Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

salvador Melhores cafeterias

Melhores cafeterias em Salvador

Hotéis

Salvador é uma cidade incrível e cheia de lugares para descobrir. Além disso, a gastronomia local é um dos pontos mais altos da cidade. Afinal, existem inúmeros lugares diferentes e deliciosos para se apaixonar pela gastronomia local. Por isso, separei para vocês as melhores cafeterias em Salvador.

Além de famosos restaurantes, a capital baiana também conta com diversos cafés, que são perfeitos para aproveitar não somente a culinária, mas uma experiência completa de lazer e diversão, com direito a tudo que Salvador pode te oferecer!

Para que você descubra qual lugar tem mais a ver com você, listamos alguns dos melhores lugares da cidade.

Além disso, vai viajar também pela capital baiana? Leia mais sobre Salvador:

As 8 melhores praias em Salvador

Onde ficar: Salvador

O que fazer no Pelourinho.

10 atrações gratuitas em Salvador.

Cafélier do Carmo 

Esse lugar é realmente de tirar o fôlego e um dos meus cafés favoritos em Salvador!

O café tem uma área externa incrível, as árvores enormes, por si só, são um um show à parte. O pôr-do-sol se torna uma verdadeira pintura nesse lugar. 

Além disso, já na parte interna, o café é tomado por uma decoração vintage que deixa tudo mais charmoso. Sendo assim, o ambiente se torna extremamente agradável e até mesmo nos dias mais movimentados do lugar, o Cafélier continua com um ambiente tranquilo.

Além disso, o Cafélier conta ainda com uma galeria de artes junto ao café. Com certeza esse é um excelente lugar para ir com a família ou em casal. 

O cardápio do Cafélier também é um show à parte. Afinal, são porções tipicamente brasileiras, as bebidas são fantásticas e sem falar nas sobremesas que dão água na boca. Sem falar, é claro, no café que é extremamente saboroso. No Cafélier você deve provar um das maiores iguarias soteropolitanas: a torta búlgara.

Então, se você está próximo ao Pelourinho, o Cafélier do Carmo é uma parada obrigatória no seu roteiro.

Coffeetown

A rede que tem mais de 18 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Vitória e Salvador, mostra que não veio para brincadeiras. Por isso, tendo em vista seu alto nível de qualidade, foi campeã do prêmio Veja Comer & Beber de 2019. 

O café é inspirado nos antigos cafés americanos, uma mistura perfeita entre estilos industrial, moderno e minimalista. Com paredes de tijolinhos, azulejos brancos, cimento queimado e uma pintura verde escura, tudo isso combinado com diversas lâmpadas do teto. Sendo assim, a Coffeetown se torna um lugar incrível para quem adora um ambiente instagramável

O local ainda conta com um enorme balcão compartilhado, uma mesa alta de madeira que fica perto de uma prateleira repleta de produtos deliciosos, todos à venda. Uma experiência diferencial, onde até mesmo os próprios baianos vão se sentir turistando nesse ambiente.

No Coffeetown os grãos utilizados são torrados pela Kento, uma empresa com sede em São Paulo e distribuídos para Salvador com toda qualidade e frescor.

Além disso, o Coffeetown ainda conta com diversos tipos de preparos de cafés diferentes, além do expresso tradicional, como o filtro japonês Hario V60, a prensa francesa e o Aeropress. 

A vitrine do lugar é como um imã para os fãs de doces. São diversas opções no cardápio como a torta de cookie com gotas de chocolate e recheio de creme de avelã, o cheesecake com cobertura de frutas vermelhas, ou doce de leite, Oreo ou até mesmo pistache e o Coffeetown ainda conta com um inexplicável bolo de cenoura com nozes e cream cheese. 

Mas, pra quem não é tão fã de doces assim o cardápio do Coffeetown possui uma extensa opções salgadas também como o delicioso sanduíche de pastrami com mostarda Dijon.

