Melhores parques para conhecer no interior de São Paulo

Em relação à população, o estado de São Paulo é o maior do Brasil, mas, mesmo com uma grande concentração de pessoas em um espaço, a região ainda tem algumas áreas onde a biodiversidade está preservada. Existem inúmeros parques incríveis para conhecer no interior de São Paulo. Confira os melhores.

Com incríveis cenários naturais, o território de São Paulo, principalmente o seu interior, surpreende os visitantes que tem uma visão totalmente urbana da grande metrópole.

Se você tem curiosidade em conhecer essas incríveis paisagens naturais, confira alguns lindos parques do interior do estado.

Está procurando uma viagem de fim de semana?! Descubra como fazer trilha em SP

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Começando pela cidade de Rio Claro, nós temos a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, que é uma unidade de conservação, sendo a fundação florestal a sua administradora.

A cidade tem um dos melhores climas de São Paulo, facilmente o visitante consegue se hospedar em um hotel em Rio Claro, se você é fã do ecoturismo vale a pena conferir. 

Na floresta é possível praticar trilhas, tanto a pé como também de bicicleta, percorrendo várias áreas observando tanto a fauna como também a flora, mais precisamente as espécies de eucalipto plantadas no espaço.

Esses é um passeio ideal para ir com a família, pois há trilhas para todos os níveis e idades, além disso, você poderá visitar o museu do eucalipto, excelente local para conhecer um pouco da história de São Paulo e do Brasil.

Parque Lago Azul

Ainda na cidade de Rio Claro, você também poderá conhecer o Parque Municipal Lago Azul, e aproveitar um espaço tranquilo e familiar.

O parque ganhou um novo visual, com um lindo paisagismo, com canteiros na entrada, grama, e o plantio de cerca de 80 árvores.

Além disso, foi instalado um mirante próximo as quadras esportivas e a revitalização do monumento histórico que fica na entrada do parque.

Outra novidade são os pedalinhos disponibilizados para que os visitantes do parque possam fazer passeios pelo lago.

Excelente opção de lazer para toda a família.

Parque Estadual Xixová – Japuí

Esse parque está localizado na Baixada Santista, mais precisamente entre os municípios de Praia Grande e São Vicente.

O Parque Estadual Xixová-Japuí, possui cerca de 900 hectares da Mata Atlântica, e possui ambientes marinhos conservados, assim como a mata de restinga e a mata de encosta.

Ele abre todos os dias entre as 8:30 até as 17:00 horas, sendo que sua entrada é gratuita, porém é necessário fazer um agendamento prévio para visitar esse incrível local bem próximo da grande São Paulo.

Parque Estadual do Jaraguá

No espaço onde se encontra o parque, é possível encontrar as últimas áreas que possui a Mata Atlântica na Região Metropolitana da Grande São Paulo.

Em 1961, o parque foi estabelecido para que fosse protegido os recursos naturais dos arredores, incentivando assim a educação ambiental.

Nesse parque há picos que possui mais de mil metros de altura, podendo esses serem vistos de várias partes da região.

No Parque há trilhas onde você poderá observar algumas espécies, como a do macaco-prego, do bicho-preguiça e também do tucano-bico-verde.

Você poderá entrar no parque de forma gratuita todos os dias, nos horários entre as 07:00 e as 17:00 horas.

Parque Estadual da Cantareira

Esse parque está localizado entre as cidades de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos, sendo que a maior parte dele está na zona norte da capital.

No parque você encontra umas das áreas mais importante que resta da Mata Atlântica, e por estar na região metropolitana, ela é considerada uma das maiores florestas em espaço urbano do mundo.

Esse parque possui inúmeras nascentes, além de vários cursos d’água, bastante importantes para o abastecimento da região.

Ele está aberto para visitas nos sábados, domingos e feriados, entre as 08:00 e às 17: horas, com entrada paga.

Está planejando uma trilha raiz? Veja a lista completa do que você precisa saber para acampar .

Parque Estadual Serra do Mar

Com cerca de 332 mil hectares, o parque engloba cerca de 25 municípios, sendo o mesmo o maior em conservação da Mata Atlântica.

No Parque Estadual Serra do Mar, há centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e plantas, que estão espalhadas por toda a sua extensão.

O parque possui nascentes que formam as bacias hidrográficas do rio Tietê e do Paraíba do Sul.

Ele possui também cerca de 10 núcleos, sendo que cada um desses é administrado pelas cidades de Santa Virgínia, Picinguaba, Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, São Sebastião, Padre Dória, Itariru e Itutinga Pilões.

Os horários de visitação e regras são determinados por cada núcleo, dessa forma, se você quer visitar, melhor se informar antes.

Parque Estadual Intervales

Esse Parque abrange as cidades de Sete Barras, Eldorado Paulista, Iporanga, Guapiara e Ribeirão Grande e está entre os melhores parques para conhecer no interior de São Paulo.

O parque tem como principal função proteger e manter preservada a biodiversidade. Ele abre todos os dias, nos horários de 8 às 17 horas, e a entrada é paga.

Parque Estadual Morro do Diabo

Ele preserva uma das poucas áreas de floresta de planalto do país, está localizado na cidade de Teodoro Sampaio, possui inúmeras espécies de animais, inclusive alguns ameaçados de extinção.

Pode ser visitado entre terças e domingos, das 8 às 17 horas e sua entrada é gratuita.

Esses são alguns dos melhores parques para se conhecer no interior de São Paulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com