sexta-feira, 6 de dezembro de 2024 - 06/12/2024 09:15:27
Viagem e Cura


Antes de mais nada, está cada vez mais comum as pessoas decidirem reservar para si um período sabático. Mas no que consiste, de fato, o ano sabático? Seriam apenas férias prolongadas? Se você também já pensou nessa possibilidade de recesso e mudança de vida, leia este artigo até o fim, pois compartilharemos com você 5 dicas fundamentais para que o seu ano sabático seja um sucesso.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

O que este artigo aborda:

O que é um ano sabático?

Primeiramente, precisamos esclarecer no que consiste isso que as pessoas estão chamando de: ano sabático. De antemão, é preciso dizer que não se tratam de férias prolongadas. Tal período de descanso, que não necessariamente precisa ter a duração de um ano- pode consistir em mais, ou menos tempo- deve ser utilizado para transformação, crescimento e auto investigação.

Durante esse período, portanto, ocorre uma mudança no estilo de vida, há uma maior reflexão em relação a nossos objetivos e valores pessoais. Além disso, muitos optam por aproveitar o período sabático para viajar, uma vez que quando deixamos a nossa cidade de origem, nos permitimos viver novas experiências, aprendizados, conhecemos pessoas, lugares, culturas diferentes. E, por isso, ampliamos a nossa perspectiva em relação ao mundo, e em relação a nossa própria vida.

Por que as pessoas realizam um ano sabático?

Em geral, as pessoas optam por separar um período de descanso ou mudança de vida porque, de alguma maneira, questionam a forma como vivem no presente momento. Excesso de trabalho, responsabilidades, dúvidas quanto a profissão, ou o desejo de realizar um sonho, projetos pessoais, podem ser algumas razões que conduzem a concretização de um ano sabático.

Quais seriam as vantagens do ano sabático?

Diante disso, estabelecer um período de tempo, para se dedicar inteiramente a si, parece atraente e possui inúmeras vantagens, como:

  1. Ampliar a nossa visão em relação ao mundo – Durante o período sabático nos permitirmos abandonar a nossa zona de conforto, interagir com universos diferentes e aprender com todos esses elementos;
  1. Contribuir para realização pessoal – Um ano sabático, portanto, pode ser a realização de um sonho, ou ao menos pode ser visto como um exercício de autoescuta. Pois, significa que senti que precisava fazer uma mudança na vida, e me permiti desacelar, e alterar a realidade que vivo por um espaço de tempo, respeitando o meu desejo.
  1. Influencia no aumento da nossa criatividade – Afinal, romper com os nossos padrões de rotina, e trabalho excessivo nos permite experienciar situações novas. A partir dessas experiências sem dúvida, nossa criatividade, idéias, e insights ficam mais aflorados.

Graças ao eSIM da Holafly, tornou-se possível viajar de forma tranquila para qualquer país, sem que você corra o risco de ficar desconectado. Para entender como o holafly.com funciona, leia o post completo Holafly é confiável.

Conheça as 5 dicas para que seu ano sabático seja um verdadeiro sucesso:

Tenha clareza sobre os seus objetivos

Antes de tudo se questione, uma e outra vez: por que desejo retirar um ano sabático?  Estou querendo fugir de alguma pessoa, ou situação? Estou sem perspectiva na vida e para não lidar com o presente, prefiro justificar o meu ócio como ano sabático? 

Dessa maneira, apenas você mesmo poderá se responder quanto aos motivos que te levaram a decidir fazer um ano sabático. E, diante disso, reconhecendo o que te motivou a essa decisão, poderá agir com antecedência, se preparando para que esse momento de pausa de fato se concretize.

Já que, a visualização de uma decisão a longo prazo faz com que estejamos dispostos a fazer sacrifícios a curto prazo, para alcançar mais a frente o que desejamos.

Realize um bom planejamento

Nesse sentido, tendo clareza em relação ao que te motivou a ter um ano sabático, poderá na sequência decidir exatamente o que fazer durante esse período de descanso.

Dessa forma, estabeleça uma data para que seu ano sabático tenha início.

Liste o que deseja fazer, aprender ou viver durante este intervalo de tempo, para que o ócio e com ele, o tédio, não tomem lugar.

No entanto, pensar a longo prazo exige paciência, disciplina, por outro lado, é também a forma mais eficiente de concretizar esse desejo de viver um ano sabático.

Organize a sua vida financeira:

Diante da decisão de realizar um período sabático, faça também um planejamento financeiro.
Assim que estabelecer quando terá início o seu ano sabático, comece a guardar um pouco de renda para se manter durante o tempo em que estiver viajando ou realizando outras atividades.

Portanto, analise a sua situação financeira, procure findar as suas dívidas, caso as possua, e cortar custos até o início do seu ano de pausa. Do mesmo modo, é possível fazer alguns investimentos para continuar recebendo os rendimentos ao longo do seu ano sabático.

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Procure registrar a sua experiência

Não é apenas por vivermos na era digital que o registro da sua experiência durante o seu ano sabático é muito valioso.

Além disso, documentar suas experiências te permite manter contato com amigos, e familiares. Ainda se torna material para que você possua evidências do que viveu e conquistou durante o período em que esteve distante do trabalho e da sua rotina.

Dessa forma, procure escrever um diário de viagem, ou um blog. Ou quem sabe fazer registros em vídeos e imagens que mostrem um pouco do novo universo que está desbravando.

Reflita sobre o retorno do ano sabático

Além de programar o que fazer, se organizar financeiramente e manter os registros da sua aventura sempre atualizados, você devo que fará quando o ano sabático terminar é uma dica muito importante. 

Dessa maneira, considere o risco de quando retornar não conseguir voltar para o seu antigo cargo e salário.

Além disso, investigue quais são as incertezas, medos e ansiedades que te afligem quando pensa nesse momento de retorno do período de pausa.

Pense, portanto, nas infinitas possibilidades de recomeço que poderá implementar quando decidir findar o seu período sabático.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Mercado Central de Budapeste

Mercado Central de Budapeste

Quais as diferenças entre hotel, pousada e resort

Quais as diferenças entre hotel, pousada e resort

Vale do Capão

Vale do Capão

Quanto custa viajar para Argentina

Quanto custa viajar para Argentina

Cumuruxatiba Bahia

Cumuruxatiba Bahia

Quanto custa uma viagem para Cancun

Quanto custa uma viagem para Cancun