sexta-feira, 18 de julho de 2025 - 18/07/2025 05:01:08
Viagem e Cura


Se o seu próximo destino de viagem é o Rio de Janeiro, com certeza uma das suas preocupações é sobre o que fazer no Rio de Janeiro, os principais pontos turísticos. Já pensou fazer passeios incríveis saindo do óbvio? Por isso, separei para vocês os melhores melhores parques e jardins no Rio de Janeiro.

Isso porque ter um roteiro para os passeios é imprescindível, principalmente em uma viagem mais curta. 

O que este artigo aborda:

Melhores parques e jardins no Rio de Janeiro

Você já pensou em conhecer o Rio de Janeiro por outra perspectiva. É claro que pontos turísticos como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e o Pão de Açúcar são ícones absolutos da cidade. 

Contudo, é bem possível explorar o Rio de Janeiro e ter uma experiência fantástica saindo um pouco do óbvio, do que tradicionalmente pensamos ao imaginar e planejar um roteiro para o Rio de Janeiro.

Além disso, caso a sua viagem seja em família, com crianças de todas as cidades, visitar um local que as crianças possam brincar livremente e ter um momento divertido e descontraído deverá fazer parte do seu roteiro de viagem. 

Dessa maneira, hoje eu separei para vocês 5 opções dos melhores parques e jardins no Rio de Janeiro para você se divertir em família no Rio de Janeiro. 

Afinal de contas, esse é um passeio que agrada todos os públicos, independentemente da faixa etária da sua família. 

Sabemos que o Rio de Janeiro apresenta diversas opções, mas você deve montar o seu roteiro de passeios com base no que a sua família gostaria de visitar, e se desejar morar depois do passeio busque por apartamentos na planta, você não vai se arrepender. 

Sendo assim, vamos conferir os melhores parques e jardins no Rio de Janeiro e que não podem ficar de fora do seu roteiro. 

Jardim Botânico 

O Jardim Botânico com certeza é um dos destinos mais conhecidos da nossa lista, famoso mundialmente por suas coleções de orquídeas e bromélias. Na verdade, esse parque é como um laboratório a céu aberto, então, você poderá descobrir muita coisa interessante ao caminhar pelo parque. 

Você irá encontrar lagos, jardins temáticos, cascatas e muito mais. Mas você deverá visitar com bastante calma, apreciando e conhecendo o local e conseguindo efetivamente se conectar com a natureza ao seu redor. 

Sendo assim, minha dica é sente nos bancos e aprecie todo meio ambiente que está ali exposto, inclusive, as palmeiras também chamam muito a atenção dos visitantes, visto que a sua altura pode equivaler a 15 andares de um prédio. 

Se, ao final, você tiver disposição, faça uma caminhada leva ao longo da Trilha Histórica. Esse percurso é acompanhado por um guia, e você pode ver macacos-prego, bichos-preguiça e outras espécies. 

Quem tiver a curiosidade mais aflorada, pode visitar a estufa de plantas insetívoras, sendo mais conhecida como captura, carnívora.

No que se refere a estrutura, você encontra banheiros espalhados, da mesma forma com os cafés e lanchonetes. 

Um ponto positivo que deve ser destacado é a sua acessibilidade, em que carros elétricos podem circular por meio dos principais pontos do jardim, ou seja, é um programa para absolutamente todos.

Ademais, caso você decida que quer ser mais do que um turista nessa cidade sem igual, a dica é procurar por apartamentos na planta no Rio de Janeiro, visto que a cidade possui diversos tipos de atração turística, logo, é necessário decidir o que você irá visitar. 

Vai visitar o Rio de Janeiro? Descubra os melhores Lugares Românticos no Rio de Janeiro

Parque Nacional da Tijuca 

Se você estiver no alto do Morro do Corcovado, você terá o privilégio de poder enxergar o Parque Nacional da Tijuca do alto.

Você imaginaria que ainda tem um Parque de preservação ambiental no meio da cidade do Rio de Janeiro?! Que você poderá caminhar entre a mata atlântica preservada dentro de uma grande metrópole? Pois é! Por isso que a Floresta da Tijuca não poderia ficar de fora da lista dos melhores parques e jardins do Rio de Janeiro.

Além de ter muitos monumentos importantes para a cidade, esse parque atrai amante da natureza e de aventura, para atividade de voo livre por exemplo. A sua trilha mais famosa é a Pedra Bonita, com percurso leve e que dá acesso à rampa de voo livre. Mesmo que você não queira saltar, essa caminhada vale muito a pena. 

Contudo, se você deseja praticar ciclismo, não se preocupe, pois existe uma área reservada para isso até a Vista Chinesa, com todo o caminho sinalizado. 

Parque Lage 

Ao chegar no parque, você encontrará um casarão de época, rodeado pela floresta nativa da Mata Atlântica, e ao fundo o Morro do Corcovado. 

Com a localização dentro do Parque Nacional da Tijuca, esse Parque Lage é uma opção para conhecer mais sobre a história do Rio. 

Além disso, esse cenário foi fundo de videoclipes famosos, como o “Beautiful”, dos cantores Snoop Dogg e Pharrell Williams. 

Atualmente, essa mansão é voltada para atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), oferecendo cursos e atividades culturais. 

Inclusive, a sua visita pode incluir alguma refeição no Bistrô Plage, na beira da icônica piscina. 

Parque do Flamengo – Aterro 

O Parque do Flamengo tem como cenário o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, sendo um dos mais famosos quando o assunto é o complexo de lazer do Rio de Janeiro. 

Esse é o endereço do tão conhecido Museu de Arte Moderna do Rio, então, carrega consigo muita história e cultura. 

No Parque do Flamengo, um dos melhores parques e jardins do Rio de Janeiro, você encontra pistas de skate, ciclovia, quadras e outras coisas para praticar esportes e onde conseguirá ouvir os jovens com todas as suas gírias cariocas

Parque Natural Municipal de Catacumba 

Por fim, trouxemos o Parque Natural Municipal de Catacumba, uma alternativa incrível para aqueles que desejam caminhar na Lagoa Rodrigo de Freitas e praticar o arvorismo. 

Perto da Lagoa, na parte interna do Parque, você pode praticar rapel, trilhas, tirolesa, arvorismo e muro de escalada. 

A trilha de dentro do parque te dá acesso ao mirante que tem como vista a Lagoa Rodrigo de Freitas, mas também o Morro dos Dois Irmãos, a Praia de Ipanema e a Pedra da Gávea. 

Agora basta incluir esses parques no seu roteiro e aproveitar bastante a viagem! Mas antes confira o nosso Blog para outros conteúdos como este. 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

É preciso seguro viagem para viajar pelo Brasil?

É preciso seguro viagem para viajar pelo Brasil?

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais

Dicas de Penedo RJ

Dicas de Penedo RJ

5 dicas para quem quer tirar um ano sabático

5 dicas para quem quer tirar um ano sabático

Como conseguir visto de aposentado para morar em Portugal

Como conseguir visto de aposentado para morar em Portugal

Melhores Fervedouros do Jalapão, Tocantins

Melhores Fervedouros do Jalapão, Tocantins