Curitiba jardim botânico

Comidas típicas de Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná, e possui pontos turísticos visitados por pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. A cidade contém diversas comidas típicas e apreciadas pelos moradores locais, passadas de geração após geração. Por isso, separei para vocês algumas das comidas típicas de Curitiba e toda a beleza que há por trás delas.

Um dos destaques da região são as maravilhosas geléias Curitibanas. As frutas cítricas abundantes no estado também são utilizadas para o preparo de deliciosas geleias que contam com a presença da pectina.

A utilização da pectina nos preparos das geleias curitibanas

A pectina é uma fibra solúvel presente em diversas frutas e vegetais, e utilizada pela indústria de alimentos como espessantes. A pectina está presente em preparos como geleias, doces de frutas, compotas, cremes e muitos outros preparos nos quais o objetivo seja obter uma textura cremosa e gelatinosa.

Pelo fato de as geleias serem consumidas em grande escala no estado do Paraná e especialmente em Curitiba, a pectina é um ingrediente que os curitibanos conhecem bem e usam com frequência.

Veja a seguir mais informações sobre essa cidade belíssima, sua cultura culinária e suas comidas típicas.

Curitiba, a cidade de clima frio e povo acolhedor

Curitiba é o município mais populoso do estado do Paraná e de toda a região Sul e o 8º do Brasil, contando hoje com média de 1.963.726 habitantes. A cidade foi fundada no ano de 1693, e  desde então foi sendo colonizada por famílias de origem europeia, alemã e polonesa, contribuindo para a grande diversidade cultural pela qual a cidade é conhecida. O clima da cidade, assim como a das demais cidades da região Sul é frio na maior parte do ano, e suas ruas largas e paisagens belas também são pontos atrativos para os que visitam a capital.

Curitiba também é exemplo no quesito educação, sendo o município com a menor taxa de analfabetismo e melhor qualidade no ensino dentre as demais capitais brasileiras, além de ser a 49ª cidade de maior influência global, segundo o Índice Mastercard de Mercados Emergentes. A cidade também é referência em ambientes naturais e sustentáveis, e é motivo de grande orgulho para seus munícipes.

Quer conhecer mais comidas típicas do sul do Brasil? Leia também Como fazer um bom chimarrão.

Influências internacionais na culinária de Curitiba

Por se tratar de uma cidade colonizada principalmente por europeus e alemães, a culinária local sofre forte influência da culinária desses países, algumas receitas, inclusive, fazem parte até hoje das tradições familiares na cidade. 

Comidas típicas de Curitiba

comidas de curitiba
Opéra do arame

Com essas tradicionais receitas, os curitibanos ao longo dos anos foram fazendo adaptações e aprimoramento dessas receitas e elas são um verdadeiro sucesso, sempre pedida por turistas e apreciada por eles. Confira a seguir.

Carne de Onça

A carne de onça é um prato tipicamente curitibano, que muitos adoram e preparam frequentemente. Este prato é preparado com carne moída, temperada com bastante alho e cebola, pimentas diversas, mostarda escura, cebolinha, servidos com pão preto. Neste preparo a carne é servida temperada, porém crua, o que pode trazer certo estranhamento a princípio, mas o sabor conquista o paladar de todos que a experimentam.

Apesar do nome, a carne utilizada no preparo é a carne bovina convencional. O prato recebe este nome apenas devido ao contraste da carne e dos temperos sobre o pão preto. A carne de onça é facilmente encontrada em restaurantes e bares da cidade de Curitiba. 

Rollmops

Um prato tipicamente alemão que se instalou com sucesso na cidade de Curitiba é o Rollmops, um peixe em conserva envolto sobre um palito de pepino ou cebola, também em conserva. O prato é muito conhecido entre os moradores de Curitiba e demais cidades do estado do Paraná.

Pierogi

Esta é uma comida típica de origem polonesa e ucraniana e em outros países do leste europeu que se popularizou entre os munícipes de Curitiba. O Pierogi é uma massa recheada, frita ou assada com cebola e bacon. Os recheios mais tradicionais são de carne e batata, mas podem variar de acordo com as preferências de quem a prepara. 

Geleia de laranja à base de pectina

As geleias também são comumente consumidas na cidade de Curitiba, principalmente de frutas típicas da cidade, como a laranja. A geleia de laranja é feita a base de pectina, um ingrediente responsável por dar a textura gelatinosa aos preparos. A indústria alimentícia utiliza a pectina como espessante em outros alimentos como iogurtes e bebidas lácteas.

Geleia de uva

A uva também é uma fruta abundante no estado do Paraná, por isso os curitibanos preparam frequentemente geleias de uva à base de pectina. O sabor cítrico é um dos preferidos entre a população e as geleias podem ser facilmente encontradas em lojas para comprar presentes e lembranças para levar para casa.

Estas são algumas das comidas típicas de Curitiba que se estendem ao longo das gerações e conquistam o paladar de diversos turistas, como as geleias à base de pectina. A culinária local é rica em história, sabor e diversidade, por isso agrada o paladar de todos que moram na cidade ou a escolhem como destino para suas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com