e 29°C. Ademais, no local há bastante presença de vento, que na grande maioria dos casos sopram para o leste. Fora isso, as chuvas são bem “definidas”.

Sendo assim, antes de viajar para essa ilha, é importante que você fique atento em relação ao clima no local. Com certeza você não quer ir a um local com praia e não poder aproveitar. Tenha atenção para ir durante os meses mais quentes.

Qual a distância entre Cartagena e San Andrés?

A distância entre ambos os locais é de pelo menos 720 km, o que é uma distância um tanto considerável. Diante disso, é bem provável que você pense se vale a pena conhecer os dois locais, ou se é viável economicamente falando. Mas calma!

Apesar da distância, não é muito difícil chegar no local. Para poder ir de Cartagena a San Andrés (ou ao contrário), você precisa pegar um avião, mas calma não vai ter um impacto tão alto no orçamento do seu roteiro. Isso porque os voos entre Cartagena e San Andrés não costumam ser caros. Na grande maioria dos casos, a passagem não costuma passar de R$90,00.

Fora esse fato, o percurso é feito bem rápido e, em praticamente 1 hora, você já vai chegar ao seu destino. Ademais, não podemos deixar de citar o fato de que há a possibilidade de você contratar um pacote.

Na grande parte deles, inclui-se um dia em San Andrés, para que o turista possa aproveitar todas as experiências do local. E, nesses pacotes, está incluso até o valor do translado de avião de Cartagena a San Andrés, ou o contrário.

Vai fazer um tour pela América do Sul e quer conhecer outros lugares incríveis? O Luíz, do blog O mundo é seu, tem um texto incrível sobre as Torres del Pine no Chile. Recomendo a leitura. 

O que fazer em Cartagena?

atrações turísticas em cartagena

Chegando em Cartagena, você precisa conhecer alguns pontos turísticos antes de ir para San Andrés. Então, nos tópicos abaixo, listamos um roteiro do que fazer em Cartagena antes de seguir sua viagem. Para conferir, é só rolar para baixo.

Torre del Reloj

A “torre do relógio” é a entrada principal da cidade. Lá, fica a torre do relógio, que permanece no mesmo lugar desde a sua construção. Contudo, no passado, o local era onde ficava uma ponte de madeira, que ligava a cidade ao bairro Getsemaní.

Plaza de la Aduana

Essa é a maior praça da cidade, além de ser a mais importante. Em épocas passadas, durante o período colonial, os prédios administrativos funcionavam ao redor da praça. Inclusive, o fundador da cidade morava lá, e a sua casa é aberta para visitação.

Santuario San Pedro Claver

Trata-se de uma igreja católica feita em homenagem a San Pedro Claver. Ele foi um padre espanhol, mas foi canonizado devido a seu serviço de ajuda aos escravos trazidos da África até Cartagena. É um local bem simbólico, e os seus restos mortais se encontram na igreja.

Ademais, logo a frente da igreja, há a Plaza San Pedro Claver. Trata-se de uma praça onde há algumas obras feitas de metal, que representam a vida dos moradores do local.

Vai viajar para fora do Brasil e não sabe o que fazer e como receber os códigos para ativar aplicativos e outras coisas? Descubra Como Receber SMS Online Sem Número de Telefone

Plaza de Bolívar

Essa é uma das praças mais visitadas de Cartagena, e isso acontece por possuir uma grande carga histórica. De acordo com registros, ela serviu como palco das organizações militares do século XVI.

Ou seja, lá, os considerados hereges eram executados durante o período da inquisição. Contudo, hoje, é um local bem arborizado, onde constantemente há apresentações culturais, como as famosas danças caribenhas.

Cidade amuralhada

cidades muradas pelo mundo
Cidade murada em Cartagena

Cartagena é uma cidade amuralhada e, mesmo que haja um contexto histórico, conhecer esse patrimônio deve estar na sua programação. O muro foi feito ainda pelos espanhóis, para impedir as invasões piratas. Fora isso, bem próximo há outros locais interessantes.

Próximo dali você pode conhecer o Museu da Inquisição, algumas praças e a catedral, que também são símbolos fortes da região.

Palacio de la Inquisición

Hoje, o Palacio de la Inquisición é um museu histórico de Cartagena. Esse local foi a sede da inquisição espanhola, que teve início no século XVIII. Nos dias de hoje, ela conta a história da introdução da inquisição no local.

É um dos locais que você deve ir para entender de perto a dimensão das coisas que já aconteceram na história. O museu é repleto de equipamentos de tortura dos quais os condenados eram submetidos. É uma atração um pouco pesada, mas necessária.

Agora que já vimos o que fazer em Cartagena, vamos até San Andrés descobrir as melhores atrações turísticas e dar continuidade ao nosso roteiro.

Vai viajar e quer economizar? Que tal se hospedar em um hostel? Leia também as dicas para sua primeira vez em um hostel. 

O que fazer em San Andrés?

Certo, você já foi até Cartagena, visitou os pontos turísticos e o seu voo para San Andrés, de acordo com o seu roteiro, está marcado para o dia seguinte, e agora? É hora de planejar o seu roteiro, para saber quais locais você irá aproveitar na ilha! Abaixo, elencamos algumas atrações.

La piscinita e West View

Essa é a atividade mais procurada pelos turistas que vão até o local e, portanto, você não pode deixar essa oportunidade passar. Você pode mergulhar nessas águas e ter uma rica experiência da vida marinha do local.

Ademais, a temperatura é bem agradável e, portanto, não irá causar nenhum choque térmico. O mar é bem calmo e conta com muitos peixes, de diferentes cores e tamanhos.

Ilhas cayos

As tão conhecidas “cayos” nada mais são que ilhotas que se formam próximo à ilha principal, e elas são tão bonitas quanto as outras. A grande parte delas possui águas cristalinas e um campo gramado cercado por coqueiros.

Além disso, você pode observar animais como tartarugas, iguanas, lagartixa azul e outras espécies migratórias de aves. As ilhotas possuem bares e restaurantes, mas, se você quiser, pode aproveitar para fazer um piquenique.

Vai fazer um mochilão na América do Sul? Leia também o post Deserto do Atacama e Salar de Uyuni – um roteiro para quem ama a natureza.

 

Barco pirata

Essa é uma das principais atrações noturnas para se fazer em San Andrés. Por cerca de duas horas, ele oferece boas músicas ao vivo e bebidas incluídas. É uma boa programação para relaxar depois de um dia cheio.

Hoyo soplador

Na verdade, é um atrativo bem simples, mas bastante conhecido. Trata-se de um “buraco” na rocha da margem e, por isso, ela forma um jato de água muito forte e alto quando a onda do mar vem. No entanto, nem sempre esse fenômeno acontece, então dê preferência para outras atrações.

Kitesurf

Kitesurf é uma modalidade de esportes aquáticos. Além do mergulho, que já citamos aqui, essa é uma atração bem interessante para os turistas. Nele, você pode mergulhar e observar as belezas do fundo do mar, com equipamentos apropriados.

Ademais, você pode praticar o kitesurf tanto durante o dia, quanto durante à noite, e aproveitar para ver mais de perto como os peixinhos se comportam quando não há luz do sol.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre Cartagena ou San Andrés e as melhores atrações para incluir no seu roteiro, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com