ponte de Praga

Praga: principais pontos turísticos

Você sabia por que Praga é chamada de “Praga Dourada”? Você sabia que Praga é uma das cidades mais românticas da Europa? Você sabia que Praga já foi a capital do Sacro Império Romano-Germânico? Para conhecer um pouco mais dessa cidade encantadora, separei  os 5 principais pontos turísticos de Praga, temperadas com algumas curiosidades que você não deve perder se estiver visitando a capital tcheca.

Onde fica praga

o que fazer em Praga
Belíssima vista de Praga, a capital da República Tcheca

Praga é a capital da República Tcheca, país que fica situado na Europa Central e faz fronteira com a Polónia, Alemanha, Eslováquia e Áustria.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Praga e seus pontos turísticos

O centro histórico de Praga, ou a parte mais antiga de Stare Mesto, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1992. 

Graças ao seu desenvolvimento, a Cidade Velha se tornou uma das cidades mais importantes da Europa na Idade Média, e hoje é o bairro mais movimentado da capital tcheca com mais atrações.

Os pontos históricos de Praga podem ser facilmente explorados a pé, e as ruas charmosas e pontos turísticos do centro histórico são de fácil acesso. Minha sugestão é que você calce um par de sapatos confortáveis ​​pela manhã, uma vez que para conhecer os principais pontos turísticos de Praga não é preciso pegar transporte. 

É possível conhecer as principais atrações da capital tcheca apenas caminhando desde o começo do dia até tarde da noite , quando o dia é coroado por um pôr do sol deslumbrante na Ponte Carlos.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Relógio Astronômico de Praga: principais pontos turísticos

lendas de Praga
Relógio Astronômico de Praga

Dos muitos pontos turísticos da Old Town, em Praga, o Relógio Astronômico de Praga é um destino privilegiado. O belo relógio da torre da prefeitura foi concluído em 1410 e, até hoje, grande parte dele pode ser visto em seu esplendor original. 

Um dos pontos turísticos icônicos de Praga, centenas de milhares o visitam todos os anos para admirá-lo. O mecanismo do relógio consiste em três partes, sendo a mais superior o teatro de fantoches, que é uma atração separada, e então vem o círculo esférico e o calendário. 

A observação do Relógio Astronômico, também conhecido como Relógio Astronômico, vale a pena planejar a aproximação de uma hora inteira para que possamos ouvir e ver os 12 apóstolos saindo das janelas que se abrem a cada hora.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Pontos turísticos de Praga: Ponte Carlos (Karluv Most, um lugar para artistas e amantes)

atrações turísticas de Praga
Charles Bridge (Karluv Most), uma das pontes mais antigas e românticas da Europa.

Além do Relógio Astronômico, outra atração icônica em Praga é a Ponte Carlos, ou melhor Karlův most ou Charles Bridge, sobre o Vltava , uma das pontes mais antigas da Europa.

 A construção começou em 1357, exatamente às 5 horas e 31 minutos, do dia 9 de julho de 1357, minuto preciso que o rei Carlos IV colocou a pedra fundamental da ponte.

 O imperador do  Sacro Império Romano-Germânico,  Carlos IV buscou o conselho de astrólogos e estudiosos da Cabala Judaica sobre o momento mais apropriado para fazê-lo, e ele próprio o colocou nessa base. A obra da mais bela ponte da Europa, a Ponte Carlos, demorou 45 anos para ser concluída.

A Ponte Carlos é um dos pontos turísticos mais movimentados de Praga , e não só os turistas, mas também os moradores locais adoram passear por lá. 

Há uma verdadeira vida cultural na ponte, totalmente fechada ao trânsito rodoviário , e inúmeros programas e feiras. Se não houver um programa especialmente organizado, uma fila de músicos de rua, dublês e pintores acompanhará o visitante e os casais apaixonados. 

É seguro dizer que o lugar dos artistas e amantes em Praga é a Ponte Carlos.

A beleza e os pontos turísticos de Praga fascinam o visitante. Assim foi comigo, eu simplesmente me rendi e me apaixonei pelas belezas da cidade, elevando-a à categoria de cidade mais romântica da Europa.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Castelo de Praga e Catedral de São Vito: principais pontos turísticos

catedral gótica
Catedral de São Vito, no Castelo de Praga, República Tcheca.

Se você olhar os cartões-postais ou guias turísticos sobre Praga, todos indicarão e falarão sobre a Catedral de São Vito, situada logo acima da Ponte Carlos. 

