bagagem extraviada

O que é e como proceder em caso de bagagem extraviada durante um voo?

Não é novidade para ninguém que os voos de avião costumam nos deixar ansiosos e preocupados com alguma coisa, seja com a demora, com as malas, com a viagem, entre outros pontos. Assim, quer descobrir o que é e como proceder em caso de bagagem extraviada durante um voo, leia até o fim.

Infelizmente, um dos problemas que mais acabam atingindo aquelas pessoas que realizam voos frequentes (ou não), é a famosa situação da bagagem extraviada, que mesmo após acontecer, você ainda não consegue acreditar.

Tal situação acaba sendo extremamente preocupante e desesperadora, levando em consideração que você está em um lugar que não conhece, cansado da viagem e ainda pior, sem os seus bens e pertences.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Buscando auxiliar as pessoas que realizam voos, decidimos trazer algumas informações, para assim, não passarem por grandes complicações e desesperos caso a sua bagagem seja extraviada, além de mostrar algumas dicas para evitar a situação antes de acontecer.

Portanto, caso você pretenda realizar um voo nos próximos dias, ou até mesmo costuma realizar voos frequentementes, é extremamente fundamental que você se atente a todas as informações a seguir.

O que é extravio de bagagem?

Antes de tudo, é primordial falarmos sobre o conceito em si do extravio de bagagem, levando em consideração que muitas pessoas desconhecem este termo, deixando a situação ainda mais desesperadora caso venha a acontecer.

De maneira geral, um extravio significa o desaparecimento, desvio ou sumiço de algo, consequentemente, o extravio de bagagem significa o sumiço de uma bagagem após o voo no aeroporto, onde as pessoas costumam recolher as suas malas de volta, e assim, acabam percebendo que elas não se encontram mais ali.

Felizmente, um extravio de bagagem não sai barato, levando em consideração que a empresa responsável pelo voo deve garantir que a bagagem de seus clientes sejam devidamente entregues, algo que quando não acontece, acaba gerando multas.

Por conta da falta de informação, estas pessoas acabam se desesperando mais do que o esperado, já que elas não imaginam o que pode ter acontecido com as suas preciosas bagagens, felizmente, na atualidade estes casos acabaram sofrendo uma grande queda de frequência, além de existir alguns procedimentos e dicas para evitar tal acontecimento.

Vai viajar para um local distante e não quer pagar caro pela passagem de avião? Descubra os melhores sites para comprar passagens aéreas. 

Além disso, também recomendamos que você procure por uma empresa área com responsabilidade e segurança no seu trabalho, do mesmo jeito que o Hotel Nacional Inn entrega para seus hóspedes, tendo em vista que a mesma situação pode acabar acontecendo nestes dois lugares.

Entenda como reduzir as chances de acontecer um extravio de bagagem

Com isso, é um fato que você já está por dentro de tudo que diz respeito ao conceito do extravio de bagagem durante os voos, por conta disso, chegou o momento que você conseguirá observar algumas dicas para evitar tal situação desesperadora.

Faça um bom planejamento de toda a sua viagem

Como o ponto mais importante que qualquer pessoa acaba citando ao falar sobre viagens com conexões, é buscar por voos com a mesma companhia aérea, para assim, evitar as complicações e demais problemas provenientes da troca entre companhias.

Além disso, também é recomendado que você evite o máximo possível por comprar passagens de conexão com horários próximos, tendo em mente que os imprevistos e atrasos acontecem. Melhor esperar do que perder o voo, certo?

Leia também sobre o Caminho de Santiago da Compostela: de Portugal até a Espanha.

Não coloque objetos eletrônicos ou de alto valor nas bagagens

Além de planejar com sabedoria e calma a sua viagem, também é fundamental que você se atente aos objetivos e bens que você levará em sua mala, tendo em mente que diversos objetos são estritamente proibidos de serem levados em malas, e caso eles estejam presentes, a sua bagagem poderá ser extraviada e você não será reembolsado.

Dentre os pertences que devem ser levados fora das malas, podemos citar: dinheiro, jóias, celulares, computadores, cartões de crédito, entre diversos outros itens que possuem um valor mais elevado ou uma tecnologia portátil.

Coloque uma identificação em suas bagagens

Por fim, mas não menos importante, também é essencial que você identifique a sua bagagem, colocando etiquetas, adesivos ou qualquer outra coisa com o seu nome completo, o seu endereço, seu endereço de e-mail e até mesmo um telefone para o contato. Mesmo que pareça algo simples e bobo, pode acreditar que fazer esta identificação faz total diferença.

O que fazer caso a sua bagagem seja extraviada?

Com isso, você já observou atentamente alguns procedimentos e dicas que podem lhe auxiliar a evitar a situação de ter a sua bagagem extraviada, entretanto, tal situação ainda pode vir a acontecer, e caso aconteça, é fundamental que você saiba exatamente o que fazer.

Assim que você perceber que a sua mala não foi direcionada para o local de despache, você deverá se dirigir rapidamente até o balcão da própria companhia, onde você conseguirá preencher o famoso RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem), além de registrar todo o ocorrido na ANAC.

Feito isso, basta esperar que a companhia faça o seu trabalho e entre em contato com você, para que então, você possa retirar a sua bagagem. Lembre-se de manter a calma, já que estas situações necessitam de paciência e não de desespero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com