arraial do cabo o que fazer

Arraial do Cabo: melhores pontos turísticos

Quer um lugar para viajar que seja sossegado, mas que você fique em contato com a natureza e tenha vista paradisíaca? Então com certeza você deve conhecer Arraial do Cabo e os seus melhores pontos turísticos! No entanto, antes de programar a sua viagem, há algumas coisas que você precisa saber sobre esse assunto, e iremos falar sobre isso no decorrer deste artigo. Confira.

Arraial do Cabo é um dos lugares que mais recebe turistas durante o ano no Brasil. E não teria como ser diferente. Afinal de contas, toda a paisagem e experiências que se vive lá, é realmente inesquecível. Então, se você quer saber mais sobre esse local, e algumas dicas de como preparar a sua viagem, é só continuar nesse post que iremos falar tudo a respeito.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Arraial do Cabo fica onde?

A primeira coisa que você precisa saber é onde fica essa cidade, para que você possa ter ao menos uma noção de qual a maneira mais fácil de chegar na lá. Arraial do Cabo é um município brasileiro que fica na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Ademais, Arraial se limita a norte com o município Cabo Frio, a leste e a sul, com o Oceano Atlântico e a oeste com o município de Araruama. Fora isso, a cidade fica em torno de 165 km da cidade do Rio de Janeiro.

Em relação a cidade de São Paulo, a distância entre ambas as cidades é por volta de 583km o que, de carro, daria em média quase oito horas dirigindo. Não é tão difícil chegar lá, uma vez que a entrada é de fácil acesso.

No entanto, a depender do local em que você está, é preferível que você pegue um avião. Fora isso, tanto pessoas do Rio quanto de São Paulo se aventuram em ir de carro para Arraial do Cabo. 

Como é Arraial do Cabo?

Você precisa conhecer a cidade do qual irá conhecer. Em suma, trata-se de uma cidade costeira, que possui uma altitude média de oito metros. Além disso, a cidade foi fundada em 1503, pelo então conquistador Américo Vespúcio.

No entanto, Arraial foi elevada apenas à categoria de município em 1985. E, de acordo com o censo do IBGE de 2014, a cidade possuía quase 9 mil habitantes. Fora isso, uma curiosidade é que o nome da cidade faz jus ao que indica.

Ou seja, a cidade de Arraial do Cabo é, literalmente, um cabo, um pedaço de terra que adentrou ao mar. E, devido a essa característica, ela possui praias e enseadas, as quais muitas delas já foram consideradas as mais belas do mundo.

Em relação ao clima, por ser uma cidade do litoral, o seu clima segue o padrão tropical. Historicamente falando, a cidade tem máxima absoluta de 34°C e mínima de 10°C. Mas, durante o verão, você pode aguardar por climas mais quentes.

Além disso, lá chove bem pouco, com uma média pluviométrica anual de cerca de 800mm, e as horas de sol é uma das maiores do estado. Ou seja, é um clima ideal para um município que possui várias praias.

Aeroporto perto de Arraial do Cabo

Até então, Arraial do Cabo não possui aeroporto. Portanto, você deve procurar uma alternativa para chegar até a cidade. O aeroporto mais próximo de Arraial do Cabo é o de Cabo Frio, localizado a aproximadamente 15km de distância.

Então, ao sair do aeroporto, você pode pegar facilmente um Uber ou Táxi para te levar até o local que você está hospedado, uma vez que a viagem de carro não é tão demorada. No entanto, há outras opções de aeroporto que podem ser interessantes.

O aeroporto do Galeão é o maior do Rio de Janeiro, e você pode optar por pousar lá. Contudo, o Galeão fica a 169 km de Arraial do Cabo, o que é bem mais distante do que o de Cabo Frio. Porém, você pode aproveitar um pouco do Rio de Janeiro e ir de carro para Arraial, por exemplo, além de ser uma das opções mais baratas, principalmente se você mora no norte/nordeste.

O Santos Dumont é outra opção para quem quer ir para Arraial do Cabo, mas fica a 165km de distância. Contudo, essas outras opções também devem ser consideradas, pois às vezes você consegue encontrar voos com um valor mais barato, por exemplo. Dessa forma, pode acabar compensando mais.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Arraial do Cabo: restaurantes

Uma viagem só se torna completa quando você desfruta da cultura gastronômica de um lugar, concorda? Portanto, você deve conhecer os restaurantes de Arraial. Abaixo, listamos alguns que você tem de conhecer.

Bacalhau do Tuga

Esse é um dos restaurantes portugueses mais concorridos e, uma de suas especialidades, é o bacalhau com natas. Fora isso, o local é bem simpático, com cadeiras coloridas e um clima bem gostoso.