Ao visitar Praga, para mim, é praticamente obrigatório conhecer a história do Castelo de Praga e os pontos turísticos do bairro do castelo.

A área cercada por uma muralha de castelo é considerada o maior complexo de castelos da Europa .

A Catedral de São Vito, a igreja mais importante da República Tcheca, está localizada no meio do Castelo de Praga. A catedral, que também é impressionante por fora, serve de local de descanso para reis tchecos e é um excelente exemplo da arquitetura gótica-neogótica.

Eu recomendo que façam uma visita guiada. O Free Walking Tour que eu fiz no Castelo de Praga foi fantástico e recomendo a todos.

Está planejando uma viagem para o Leste Europeu? Leia também 5 Lugares imperdíveis na Sérvia para fazer turismo.

Beco dourado e vista da cidade

Na hora de visitar o bairro do castelo, depois de percorrer os pontos turísticos em destaque, vale a pena levar um pouco o mapa, simplesmente seguindo o nosso coração e os pés, por onde eles vão.

As ruas estreitas têm um ambiente especial, podemos meditar sobre acontecimentos históricos durante os nossos passos calmos e pacíficos, e no caminho vale a pena parar pelas muralhas do castelo, baluartes, torres e olhar ao longe. Existem também vistas magníficas da Ponte Carlos, da Cidade Velha e dos bairros mais distantes de Praga .

Tocando a Rua Dourada durante esta caminhada, você encontrará casinhas coloridas e extremamente charmosas como se fossem feitas para anões. 

Reza a lenda que no século XVI a rua foi batizada em homenagem aos alquimistas que aqui tentaram fazer ouro. A realidade, por outro lado, é que a rua leva o nome dos ourives que aqui trabalharam muito mais tarde.

 Hoje é uma verdadeira atração, você pode visitar os chalés com entrada paga.

Mosteiro Strahov e a cervejaria monástica: principais pontos turísticos de Praga

brew bear
Cervejaria monástica

Se falamos da República Tcheca, as cervejas tchecas não podem ficar de fora. 

Uma das atrações mais interessantes do Mosteiro Strahov, a sua famosa cervejaria. Você já imaginou tomar cervejeira fabricada por monges? Pois é, em Praga é possível viver essa experiência.

A primeira menção à cerveja do Mosteiro Strahov data do século XIII. Mas apenas em 1628, por ordem do Abade Kashpar Kvestenberg, um prédio separado foi erguido para uma cervejaria. Havia um bar de mosteiro no mesmo lugar onde está agora.

A cerveja é fabricada aqui de acordo com receitas do século XIII. Atualmente, a cervejaria é composta por três salas. A própria cervejaria, o restaurante St. Norbert e a cervejaria.

Vale a pena conhecer o local, ainda que você não seja fã de cerveja. 

Vai visitar e conhecer as maravilhas da República Tcheca? Que tal incluir também a Hungria no planejamento? Leia também o post Mercado Central de Budapeste

Curiosidades de Praga

・Você sabia que quase tudo na capital tcheca é coberto de paralelepípedos? 

É tão popular hoje que o nome de Praga, Cidade Velha, está completamente interligado a ele, e muitos turistas associam-no aos paralelepípedos como uma lembrança de Praga.

・Você sabia que a data de assentamento da construção e pedra fundamental da Ponte Carlos é um palíndromo?

Ou seja, se voltarmos a lê-lo, teremos o mesmo conjunto de números? 135797531 é o número que pode ser descoberto gravado na parede de uma das torres de pedra.

・Praga é frequentemente mencionada em diários de viagem como “Praga Dourada”, você sabe por quê? 

Também é cercado por duas lendas, uma das quais, segundo a época do rei Carlos I da República Tcheca, as torres do Castelo de Praga eram revestidas de ouro, daí o nome; por outro lado, eles poderiam ter recebido esse nome devido às atividades dos alquimistas e ourives em Praga.

・Você sabia que várias pessoas famosas já moraram no Beco Dourado?

Por exemplo, Franz Kafka viveu e trabalhou aqui entre 1916-17 com o número da casa 22.

Praga é um destino ideal para grupos de amigos, para uma viagem romântica em casal , para famílias com uma criança pequena, para aqueles sedentos de história e cultura, para mulheres viajando sozinhas, é um local para todos. Descubra Praga você também!

Uma resposta

  1. Fiquei muito encantada com a descrição dos pontos turísticos de Praga. A forma detalhada e rica que vc descreve os pontos turísticos estimula a pessoa querer conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com