pontos turísticos de Berlim

O que fazer em Berlim: pontos turísticos de Berlim

Berlim, a capital alemã, é uma cidade rica em locais históricos e culturais, que atrai cada vez mais turistas anualmente. Mas, além de seus museus e monumentos históricos, Berlim é uma cidade dinâmica e vanguardista, que guarda muitas surpresas para seus visitantes. Assim, se você quer descobrir o que fazer em Berlim, eu listei 10 pontos turísticos em Berlim para você visitar.

Dito isso, leia mais o post e descubra o que fazer em Berlim e quais os principais pontos turísticos em Berlim para conhecer. 

O que fazer em Berlim: o muro de Berlim

o que fazer em Berlim
Muro de Berlim

Começar qualquer lista sobre o que fazer em Berlim ou sobre os principais pontos turísticos de Berlim e não falar do Muro de Berlim é não fazer tal lista.

Sendo assim, ao visitar Berlim, você não poderá perder este importante monumento histórico do século XX. 

Esse muro foi erguido em apenas uma noite, entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961 pela RDA, e separou a capital Alemã por quase 30 anos, antes de ser finalmente demolido em 1989.

Hoje, uma parte inteira do Muro de Berlim ainda está de pé. Nas margens do Rio Spree, você pode descobrir o trecho mais icônico da parede, que é em grande parte coberto por pinturas. Ao lado, você também pode visitar o Memorial do Muro de Berlim, para aprender mais sobre a história da cidade durante esse tempo.

Se você é um amante de história como eu, provavelmente sentirá uma emoção incrível ao ver pela primeira vez o Muro de Berlim, um importante marco histórico da nossa história recente.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

O que fazer em Berlim: Descubra o Tiergarten

O Tiergarten é um grande parque localizado bem no centro de Berlim. Com mais de 3 quilômetros de comprimento e 1 de largura, é de longe o maior espaço verde da cidade.

o visitar este parque, você pode desfrutar de uma atmosfera muito tranquila, longe da agitação de algumas partes de Berlim.

Nesta antiga reserva de caça dos nobres do Sacro Império Germânico, você descobrirá trilhas, lagos, bosques e alguns monumentos emblemáticos da capital. A Coluna da Vitória, uma torre alta que simboliza as vitórias militares prussianas, fica no centro de uma das praças deste parque. Da plataforma de observação no topo desta coluna, você pode desfrutar de uma vista muito bonita do parque e da cidade.

Além de ser o lugar perfeito para um passeio ou um piquenique, o Tiergarten também abriga o Zoológico de Berlim.

Zoológico de Berlim: O que fazer em Berlim

Se você tiver procurando o que fazer em Berlim com crianças, o Jardim Zoológico de Berlim 

é uma excelente opção de passeio.

O Jardim Zoológico de Berlim é parte integrante do Tiergarten, é o zoológico mais antigo da Alemanha.

Com uma área de 35 hectares, o Zoológico de Berlim é um dos maiores do mundo, e um dos que abrigam as mais diferentes espécies animais (mais de 1.500), mas também a maioria dos animais (cerca de 18.000) .

Assim que você entrar neste zoológico, poderá admirar o famoso Elefantentor (Portão do Elefante).

Todas as diferentes áreas deste zoológico foram construídas para respeitar os animais tanto quanto possível, reproduzindo seus ambientes naturais. Poderá ver ursos (o animal emblemático de Berlim), pandas, leões, macacos e até lobos.

Saindo do zoológico, você pode chegar imediatamente ao Aquário de Berlim, que fica bem ao lado e abriga várias centenas de lagoas com espécies aquáticas de todo o mundo.

Memorial do Holocausto: pontos turísticos de Berlim

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Este é um dos locais mais famosos da capital alemã e não poderia deixar de faltar nessa lista sobre o que fazer em Berlim e os principais pontos turísticos de Berlim.

Esta grande obra de arte feita de milhares de blocos de pedra homenageia as vítimas do Holocausto. O Memorial do Holocausto está localizado no distrito de Tiergarten, não muito longe do parque e do Palácio Reichtag.

 Esta obra impressionante, do artista Peter Eisenman, abrange quase dois hectares e forma um grande labirinto. Seus 2.711 blocos de pedra, cada vez mais altos, causam uma sensação de opressão surpreendente.

Abaixo do labirinto, você pode encontrar um grande centro de informações sobre o Holocausto, que pode ser visitado gratuitamente.

O que fazer em Berlim: Palácio do Reichstag

principais pontos turísticos de Berlim
Palácio do Reichstag (Parlamento Alemão), Berlim

Este palácio, construído no final do século 19, quando o Primeiro Reich foi fundado, ainda é um dos símbolos da Alemanha hoje. 

Com sua impressionante cúpula de vidro e fachada imponente, o Palácio do Reichstag é facilmente distinguido de todos os outros edifícios em Berlim.