Hissao

Esse é um restaurante de comida japonesa em Arraial do Cabo. O local é bem modesto, mas a sua refeição é de surpreender. O sushi de salmão skin, por exemplo, vem com a pele crocante igual a um biscoito.

Farol velho

Esse é um bom restaurante para tomar uma cerveja. O local conta com cervejas artesanais e importadas, que podem ser acompanhadas por uma picanha na chapa e petiscos.

Arraial do Cabo à noite

Arraial do Cabo não é uma cidade tão notívaga, o que pode ser algo bom ou ruim, a depender das suas expectativas. Contudo, mesmo não sendo tão agitada durante à noite, existem alguns lugares onde é possível beber uma cerveja e ouvir músicas ao vivo.

No entanto, para aproveitar esses shows, você deve conferir com o estabelecimento quando haverá música ao vivo. Ademais, uma boa opção para curtir esse tipo de evento é o Noturno ‘s Bar, que fica na Praia dos Anjos, bem próximo ao Bacalhau do Tuga.

Agora, se você quiser uma experiência mais intensa durante a noite, talvez você se sinta obrigado a ir em outros locais, como Búzios ou Cabo Frio, por exemplo.

Você gostaria de ter mais experiências incríveis nas suas viagens e torná-las ainda mais significativas? Leia também o post Como ter uma experiência de viagem única.

O que fazer em Arraial do Cabo: principais pontos turísticos

Agora que você já sabe os locais para ir à noite, como é a cidade e qual o aeroporto mais próximo, já está na hora de saber o que fazer em Arraial do Cabo e seus principais pontos turísticos, não é mesmo? Por isso, nos tópicos seguintes, iremos apresentar algumas das opções. Confira,

Praia do Forno

Esse é um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo. Portanto, se tem algum lugar que você precisa ir, é a Praia do Forno. No entanto, para poder ter acesso ao local, você precisa ir de barco ou caminhar por uma trilha.

Pela trilha, você pode aproveitar a paisagem de um mirante, que dá vista para toda a praia. Fora isso, algumas agências oferecem tours de barco pelas praias, que têm duração de mais ou menos 4 horas.

Mergulho

Arraial do Cabo é conhecida por ser a capital brasileira do mergulho, sendo seu mar um dos principais pontos turísticos. E isso ocorre não apenas porque a visibilidade das águas é cristalina. Na verdade, existe um fenômeno chamado “ressurgência” que costuma acontecer no mar de Arraial.

Esse fenômeno consiste na chegada de correntezas de águas geladas, que vêm do sul pelo fundo do oceano e sobem à superfície. Resultado? Uma variedade de espécies de peixes e frutos do mar, o que também resulta em predadores dessas espécies.

Ou seja, a vida marinha dos mares do Arraial é uma das coisas que você deve experimentar quando for lá. Fora isso, você pode mergulhar com um profissional, que irá lhe auxiliar no que for preciso.

Trilha do Vigia na Praia Grande

De todas as trilhas, com certeza essa é a mais fácil da região. O seu início é feito pela calha antiga da Praia Grande, ao lado direito do litoral. Durante a caminhada, você consegue observar de perto a Ilha do Francês. E ao chegar no topo, você tem uma vista ampla de Arraial do Cabo, principalmente de toda a Praia Grande e da Lagoa Araruama, outros importantes pontos turísticos.

Ver o pôr do sol

O pôr do sol de Arraial do Cabo, visto do alto do pontal do Atalaia, é um ótimo passeio, que com certeza vai ficar na sua memória. Então, ao final do dia, planeje ir até lá, com certeza você irá gostar. Fora isso, trata-se de um passeio totalmente grátis e é um dos pontos turísticos mais procurados.

Viagem de Buggy

Essa é uma boa opção para quem vai ficar pouco tempo em Arraial, mas quer aproveitar ao máximo os locais. Através desse passeio, é possível passar em vários locais, parando cerca de 10 minutos em cada um deles.

Ao todo, esse passeio pode durar até 3h e, nesse tempo, você conhece a Prainha, a Praia Grande, o Mirante da Boa Vista e a Lagoa da Praia do Foguete.

Passeio de jardineira

Essa é outra opção para quem quer otimizar o tempo e conhecer o maior número de lugares possíveis. Jardineira é uma espécie de ônibus, capaz de transportar um número maior de pessoas que o buggy, por exemplo.

Por isso, o valor desse passeio é mais barato. No passeio de Jardineira, os turistas param por 40 minutos em cada um dos seguintes pontos: Praia do Pontal, Prainha e Praia Grande. Sendo assim, é uma opção bem válida para conhecer os principais pontos de Arraial do Cabo.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Se quiser conferir outras dicas de viagem para Arraial do Cabo, além de seus pontos turísticos, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com