Yolo Coffee Bar

Esse é um dos caçulas da cidade, inaugurado em 2021 o Yolo representa muito bem a expressão em inglês “You only live once”, que traduzida significa: “Só se vive uma vez”.

Localizado em um antigo casarão em Santo Antônio Além do Carmo, junto ao Museu Aleixo Belov, o café é uma grande surpresa quando você entra. O local foi totalmente renovado e o projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Primos Arquitetura.

O local conta ainda com uma carta de drinks excelentes e o melhor é que a bancada do bartender é no salão, então todos podem ver o bartender preparando os mais diversos drinks. 

 O chef Raphael Sepulveda assina o cardápio do Yolo e conta com um cardápio incrível com bebidas quentes e frias, opções de toasts e milk cakes, pães de fermentação natural feitos na própria casa e ainda conta com um serviço de ‘Mozza bar’, onde o cliente monta suas entradas como preferir.

O Yolo é um daqueles lugares que mal chegou e já conquistou o coração de várias pessoas.

A Cafeteria Botânica

Se você é um apaixonado por plantas, música de qualidade e gastronomia espetacular, esse é o seu lugar. A Cafeteria Botânica se localiza na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

Esse café consegue reunir de forma harmonizada plantas, discos de vinil e um menu exclusivamente orgânico. A Cafeteria Botânica serve cafés da manhã, almoços e brunch com um cardápio diverso de drinks e até mesmo sobremesas. Ainda no menu é possível perceber a preocupação que tiveram com pessoas que tem alguma intolerância alimentícia, então você pode pedir pratos e bebidas em versões sem leite, sem açúcar e até mesmo sem glúten. 

O espaço foi desenvolvido pensando em em ser o mais inclusivo possível, existe uma área dedicada para famílias, bebês e crianças que, como todo o resto da cafeteria, conta com muito verde e muita arte.

O ambiente da Cafeteria Botânica é perfeito para quem precisa dar uma desacelerada no cotidiano, pois é todo pensado em uma maneira de deixar os clientes o mais confortável possível, com todo o projeto feito em um estilo de floresta urbana. Logo na entrada você já é convidado a relaxar, pois conta com diversas cadeiras e espreguiçadeiras e no chão é possível ver no chão lajotas desconstruídas que remetem ao quintal de casa.

Lá ainda conta com uma loja colaborativa com produtos de designers mães e também com arranjos secos feitos com a consultoria da Amiga Folhagem, de Luiza Burgos.

Um ambiente tão incrível assim não poderia ficar sem uma programação cultural e musical incrível. Então, o espaço tem diariamente grandes apresentações de  música instrumental, jazz, bossa e cumbia. Além disso, grandes encontros de musicistas ocorrem no local como a Orquestra Rumpikezz, OSBA e Jam No Mam.

Solange Café

Quando você entra no Solange Café é possível sentir aquele sentimento de casa de vó. SaAquele cheiro de biscoitos e bolos recém tirados do forno tomam conta do local e é impossível resistir. 

Desde 1993 este lugar vem conquistando o paladar e a atenção de todos que frequentam o local. A decoração por si só já é um grande espetáculo para os olhos. Com um estilo vintage e rústico, possui grandes janelas, diversos espelhos, gaiolas com flores de madeira e relógios dos mais variados estilos. Além disso, diversos poemas estão escritos nas paredes do local. O espaço é tão belo que é possível até mesmo marcar ensaios fotográficos. Na sua unidade na Garça é possível reservar um dos pisos para eventos e confraternizações.

Na gastronomia o Solange Café serve desde os clássicos pão com requeijão a capuccinos fenomenais. Mas o que realmente eleva o nível do lugar são os fantásticos bolos e biscoitos produzidos no próprio local, tudo com aquele sabor de casa de vó que o Solange Café pode te oferecer.

Essa é uma das opções menos óbvias que você pode incluir no seu roteiro de cafés pela cidade, mas que vai te surpreender.