Ainda hoje, este palácio é a sede do Parlamento alemão. Poderá descobri-lo numa visita guiada, e ainda terá a oportunidade de subir ao telhado, ver a cúpula de perto e admirar uma bela vista panorâmica.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Para mim foi um dos melhores pontos turísticos que eu visitei em Berlim. Então, não deixe de incluir na sua programação sobre o que fazer em Berlim.

No site você irá encontrar várias opções: palestra pública na galeria do parlamento, visita guiada no parlamento durante um dia de expediente e visita à cúpula de vidro.

A cúpula de vidro (dome) é essa obra de arte que aparece logo no topo da foto, dela você tem uma visão incrível de toda a cidade!

É importante frisar que todas as visitas são gratuitas, entretanto elas devem ser agendadas com bastante antecedência. Eu não consegui fazer a visita guiada que eu gostaria por falta de vaga e tentei meses antes.

・Você poderá agendar através do site oficial.

Ilha dos Museus: principais pontos turísticos de Berlim

museu em berlim
Altes Museum, Berlim

Museumsinsel, a Ilha dos Museus de Berlim, é um verdadeiro bairro inteiramente dedicado à cultura, ou seja, se está na dúvida sobre o que fazer em Berlim achou o local certo.

Criado pelo rei Frederico Guilherme III há quase dois séculos, este distrito, que hoje é um dos principais pontos turísticos de Berlim, está localizado na parte norte de Spreeinsel, uma pequena ilha que fica no Rio Spree.

A Ilha dos Museus abriga vários museus nacionais:

atração turística Berlim
Neues Museum, um dos meus museus favoritos do mundo.

O Neues Museum, outro museu de arte e história, dedicado a obras que datam dos tempos pré-históricos, do antigo Egito e do Império Romano. Esse é um dos meus Museus favoritos no mundo! Literalmente esqueci do tempo e do espaço dentro dele. É onde fica exposto o busto da rainha egípcia Nefertiti.

O Museu Pergamon, o maior museu arqueológico da cidade, que abriga um vasto acervo de obras e objetos da Antiguidade. Este museu é o mais popular de Berlim, recebendo mais de um milhão de visitantes todos os anos.

O Bode-Museum, um museu de arte onde está exposta a maior coleção de esculturas antigas do mundo. Você também pode ver uma incrível coleção de arte bizantina, com obras que datam dos séculos 3 a 15.

A Alte Nationalgalerie, um museu excelente construído no modelo de um templo romano, em grande parte dedicado à arte alemã do século XIX. Você também pode descobrir obras de impressionistas franceses como Manet e Monet.

Altes Museum, ou Royal Museum, um museu de arte e história que foi o primeiro museu da cidade aberto ao público. Em particular, ele abriga a coleção da família real prussiana e uma coleção de obras de arte da antiguidade romana e grega.

Além de todos esses museus, a ilha também abriga alguns edifícios notáveis:

Berlim o que fazer
Catedral de Berlim, situada na Ilha dos Museus.

Catedral de Berlim, a impressionante igreja protestante histórica da cidade

Castelo de Berlim, residência da família imperial e real antes da queda do Império Alemão no final da Primeira Guerra Mundial

Ingressos para visitar os Museus do Museumsinsel

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos dos Museus indicados e situados no Museumsinsel.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Palácio de Charlottenburg

Este palácio rococó, a antiga residência de verão da família real, é o maior e certamente o mais belo dos palácios de Berlim. O Palácio de Charlottenburg foi a residência de Sophie Charlotte, esposa de Frederico III. Foi ao morrer que ele assumiu o nome de Charlottenburg em sua homenagem.

Este magnífico castelo é particularmente conhecido pela sua sala de estar e salão de baile, apelidado de “Galeria Dourada” pela riqueza da sua decoração. 

Na Sala de Prata, ainda estão postas 100 mesas com talheres de ouro e prata e louças de porcelana, para relembrar a opulência dos banquetes reais da época.

Nos terrenos do castelo, você pode descobrir soberbos jardins barrocos, o impressionante Mausoléu da Rainha Louise, bem como a sala de chá Belvedere, que oferece uma bela vista do Rio Spree.

Badeschiff: o que fazer em Berlim

Talvez esse não seja um dos principais pontos turísticos de Berlim, mas se o tempo estiver bom durante a sua estadia em Berlim, você deverá incluir na sua lista do que fazer em Berlim e aproveitar para dar um mergulho no Badeschiff.

Em frente à Arena Kreuberg, você pode chegar a uma grande piscina flutuante, situada no rio Spree.

Aberta desde 2004, a piscina pública Badeschiff se tornou rapidamente um local muito popular em Berlim. Esta piscina flutuante, coberta durante o inverno e descoberta durante o verão, foi construída a partir de um antigo cargueiro.

Além da piscina, outras duas plataformas são utilizadas como sauna no verão e solário no inverno.

É um programa especial para os alemães e turistas.

