Comidas Francesas famosas

A França, com certeza, é um dos lugares mais procurados no mundo inteiro quando o assunto é gastronomia. Dessa maneira, caso você queira conhecer melhor esse país incrível, confira a seguir algumas dicas de viagem gastronômica para França, bem como diversas comidas francesas famosas.

Dentre tantas comidas típicas francesas famosas e super conhecidas mundialmente, trouxemos o queijo francês, Monaco e o crepe. Eu tenho certeza de que você já ouviu falar de algum ou todos eles, e por isso eles devem estar no seu roteiro de viagem à França. 

Claro que existem outros exemplos emblemáticos da gastronomia francesa, porém você conhecerá a seguir os principais. 

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Queijo francês

O início da sua jornada gastronômica entre as comidas francesas famosas deve ser pelo queijo francês, e, na verdade, essa é uma excelente tática para aqueles que desejam abrir o apetite. O curioso é que, na França, o queijo costuma ser servido depois do prato principal e antes da sobremesa. 

Tenha em mente que os queijos franceses são tidos como alimentos primordiais no dia a dia dos franceses – e isso é muito parecido com o Brasil. Porém, ao contrário do que ocorre em solo brasileiro, existem cerca de 500 tipos diferentes de queijos. 

A maioria desses queijos possui o registro e classificação da AOC (Appellation d’Origine Contrôlée). O AOC é um órgão responsável por controlar e regulamentar os queijos, dando o certificado e legitimação necessária. 

Antes disso, a AOC verifique a forma de produção do queijo, qual o leite utilizado, tempo de cura e de produção e muitos outros critérios. Sendo assim, é interessante destacar que cada região do país possui o seu tipo de queijo. 

Logo, esses queijos são produzidos conforme o clima, tipo do leite, local e outros fatores. Essa é uma forma incrível que você pode usufruir para conhecer melhor a França. 

Vamos explorar, então, a seguir alguns tipos de queijo na França. 

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Roquefort 

O queijo roquefort é um dos mais clássicos das comidas francesas famosas, que aquele que possui uma aparência de mofado. Na verdade, esse queijo possui realmente fungos na sua composição, mas eles não são prejudiciais à saúde. 

Dessa maneira, esse queijo é feito com base em leite de ovelha, sendo um queijo muito forte e está na categoria de queijo azul. Com isso, o queimo roquefort é semi-duro e combina com vinhos. 

Mont d’Or

Por outro lado, ainda temos o queijo Mont d’Or, que tem uma textura tão cremosa que derrete na boca. Para adquirir, você deve comprar uma peça inteira, e se precisar, pode aquecer para que o interior derreta e você coma como se fosse um fondue. 

Para acompanhar esse queijo, opte por pães franceses, pois o queijo é de massa mole, de coloração amarelo marfim e com leite de vaca em sua produção. 

Comté

Por fim, o queijo comté é utilizado em saladas, sanduíches ou como aperitivo, sendo um dos mais consumidos na França. A sua produção também se baseia em leite de vaca e está na categoria dos queijos duros. 

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Monaco 

A bebida Monaco é a melhor representação do verão e da primavera francesa, sendo um drink feito a partir da limonada, cerveja pilsen e xarope de groselha. Essa bebida é consumida em larga escala na França, no entanto, também é possível encontrá-la na Bélgica e na Suíça. 

Para fazer, basta utilizar o xarope de groselha no início, colocando no fundo do copo. Em seguida, adicione a limonada e a cerveja para finalizar. Alguns ingredientes podem variar, mas essa é a receita do clássico e que está na lista de comidas francesas famosas. 

Crepe Francês

Por fim, é possível citar o crepe francês que não pode ficar de fora da sua viagem à França. Esse prato é tão famoso que já foi protagonista em provas de competição culinária no Brasil, como o Masterchef. 

Esse é um prato, então, que não possuía requinte, e surgiu com os camponeses, usando como base o ovo, farinha, açúcar, manteiga e leite. Com o tempo, até a atualidade, vemos que o prato passou por algumas transformações e hoje tem a sua versão gourmet.

Sopa de cebola (Soupe à l’oignon)

Ao falar em comidas francesas famosas, é impossível não falar da sopa de cebola. Afinal, a sopa de cebola que se tornou a marca registrada do país. Parece tão simples a receita, leva apenas caldo de carne, cebolas salteadas, croutons e queijo, mas te garanto que é maravilhoso!

Você pode experimentar sopa de cebola em Paris em quase todos os lugares, inclusive, o prato está presente em muitos menus executivos.

Croissants

Nada mais francês do que um croissants no café da manhã. Os franceses são famosos por seu amor por iguarias da patisserie. Vá a qualquer boulangerie ou qualquer patisserie e poderá aproveitar e se deliciar com as melhores maravilhas da gastronomia francesa na minha opinião.

Boeuf bourguignon

É a minha comida francesa famosa favorita. Fico contando os dias para voltar na França e poder me deliciar com um bom boeuf bourguignon.

A receita é um ensopado de carne em vinho tinto com bacon, cogumelos e cebola. E é simplesmente sensacional!

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com