Por isso, essas são algumas das opções de cafés que você pode encontrar em Salvador. Cada lugar com sua particularidade e com o seu jeito único, mas com uma paixão em comum pelo café.

Leia também sobre outras cafeterias no brasil e no mundo

  1. Hebe – vamos viajar pra onde agora? – Café do viajante em Curitiba
  2. Uma Viagem Diferente-Cafeterias em São Paulo
  3. Expedições em Família – Cafés, Confeitarias e Docerias imperdíveis de Belo Horizonte
  4. Cantinho de Ná – A Brasileira, cafeteria tradicional em Portugal 
  5. 6 Viajantes – 5 Cafeterias em Montevidéu para levar as crianças
  6. Destinos Por Onde Andei… – Majestic Café, requinte e tradição no Porto
  7. Chicas Lokas na Estrada- Dica de Cafeterias para os Amantes do Café em Contagem
  8. Gerações e 1 Mala – Café Cedinho – Um pedaço de Alice no País das Maravilhas em Porto Alegre
  9. Viajando com Moises- Cafés mais caros do mundo
  10. Elizabeth Werneck- 15 Melhores cafeterias do Rio de Janeiro: O guia completo!

19 respostas

  1. Que lista maravilhosa das 5 Melhores cafeterias em Salvador. Como boa mineira ama café e não abro mão de visitar uma cafeteria nos destinos onde vou. Agora tenho 5 op5em Salvador. Obrigada

  2. Amo Salvador e ainda mais com essas cafeterias! tudo de bom para começar o dia com um bom cafezinho antes de passear pela cidade. Essas 5 cafeterias já deixei salvas para quando for a Salvador conhecer todas!
    Alessandra Kleis

  3. Adorei sua lista com as melhores cafeterias em Salvador, já anotei aqui para quando voltar a capital baiana ir conhecer

  4. Ahhh como eu queria ter visto esse post mês passado!! Estive em Salvador faz 1 mês, acredita?? Vou ter que voltar para ir nas melhores cafeterias kkkkkk

  5. Wowww nao sabia que haviam tantas cafeterias incríveis em Salvador!
    Já salvei todas as dicas para visitar e adoraria ter a sua companhia para visitar pelo menos uma delas junto comigo…
    Estou louca para visitar Salvador em breve.

  6. Adorei sua lista de cafeterias em Salvador. De todas elas a única que conheço é a CoffeTown. Já quero conhecer as outras

  7. Achei bem interessante e eclética a sua lista de cafeterias em Salvador. Quem sabe um dia consiga visitar algumas.

  8. Sensacionais essas opções de cafeterias em Salvador, cada uma melhor que a outra. Os preços são bons?

  9. Bom demais conhecer as melhores cafeterias em Salvador, pois viajo para este paraiso no próximo mês, abraços

  10. Eu adorei essas dicas de Cafeterias em Salvador! Não conhecia nenhuma delas. Já salvando esse post!

  11. Muito legal esta lista com as melhores cafeterias em Salvador, vou deixar as dicas salvas para quando for conhecer a cidade.

  12. Top sua seleção das melhores cafeterias em Salvador, sou louca para retornar à cidade, caso tenha a chance, irei visitar algumas dessas cafeterias legais.

  13. Uau, que lista incrível das 5 Melhores cafeterias em Salvador. Eu sou doida pra visitar Salvador e quando eu for, já sei que preciso parar e conhecer esses lugarzinhos top!!!
    Obrigada por compartilhar

  14. Sou soteropolitana e fiquei curiosa para saber quais as cafeterias de Salvador que você elegeu como melhores. Me chamou atenção a Cafeteria Botânica que não conheço ainda. As demais também gosto muito.

  15. Ótimas dicas de Cafeterias em Salvador. A Cafeteria Botânica me chamou mais atenção, acho que seria a minha favorita da lista. O post está ótimo, mas senti falta de umas fotos desses lugares incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com