O Portão de Brandemburgo

Brandemburger Tor o que fazer em berlim
Portão de Brandemburgo, Berlim

Este é um dos outros marcos históricos e um dos principais pontos turísticos  da cidade de Berlim.

O Portão de Brandemburgo é um dos antigos portões da cidade. Foi construídp no final do século XVIII a pedido do rei prussiano Frederico Guilherme II, inspirado no estilo dos Propileus da Acrópole de Atenas.

Com seus 26 metros de altura e sua estatura de cobre da deusa da vitória em uma antiga carruagem puxada por quatro cavalos, este portão que fica a poucos passos da Pariser Platz é um símbolo de paz.

Este local é um dos lugares imperdíveis ao visitar Berlim e deverá constar na sua lista sobre o que fazer em Berlim. Se possível, recomendo essa visita duas vezes, primeiro durante o dia e depois à noite, para aproveitar também a magnífica iluminação que sublima o monumento.

Avenida Unter den Linden

Esta majestosa avenida de Berlim, que vai da Pariser Platz à Ponte do Castelo, é uma das principais vias da cidade. É um pouco como a Avenida Champs Élysées, de Paris, mas em Berlim.

Ao longo desta avenida, você pode descobrir alguns locais importantes, como o Fórum Humboldt, a Universidade Humboldt, o Arsenal ou o Neue Wache. É aqui também que fica a ponte para a Ilha dos Museus.

A Avenida Unter den Linden também é o lugar perfeito para uma pequena maratona de compras, já que você pode encontrar um grande número de butiques de marcas famosas, muitas vezes luxuosas, aqui. Mais adiante, a Avenida Unter den Linden se torna Karl Liebknecht Strasse, onde fica a Torre de TV.

Mercado de pulgas Mauerpark

O mercado de pulgas Mauerpark acontece ao lado do parque de mesmo nome, no bairro de Prenzlauer Berg. Todos os domingos à tarde, este é o lugar para onde você deve ir se quiser encontrar objetos de todos os tipos, muitas vezes vendidos diretamente por particulares.

Roupas, discos, DVDs, instrumentos musicais, móveis … neste mercado muito concorrido, você encontrará uma grande variedade de objetos, mas também poderá fazer uma pequena sessão de karaokê no anfiteatro do bairro, relaxar nos bares das esplanadas e cafés, para desfrutar da autêntica atmosfera de Berlim.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Torre de TV de Berlim

O Berlin Fernsehturm está localizado bem no centro de Berlim. Esta torre alta, com 368 metros de altura incluindo sua torre, é um dos edifícios mais famosos da cidade, graças à sua arquitetura impressionante.

A Torre de TV de Berlim é mais do que apenas uma torre de transmissão, o que a torna um dos locais mais populares de Berlim – sua plataforma de visualização panorâmica, localizada a 203 metros acima do nível do mar. Este é o mirante mais alto aberto ao público na Alemanha, e você também pode encontrar um bar lá.

Ingressos para visitar a Torre de TV em Berlim

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos da Torre de TV em Berlim.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie, também conhecido como ‘Checkpoint C’, é o mais famoso dos cruzamentos de fronteira que permitiam a travessia de Berlim Oriental para Berlim Ocidental durante a era da Guerra Fria, quando o Muro de Berlim ainda existia entre 1961 e 1989.

O Checkpoint Charlie era o local onde estrangeiros, diplomatas e prisioneiros políticos cruzavam a fronteira. Este posto de controle é um dos locais históricos mais importantes da cidade. Foi aqui que, em 1961, os tanques soviéticos e americanos se enfrentaram, enquanto o mundo temia o início de uma Terceira Guerra Mundial.

Hoje, o Checkpoint Charlie é um dos pontos turísticos mais visitados da capital alemã. Perto dali, o museu Haus am Checkpoint Charlie é dedicado à história deste lugar, incluindo uma grande coleção de documentos relacionados a fugas para o oeste.

Parque Tempelhof: o que fazer em Berlim

Desde 2010, o antigo aeroporto de Berlim, localizado no bairro de Tempelhof-Schöneberg, foi completamente convertido em um enorme parque onde muitas atividades são oferecidas. No parque Tempelhof você pode fazer belas caminhadas ou passeios de bicicleta, mas também andar de patins, skate, iate na areia e uma série de outras atividades esportivas em mais de 6 km de pistas.

Você também pode fazer muitas outras atividades, como dança, ioga, jardinagem, minigolfe ou mesmo boxe.

Espero que esta lista sobre os principais pontos turísticos em Berlim lhe dê algumas ideias se você não souber o que fazer em Berlim. Acima de tudo, tenha em mente nossa primeira dica: aproveite o tempo presente e aproveite ao máximo todos os pequenos prazeres e momentos agradáveis que esta cidade mediterrânea com charme único tem a lhe oferecer.

Se você tiver outras sugestões de monumentos para ver ou outros destinos para visitar, não hesite em nos informar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com