jardim botânico rio de janeiro

Melhores parques e jardins no Rio de Janeiro

Se o seu próximo destino de viagem é o Rio de Janeiro, com certeza uma das suas preocupações é sobre o que fazer no Rio de Janeiro, os principais pontos turísticos. Já pensou fazer passeios incríveis saindo do óbvio? Por isso, separei para vocês os melhores melhores parques e jardins no Rio de Janeiro.

Isso porque ter um roteiro para os passeios é imprescindível, principalmente em uma viagem mais curta. 

Melhores parques e jardins no Rio de Janeiro

Você já pensou em conhecer o Rio de Janeiro por outra perspectiva. É claro que pontos turísticos como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e o Pão de Açúcar são ícones absolutos da cidade. 

Contudo, é bem possível explorar o Rio de Janeiro e ter uma experiência fantástica saindo um pouco do óbvio, do que tradicionalmente pensamos ao imaginar e planejar um roteiro para o Rio de Janeiro.

Além disso, caso a sua viagem seja em família, com crianças de todas as cidades, visitar um local que as crianças possam brincar livremente e ter um momento divertido e descontraído deverá fazer parte do seu roteiro de viagem. 

Dessa maneira, hoje eu separei para vocês 5 opções dos melhores parques e jardins no Rio de Janeiro para você se divertir em família no Rio de Janeiro. 

Afinal de contas, esse é um passeio que agrada todos os públicos, independentemente da faixa etária da sua família. 

Sabemos que o Rio de Janeiro apresenta diversas opções, mas você deve montar o seu roteiro de passeios com base no que a sua família gostaria de visitar, e se desejar morar depois do passeio busque por apartamentos na planta, você não vai se arrepender. 

Sendo assim, vamos conferir os melhores parques e jardins no Rio de Janeiro e que não podem ficar de fora do seu roteiro. 

Jardim Botânico 

O Jardim Botânico com certeza é um dos destinos mais conhecidos da nossa lista, famoso mundialmente por suas coleções de orquídeas e bromélias. Na verdade, esse parque é como um laboratório a céu aberto, então, você poderá descobrir muita coisa interessante ao caminhar pelo parque. 

Você irá encontrar lagos, jardins temáticos, cascatas e muito mais. Mas você deverá visitar com bastante calma, apreciando e conhecendo o local e conseguindo efetivamente se conectar com a natureza ao seu redor. 

Sendo assim, minha dica é sente nos bancos e aprecie todo meio ambiente que está ali exposto, inclusive, as palmeiras também chamam muito a atenção dos visitantes, visto que a sua altura pode equivaler a 15 andares de um prédio. 

Se, ao final, você tiver disposição, faça uma caminhada leva ao longo da Trilha Histórica. Esse percurso é acompanhado por um guia, e você pode ver macacos-prego, bichos-preguiça e outras espécies. 

Quem tiver a curiosidade mais aflorada, pode visitar a estufa de plantas insetívoras, sendo mais conhecida como captura, carnívora.

No que se refere a estrutura, você encontra banheiros espalhados, da mesma forma com os cafés e lanchonetes. 

Um ponto positivo que deve ser destacado é a sua acessibilidade, em que carros elétricos podem circular por meio dos principais pontos do jardim, ou seja, é um programa para absolutamente todos.

Ademais, caso você decida que quer ser mais do que um turista nessa cidade sem igual, a dica é procurar por apartamentos na planta no Rio de Janeiro, visto que a cidade possui diversos tipos de atração turística, logo, é necessário decidir o que você irá visitar. 

Parque Nacional da Tijuca 

Se você estiver no alto do Morro do Corcovado, você terá o privilégio de poder enxergar o Parque Nacional da Tijuca do alto.

Você imaginaria que ainda tem um Parque de preservação ambiental no meio da cidade do Rio de Janeiro?! Que você poderá caminhar entre a mata atlântica preservada dentro de uma grande metrópole? Pois é! Por isso que a Floresta da Tijuca não poderia ficar de fora da lista dos melhores parques e jardins do Rio de Janeiro.

Além de ter muitos monumentos importantes para a cidade, esse parque atrai amante da natureza e de aventura, para atividade de voo livre por exemplo. A sua trilha mais famosa é a Pedra Bonita, com percurso leve e que dá acesso à rampa de voo livre. Mesmo que você não queira saltar, essa caminhada vale muito a pena. 

Contudo, se você deseja praticar ciclismo, não se preocupe, pois existe uma área reservada para isso até a Vista Chinesa, com todo o caminho sinalizado. 

Parque Lage 

Ao chegar no parque, você encontrará um casarão de época, rodeado pela floresta nativa da Mata Atlântica, e ao fundo o Morro do Corcovado. 

Com a localização dentro do Parque Nacional da Tijuca, esse Parque Lage é uma opção para conhecer mais sobre a história do Rio. 

Além disso, esse cenário foi fundo de videoclipes famosos, como o “Beautiful”, dos cantores Snoop Dogg e Pharrell Williams. 

Atualmente, essa mansão é voltada para atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), oferecendo cursos e atividades culturais. 

Inclusive, a sua visita pode incluir alguma refeição no Bistrô Plage, na beira da icônica piscina. 

Parque do Flamengo – Aterro 

O Parque do Flamengo tem como cenário o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, sendo um dos mais famosos quando o assunto é o complexo de lazer do Rio de Janeiro. 

Esse é o endereço do tão conhecido Museu de Arte Moderna do Rio, então, carrega consigo muita história e cultura. 

No Parque do Flamengo, um dos melhores parques e jardins do Rio de Janeiro, você encontra pistas de skate, ciclovia, quadras e outras coisas para praticar esportes e onde conseguirá ouvir os jovens com todas as suas gírias cariocas

Parque Natural Municipal de Catacumba 

Por fim, trouxemos o Parque Natural Municipal de Catacumba, uma alternativa incrível para aqueles que desejam caminhar na Lagoa Rodrigo de Freitas e praticar o arvorismo. 

Perto da Lagoa, na parte interna do Parque, você pode praticar rapel, trilhas, tirolesa, arvorismo e muro de escalada. 

A trilha de dentro do parque te dá acesso ao mirante que tem como vista a Lagoa Rodrigo de Freitas, mas também o Morro dos Dois Irmãos, a Praia de Ipanema e a Pedra da Gávea. 

Agora basta incluir esses parques no seu roteiro e aproveitar bastante a viagem! Mas antes confira o nosso Blog para outros conteúdos como este. 

2 respostas

  1. Como o Río de Janeiro é um destino incrível! Esses parques e jardins são muito lindos. Ja vão para o meu roteiro kk!

  2. Sua seleção de melhores Parques e Jardins no Rio de Janeiro está perfeita. Fez uma seleção de ouro, são todos muito lindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com