quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 23:11:23
Viagem e Cura


Existem muitas formas de fazer transferências de dinheiro do exterior para o Brasil, mas hoje vamos falar sobre a mais econômica e menos burocrática de todas (isso não significa que ela seja a menos complexa).

A resposta de como transferir dinheiro do exterior para o Brasil pode ser simples: Bitcoin.

O Bitcoin tem sido muito utilizado como forma de transferência de dinheiro do exterior para o Brasil, por diversos motivos, além dos que citamos acima.

Muita gente que mora fora está em situação irregular e deseja ajudar os parentes brasileiros, mas como não possui documentação, não consegue fazer declaração de impostos e tem seus rendimentos tratados como dinheiro ilegal, o que dificulta muito a utilização dos bancos e postos oficiais.

Para essas pessoas, e para muitas outras, a transferência através de Bitcoin tem sido uma solução e tanto.

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Abaixo, uma explicação básica sobre como funciona todo esse processo:

Considerando que a transferência seja realizada entre duas pessoas que já possuem cripto carteiras, o procedimento é bem simples, basta que seja feito um cálculo para verificar o valor da cotação do Bitcoin (geralmente feito de forma automática dentro das plataformas) e realizar a transferência das criptomoedas correspondentes ao valor monetário que se deseja enviar.

O risco desse tipo de operação é maior do que o que se corre ao utilizar uma Exchange tradicional e oficial, porque no caso do Bitcoin, pode haver uma queda na cotação que faça com que o valor seja reduzido entre o momento da transferência e o do saque mas isso realmente não é algo que deva gerar preocupações, pois há risco semelhante do valor da criptomoeda aumentar no mesmo período e você conseguir sacar mais do que lhe foi transferido.

Além disso, considerando que essa operação de transferência não levaria mais do que alguns minutos, o risco de haver uma oscilação com perda financeira é praticamente irrisório.

O que este artigo aborda:

Por onde realizar a transferência de dinheiro do exterior para o Brasil?

Se você decidir fazer a transferência através de Bitcoin, poderá usar exchanges como Bitcointrade, Mercado Bitcoin, Foxbit ou a Binance, com diferentes taxas, mas que, de modo geral, são bem menores do que as cobradas pelas exchanges tradicionais.

Entenda mais:

Para usar o Bitcoin para fazer as transferências, é preciso que a pessoa que deseja transferir, compre os Bitcoins no país onde se encontra e, com o número da carteira, transfira-o para uma exchange do país que irá receber a transferência, solicitando o saque no destino.

No momento da compra será necessário utilizar o endereço da carteira que será utilizada junto com a pessoa que fará a retirada do valor.

Como sacar Bitcoin

Agora que você já entendeu como transferir dinheiro do exterior para o Brasil, basta entender como sacar Bitcoin e você já poderá realizar a operação completa. Veja como é simples:

Para transformar o Bitcoin em dinheiro e realizar o saque, quem recebeu a transferência deverá emitir uma ordem de venda, que pode ser de diversos tipos, mas se o objetivo não é deixar o dinheiro aplicado, e sim sacar imediatamente o dinheiro transferido, a ordem de compra deve ser na modalidade “a mercado” ou “ativa”.

Se houver disposição para correr riscos e tentar fazer o valor se tornar um pouco maior, a ordem pode ser executada de forma passiva, onde a pessoa que recebe a transferência pode estipular uma meta de conversão do dinheiro que recebeu em Bitcoin. Exemplo: supondo que ela recebeu um valor de R$200 em Bitcoin, mas decide que só vai sacar o dinheiro quando o valor chegar a R$210, então nesse caso, a ordem a lançar deve ser passiva, pois entrará em um livro de ofertas e só sairá de lá quando encontrar um comprador disposto a pagar esse valor pela fração de Bitcoin negociada.

Quando a ordem (independentemente de ser à mercado ou passiva) for executada, os Bitcoins desaparecem da conta e se tornam valor em reais, disponíveis no saldo da conta, e podem ser transferidos para qualquer conta bancária previamente cadastrada.

Nesse caso, basta clicar no ícone corresponde ao saque na plataforma e seguir o passo a passo para sacar, que geralmente é bem intuitivo.

Outras criptos

Um ponto importante a informar é que esse tipo de operação não precisa ser feita apenas com Bitcoin, pois qualquer criptomoeda consegue atender a mesma finalidade, sendo que, como o processo é bem rápido, a volatilidade das criptos não faz do risco da operação algo inaceitável.

Você já pensou em se hospedar de GRAÇA em qualquer lugar do mundo? Descubra o que é couchsurfing.

Quem utiliza esse tipo de transferência?

Empresas mundialmente conhecidas já utilizam o Bitcoin para realizar transações e transferências. Entre as principais estão a Revolut, a Tesla e o Paypal que já permite, inclusive, que sejam feitos pagamentos com a criptomoeda dentro da plataforma.

Conclusão:

Como você deve ter notado, a resposta para a pergunta como transferir dinheiro do exterior para o Brasil é simples. As transferências por Bitcoin são bastante seguras e eficientes, além de serem mais rápidas e práticas do que a maioria das outras modalidades, visto que não exigem que você vá a um posto oficial (Exchange física) para sacar o dinheiro, ou que pague um valor bastante alto em tarifas para receber o dinheiro.

O que você achou dessa possibilidade?

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Qual o prédio mais alto de São Paulo?

Qual o prédio mais alto de São Paulo?

42 frases em espanhol com tradução para viagem

42 frases em espanhol com tradução para viagem

Casa de Jorge Amado: um dos melhores museus de Salvador

Casa de Jorge Amado: um dos melhores museus de Salvador

O que fazer em Teresina

O que fazer em Teresina

Quanto custa uma viagem para Disney?

Quanto custa uma viagem para Disney?

Mercado Central de Budapeste

Mercado Central de Budapeste