curso de férias no exterior

Como escolher um bom curso de férias

A vida do estudante não é nada fácil. Ao longo do dia, é necessário se desdobrar para conseguir cumprir com suas tarefas da faculdade, obrigações do trabalho, estágio, dia a dia, entre outras. Para ajudá-los nesse momento, uma das melhores formas é investir em um curso de férias.

Com isso, muitas pessoas sentem que falta tempo para se preparar corretamente para o mercado de trabalho, visto que a competitividade cresce cada dia mais. 

A boa notícia é que o mercado está cheio de novidades, inclusive, diversos cursos gratuitos disponíveis. 

Esses cursos são cheios de vantagens, como a carga horária intensa e a curta duração, agregando bastante conhecimento ao aluno.

Se você faz parte do grupo de pessoas que sente que falta tempo para se preparar para o mercado de trabalho, mas não sabe como fazer para resolver esse problema, visto que se divide em faculdade, trabalho, estágio, etc., saiba que este texto foi criado justamente para ajudá-lo a resolver esse problema. 

Nele, falaremos um pouco mais sobre o curso de férias e as vantagens que os alunos podem ter ao se matricular em um. Sendo assim, se você quer saber mais sobre esses cursos, continue essa leitura.

O que é um curso de férias e como ele funciona?

curso de férias ingles

Os cursos de férias incluem cursos de treinamento de curta duração. Portanto, é geralmente oferecido durante as férias escolares, especialmente em julho ou janeiro. Quase no máximo 30 dias, mas alguns cursos podem trazer mais horas, podendo chegar a 50 horas ou até mais do que esse período.

Esse tipo de treinamento é muito popular entre os alunos de cursos de idiomas. Afinal, para quem precisa atingir a proficiência em um curto espaço de tempo, estudar inglês nas férias agora é considerado um “atalho”.

Porém, outras áreas oferecem cursos específicos desse modelo, o que traz uma grande vantagem para quem deseja ingressar em uma nova carreira, ganhar oportunidades no mercado de trabalho ou se aprimorar em determinada área. 

Quais as vantagens de um curso de férias

Depois de um longo semestre de muitas avaliações, testes e correrias, o período de férias traz um merecido descanso. O tempo livre pode ser otimizado ainda mais com o investimento em cursos de férias. 

No entanto, se você acha que o curso de férias não tem importância e que se trata apenas de uma perda de tempo, saiba que ele é muito mais importante do que você imagina.

Os cursos de férias ou de pequena duração, geralmente têm uma carga horária um pouco mais intensa, mas também podem ser uma excelente oportunidade para aqueles que querem investir na carreira. 

Além de ser um meio diferente para se especializar em um determinado tema, ela também pode aumentar a sua rede de contatos, o que pode ser extremamente interessante para as pessoas que estão iniciando na vida profissional. A seguir, separamos algumas vantagens que o curso de férias pode oferecer.

Curta duração

Aqui, temos uma das principais vantagens que esse tipo de curso oferece, que é a sua curta duração. Com isso, esses cursos se tornam mais específicos, visto que você não irá passar longos períodos, como, por exemplo, 6 ou 12 meses estudando eles, assim como as longas disciplinas que em muitos casos não oferecem aplicações práticas.

Ao contrário disso, o curso de férias permite que aquele aluno tenha um foco principal, uma vez que a sua grade curricular é muito enxuta. Com isso, você já pode imediatamente escolher o curso que deseja fazer, bem como a área específica de atuação que você pretende agregar conhecimentos extras.

Ótimo custo-benefício

Ao compararmos com outros cursos de longa duração, o curso de férias é uma excelente opção, muito mais barata e acessível. Embora seja barato, não significa dizer que se trata de um curso ruim. 

Pelo contrário, os benefícios obtidos pela realização desse tipo de curso são extremamente satisfatórios para os seus alunos e contribuem grandemente para a qualificação profissional deste. Tudo isso se deve pelo fato das aulas serem intensas e focadas exatamente na área que o aluno quer seguir.

Aumentar o networking

Pouco importa a área de atuação escolhida por você, é certo que você irá precisar de outras pessoas para desempenhar o seu papel. 

Sendo assim, é de extrema importância que você busque meios de aumentar o seu networking, de modo a criar uma rede de contatos sólida, para que seja possível expandir e obter novas oportunidades com mais facilidade. 

Os cursos de férias são excelentes oportunidades, pois neles, você pode participar de milhares de eventos, como congressos, palestras e muito mais. Tudo isso, sem dúvidas, irá contribuir positivamente para a sua carreira.

Dicas para escolher um bom curso de férias

atividades para curso de férias

A seguir, separamos algumas dicas de como escolher um bom curso de férias:

Celeridade

Como já mencionamos anteriormente, o curso de férias geralmente tem uma curta duração e são bastantes céleres. O ideal na hora de escolher esse curso é buscar por aqueles com curta duração, mas que ao mesmo tempo ofereça uma carga horária compatível com os seus objetivos profissionais.

Invista em você mesmo e na sua carreira

O curso de férias é uma ótima oportunidade para você, que durante o ano, não tem tempo suficiente para estudar mais ou fazer um curso de especialização. 

Portanto, durante as férias, é ideal que você escolha um curso que aprimore os seus conhecimentos e permita um crescimento pessoal e profissional. É interessante escolher aqueles correlatos a áreas nas quais você se identifica no seu curso de graduação.

Cursos de idiomas

Embora não se trate de um curso necessariamente voltado a sua área de atuação ou graduação, é sempre bom ter um curso de idiomas, principalmente o inglês, visto que se trata de uma língua universal. 

Ao ser fluente em outra língua, você terá um grande diferencial, que poderá ajudá-lo na disputa dentro do mercado profissional. Por isso, recomendo que você faça um curso de inglês online ou presencialmente nas férias

Se atualize em informática

Com os avanços tecnológicos, praticamente todas as profissões requerem um conhecimento na área de informática. 

Sendo assim, é interessante que você sempre se mantenha atualizado nessa área, pois provavelmente será necessário que você lide com situações envolvendo computadores.

Uma resposta

  1. Tenho vontade de fazer um curso de férias de espanhol lá no México. Nem imagino qto. seja…vc poderia fazer uma parte 2 dessa matéria e falar sobre alguns cursos e seus valores. O que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com