sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - 11/10/2024 00:37:17
Viagem e Cura


Primeiramente, você já ouviu falar em Holambra? Não, não se trata de um erro na grafia do nome do país europeu. Essa cidade localizada no interior de São Paulo possui mais semelhanças com o continente europeu do que apenas seu nome. Por isso, separamos nesse artigo uma lista especial do que você pode fazer ao visitar Holambra.

O que este artigo aborda:

Por que visitar Holambra?

Antes de mais nada, a cidade de Holambra está localizada a 130 km de São Paulo e lembra muito Holanda, o país Europeu. Dessa maneira, nós, brasileiros, possuímos a facilidade de não precisar comprar passagem aérea, nem converter nossos custos em Euro para visitar a cidade que produz 40% das flores do Brasil, e 80% daquelas que são exportadas.

Além disso, o destino pode ser visitado o ano inteiro, tanto nas temperaturas mais quentes quanto nas mais amenas e oferece um número grande de atrações turísticas para todos os gostos. Dessa forma, apresentamos aqui algumas sugestões imperdíveis do que fazer em Holambra.

O que fazer em Holambra?

Portal de Holambra

De antemão, ao chegar na cidade paulista nos deparamos com um lindo portal. Ele já mostra o ar europeu que está por vir. É composto por tijolos e janelas que remontam a arquitetura holandesa. Muitos turistas aproveitam e já começam os registros da viagem logo ao entrar na cidade.

Parque Van Gogh

Visitar o Parque Van Gogh é algo que, definitivamente, você não pode deixar de fazer ao visitar Holambra. O espaço possui atrações para toda a família. 

A principio é possível apreciar a variedade e riqueza da fauna e da flora do local. Passear de pedalinho pelo Lago do Holandês. Além disso, é um passeio que agrada muito as crianças, pois o espaço possui tirolesa e parede de escaladas.

Por fim, aumentando ainda mais o charme do parque, encontramos espalhadas pelo local inúmeras réplicas das pinturas do pintor holandês Vincent Van Gogh.

Campos de Flores de Holambra

É impossível pensar no que fazer em Holambra e deixar de mencionar a visita aos seus campos de flores. 

Esses locais possuem uma grande variedade de flores: gérberas, girassóis, crisântemos entre outras. Eles são, primordialmente, as atrações mais buscadas pelos turistas que visitam a Cidade das Flores.

No entanto, é importante destacar que, para visitar as plantações localizadas em áreas particulares é necessária a companhia de um guia turístico.

Uma das fazendas mais famosas é a Macenas Flores. Além de produzirem flores para venda, oferecem um tour com guia que pode incluir até mesmo ensaio fotográfico.

Moinho dos Povos Unidos

Outra importante atividade que deve ser feita em sua visita a Holambra é conhecer o Moinho dos Povos Unidos.

Essa construção foi criada por um arquiteto Holandês. E, além de oferecer uma vista privilegiada da cidade, o Moinho funciona verdadeiramente, tal como os moinhos holandeses, através da força dos ventos.

Esse ponto turístico possui 10 andares, e 6 deles estão abertos a visitação. Por isso, não deixe de incluir esse programa no seu roteiro pela cidade.

Lago Vitória Régia

Se você aprecia caminhadas ao ar Livre, não pode deixar de conhecer o Lago Vitória Régia em Holambra.

Contudo, ainda que a vista do lago seja deslumbrante, o ponto alto deste passeio é a visita ao Deck do Amor. 

Assim como é visto na Pont des Arts, em Paris, no Deck do Amor, inúmeros casais prendem cadeados com seus nomes escritos, como símbolo da eternidade de suas relações.

Além disso, a visita ao Deck do Amor no momento do pôr do sol garante uma bela vista do Lago e fotos lindíssimas.

Guarda-chuvas de Holambra

Assim como a visita aos lagos e parques de flores rendem fotos inesquecíveis de Holambra, outro passeio que você deve fazer na cidade para garantir um bom registro fotográfico, é conhecer a famosa rua com os Guarda-chuvas de Holambra.

Nesse local você encontrará muitas pessoas tirando fotos com os guarda-chuvas suspensos, pois a variedade de cores do objeto é garantia de fotos marcantes.

Praça da Cachoeira

Além desses, outro passeio que você deve fazer em Holambra para registrar fotos belíssimas é visitar a Praça da Cachoeira.

Embora essa não seja uma das praças mais conhecidas da cidade, no local, você encontra uma cachoeira artificial que forma, com suas quedas, um belo lago que vale ser registrado.

Agito noturno em Holambra

Logo após conhecer todas as atrações turísticas de Holambra, é possível aproveitar um pouco da vida noturna do local.

Além de música ao vivo e petiscos acompanhados pelo chopp tradicional brasileiro, em Holambra encontramos alguns estabelecimentos que servem porções e pratos típicos holandeses. Vale a pena experimentar! 

Eventos e festas em Holambra

Expoflora

Em sua visita a cidade de Holambra certamente não faltarão opções do que fazer pelo local.

No entanto, entre os meses de agosto e setembro, como marco do início da primavera, ocorre o evento mais importante da região: a ExpoFlora.

Além de ser a maior festa de flores da América Latina na qual várias espécies de flores são expostas, o evento se tornou também uma celebração da cultura holandesa.

Por essa razão, durante a exposição é possível encontrarmos inúmeras atrações culturais tradicionais da Holanda pelas ruas da cidade.

Noeland

Juntamente com a celebração da primavera, recentemente foi criado em Holambra um evento especial em que se comemora o Natal.

O Noeland é o evento em que um universo europeu natalino é criado. Nele são vistas apresentações de danças, patinação no gelo, e muitas atividades recreativas. Dessa forma, a celebração atrai cada vez mais turistas a região.

Por isso, se você deseja desfrutar do clima de Natal europeu, juntamente com sua família, prepare-se para visitar a região a partir de Novembro até o fim de dezembro. A diversão está garantida.

Carnaflores 

Apesar de a cidade de Holambra reconstruir a atmosfera européia, o local não deixa de celebrar a festa que é a paixão nacional: o carnaval.

Dessa maneira, durante o período carnavalesco encontramos em Holambra o Carnaflores. As ruas da cidade são ocupadas por blocos que desfilam entoando as marchinhas tradicionais. 

No entanto, o verdadeiro ponto alto da festa são os carros alegóricos cobertos por flores, que tornam o carnal da cidade singular.

Além disso, durante a folia ocorrem shows ao vivo e matinês para crianças, tudo isso com entrada gratuita, deixando a festa ainda mais democrática.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

As 8 melhores praias em Salvador

As 8 melhores praias em Salvador

Onde ficar na capital da Paraíba: melhores hotéis em João Pessoa

Onde ficar na capital da Paraíba: melhores hotéis em João Pessoa

O que fazer no Rio de Janeiro com Crianças – 10 dicas do que fazer nas férias

O que fazer no Rio de Janeiro com Crianças – 10 dicas do que fazer nas férias

Desenhos animados para quem curte viajar" title="Desenhos animados para quem curte viajar">

Desenhos animados para quem curte viajar

Como ir de Paris para Versalhes

Como ir de Paris para Versalhes

Dicas para viajar mesmo com as dores da Fibromialgia

Dicas para viajar mesmo com as dores da Fibromialgia