Amsterdã é a cidade mais procurada pelos turistas que vão para a Holanda. Por lá, é possível encontrar belas tulipas, uma arquitetura histórica, canais românticos e muito mais. Abaixo, você vai ver conhecer 5 passeios que respondem à pergunta sobre o que fazer em Amsterdam de graça!
Está fazendo um planejamento para uma viagem internacional a dois? Leia também Viagens de casal baratas
O que este artigo aborda:
- Onde fica Amsterdã
- Como se vestir em Amsterdã
- O que fazer em Amsterdam de graça
- Hollandsche Schouwburg
- Vondelpark
- Schuttersgalerij
- Gassan Diamonds
- Albert Cuypmarkt
- Bônus: Passeio de Barco e de Bicicleta em Amsterdã
Onde fica Amsterdã
Situada na Holanda, na Europa, Amsterdã é uma cidade que recebe o status de capital por vários motivos, a se começar pelo fato de ser a maior cidade dos Países Baixos. Tem uma importância no cenário mundial histórico devido à Guerra Nazista.
Mas, hoje é vista como uma cidade de paz, das flores e de uma cultura que conta muito sobre todo o continente. Lendária pelos canais fluviais, é terra de museus, concertos e cafés. Possui cerca de 1,3 milhão de habitantes em mais de 219 km².
Um voo sem escala do Brasil para Amsterdã pode durar 11 horas e 40 minutos pela KLM ou pela GOL e os valores partem de R$ 4 mil por cada passagem aérea. Para quem aceita fazer conexões, o preço é dividido ao meio em alguns casos. E quem vai garante: vale a pena!
Como se vestir em Amsterdã
Antes de a gente mencionar os principais pontos turísticos de Amsterdã vale a pena lembrar de um cuidado que faz muita diferença na sua viagem para essa cidade maravilhosa da Holanda. Estamos falando das roupas e dos calçados.
Isso porque independente da época do ano, Amsterdã é uma cidade onde se anda muito. Assim sendo, seja a pé ou de bicicleta, é possível que você, enquanto turista, vá “rodar” as ruas de lá usando apenas a sua própria força motora: as pernas.
Por isso, na sua lista do que levar na mala, uma boa ideia é adicionar um tênis bem confortável, como esses de caminhadas. Outra peça imprescindível é o short modelador. Isso porque ele pode ser usado baixo de outras roupas e uma boa ótima explicação para isso.
Além de ajudar você a ficar mais aquecida, ele é feito de um pano que auxilia nas caminhadas: tecido de alta compreensão e com proteção UV. Ou seja, bom para os dias frios ou ensolarados. Para quem vai na época do frio, casacos e gorros são necessários.
O que fazer em Amsterdam de graça
Existem diversos passeios turísticos gratuitos para fazer em Amsterdã. Muitos mesmos, desde os jardins do Rijksmuseum até mesmo concerto de jazz e mercado de flores. Mas, quais são os mais incríveis para quem vai visitar a cidade holandesa pela primeira vez? Escolhemos 5! Veja.
Hollandsche Schouwburg
Esse é um passeio incrível e de graça em Amsterdam para você anotar no
seu roteiro de viagens! É o memorial feito em referência às vítimas da 2ª Guerra Mundial. O antigo teatro fica no bairro judeu de Amsterdã e foi usado pelos alemães em 1942 como centro de deportação.
Por lá, você vai encontrar o nome de mais de 6,7 mil judeus que foram deportados e assassinados e que não possuem sepultura. A ideia é simbolizar as mais de 104 mil vítimas judias que morreram na Holanda. Há ainda uma exposição do Holocausto.
Vondelpark
Ok, ok. Você pode estar aí pensando que não viajou até a Holanda para ir em um parque público, certo? Mas, calma porque há um bom motivo para isso. O lugar tem uma atmosfera única, com um clima muito agradável e que fará você se sentir… na Holanda!
Durante o verão, os turistas podem ouvir uma programação gratuita que o parque oferece, com o Vondelpark Openluchttheater, que é um tipo de teatro livre, focado em crianças e ora em adultos. O espetáculo inclui músicas, danças e performances.
Schuttersgalerij
Esse é um ponto turístico de Amsterdã que não vai ser fácil encontrar. Ele fica “escondido” no centro da cidade, sendo uma pequena galeria que tem 15 pinturas do século 17. As pinturas retratam a guarda voluntária da cidade daquele século, são as Civic Guards Gallery.
Nessa pequena galeria também é possível encontrar retratos modernos de heróis holandeses contemporâneos, como jogadores de futebol, lutadores de boxe e até cidadãos “normais”. A galeria tem acesso livre para turistas e fica no pátio do Museu de Amsterdã.
Gassan Diamonds
A Gassan Diamands é uma empresa que abriu para o público a chance de ver como os diamantes são lapidados. Sim, é possível descobrir como os diamantes brutos se transformam em pedras polidas sem ter que pagar nada por isso. Acredita?
Outro ponto interessante desse passeio gratuito em Amsterdã é que a empresa fica em uma antiga fábrica de diamantes, onde há máquinas movidas a vapor que foram compradas por família judia. Assim, dá para aprender sobre a história do corte dos diamantes.
Albert Cuypmarkt
Para terminar a lista de passeios gratuitos em Amsterdã, saiba que estamos falando da maior feira a céu aberto de toda a Europa. Ao todo, são mais de 250 barracas que ficam ali durante 6 dias da semana. É na rua de mesmo nome: Albert Cuyp.
Ela conta muito sobre a rotina dos holandeses desde 1905. Então, é possível encontrar uma grande variedade de bancas que vendem roupas, souvenires, flores e muito mais. Para quem visa fazer um tour gastronômico barato na Holanda, essa é a melhor pedida.
Bônus: Passeio de Barco e de Bicicleta em Amsterdã
E seria um erro falar de passeios gratuitos em Amsterdã sem mencionar o passeio de barco no canal Prinsengracht, que fica em frente à casa de Anne Frank. O problema é que não é um tipo de entretenimento gratuito, já que se trata de um cruzeiro privado.
Os passeios de bike também são pagos porque você precisa alugar a bicicleta para andar nela. No entanto, são experiências com ótimo custo-benefício, se você optar pelos passeios mais simples, que seguem percursos como o que fez o holandês Rembrandt.
Para quem ficou curioso, saiba que para alugar uma bike em Amsterdã é preciso apresentar o passaporte e um cartão de crédito como garantia. O pagamento é feito após a devolução da bike e o valor é de 7,5 euros para cada hora. Mas, o preço abaixo para quem alugar por dia.
Quer saber outras cidades com incríveis programas para fazer de graça? Recomendo a leitura dos posts dos blogs parceiros:
1 – Passeios gratuitos em Londres, por Descobrir Viajando
2- Passeios gratuitos em Curitiba, por Agarre o mundo
3 – Paris econômica: 13 passeios gratuitos na cidade luz, por Viaja que passa
4- Passeios gratuitos em sp, por Mundo viajante
5 – Dez passeios gratuitos para fazer em Milão, por Voyajando Blog
6 – Passeio em Buenos Aires – 10 lugares gratuitos na cidade, por De Lugar Nenhum
7 – Real Gabinete Português de Leitura: a mais bela biblioteca do Brasil [atração gratuita], por Classe Turista