Quem mora ou visita a cidade de São Paulo não precisa se preocupar em gastar dinheiro para se divertir, porque é possível fazer vários passeios grátis nos diversos pontos turísticos que existem espalhados pela cidade.
Inclusive, se quiser, é possível sair todos os dias da semana para um lugar diferente. Para isso, basta conhecer os roteiros com dias e horários para visitar os locais que desejar.
Hoje, você irá conhecer seis dos muitos lugares para fazer passeios grátis pela grande metrópole. Continue lendo para descobrir novos roteiros interessantes e gratuitos.
O que este artigo aborda:
- Avenida Paulista: centro comercial e cultural de São Paulo
- 1 – MASP: Museu de Arte de São Paulo
- 2 – Fiesp: Centro Cultural
- 3 – Itaú Cultural
- 4 – Parque Trianon
- Passeios grátis em outros bairros de São Paulo
- 5 – Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
- 6 – Memorial da Resistência de São Paulo
Avenida Paulista: centro comercial e cultural de São Paulo
A história da Avenida Paulista começa no século XIX. A sua inauguração aconteceu no dia 8 de dezembro de 1891, e assim, ganhou esse nome porque o seu idealizador, o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, quis homenagear o povo da cidade que o acolheu muito bem.
Essa avenida que já foi abrigo de grandes mansões de barões do café, hoje, é considerada o coração dos paulistanos, devido ao fato de ser o centro econômico e financeiro da maior cidade do país, e, também, por sua diversidade cultural.
Agora, confira alguns lugares para começar o seu passeio.
1 – MASP: Museu de Arte de São Paulo
No Museu de Arte de São Paulo, conhecido como MASP, a entrada é grátis o dia todo, às terças-feiras. Ele conta com mais de 8.000 peças de obras de arte em exposição.
Assim, você encontrará muitas obras, tanto nacionais como Anita Malfatti e Cândido Portinari, e internacionais como Delacroix, Monet, Van Gogh. Só para citar alguns dos artistas que compõem o acervo.
2 – Fiesp: Centro Cultural
Esse é outro lugar que você consegue visitar sem gastar dinheiro, a menos que queira ver muito mais que os espetáculos de teatro, de música e dança que são as exposições itinerantes.
O Fiesp é um daqueles lugares para se admirar tanto de dia, pela excelente oferta de programações, como à noite, horário em que o prédio é iluminado de maneira especial, tornando a vida dos pedestres mais culta com a apresentação de lindas imagens.
Vai viajar pelo estado de São Paulo? Descubra O que fazer em Cunha SP
3 – Itaú Cultural
O Itaú Cultural é mais um local de passeios grátis na Avenida Paulista que não pode ficar fora da sua lista de lugares para visitar em São Paulo.
É neste espaço que vai conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. O acervo conta com exposição de:
- Moedas;
- Documentos;
- Mapas e gravuras, entre outros.
Além disso tem sala de teatro e cinema, mas se você quiser assistir a algum espetáculo precisa pegar o ingresso com antecedência de pelo menos meia hora.
Passeando pela Avenida Paulista, você consegue tomar um café na Casa das Rosas e ler um livro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
E quando estiver na rua, pode fazer uma visita ao Shopping Center 3 ou Shopping Pátio Paulista. Programação é o que não falta para você passear e se divertir.
Quer fazer compras, mas está perdido? Leia também Viagem de compras: conheça as lojas do Brás em São Paulo
4 – Parque Trianon
Se quer relaxar e respirar um pouco de ar puro, visite o Parque Tenente Siqueira Campos, Parque Trianon, que fica em frente ao MASP.
Esse parque abriga várias árvores centenárias, esculturas famosas e aos domingos tem uma feira de artesanato.
Gosta de parques e contato com a natureza? Descubra os melhores parques para conhecer no interior de São Paulo
Passeios grátis em outros bairros de São Paulo
Contudo, nem pense que só existe a Avenida Paulista para conhecer. Muitos bairros de São Paulo tem uma atração turística, como é o caso de Pinheiros e Vila Madalena.
São muitas opções de passeio grátis, tanto para quem mora na cidade quanto para quem vem de fora para conhecer. Confira, a seguir, essas sugestões.
Já imaginou conhecer um templo budista sem precisar viajar até a Ásia? Conheça os tempos Budistas no Brasil
5 – Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
Para quem gosta de objetos antigos, essa feira que acontece todos os sábados no bairro de Pinheiros, é perfeita.
Dessa forma, além de conhecer algumas antiguidades, você pode tomar um lanche nas barraquinhas e ouvir uma boa música do projeto Chorinho na Praça.
Afinal, em todos os passeios que fizer em São Paulo, você vai aprender um pouco mais sobre a história dessa grande cidade. Então, aproveite para aumentar o seu repertório cultural.
Vai viajar com seu cão amigo? Leia o post Hotéis pet friendly SP
6 – Memorial da Resistência de São Paulo
Este é um espaço separado para guardar e preservar documentos das memórias da repressão e das resistências políticas no Brasil, durante o período da Ditadura Militar.
O prédio fica onde era sediado o Departamento de Ordem Política e Social, o antigo Dops.
É um passeio interessante, porque mostra os registros da realidade do país no período do regime militar no Brasil. Este memorial fica no bairro de Santa Efigênia.
Você pode conhecer ainda, O Mirante do Sesc, o Museu da Lâmpada no Jabaquara e o Parque da Independência no Ipiranga.
Além disso, como você pode ver, nem só de trabalho vive o paulistano e é por causa das inúmeras opções de passeio e diversas linhas de transporte público, que milhares de pessoas pesquisam por apartamentos à venda em São Paulo, em busca de viver em uma cidade completa.
E você, também gostaria de morar em um lugar que te desse acesso a todos esses passeios grátis?