como planejar uma roadtrip

Como fazer uma Road Trip inesquecível

Para os amantes de viagens, nada melhor que uma viagem de carro para conhecer novos lugares. Mas, muitas vezes fica a questão: como organizar uma road trip? Muitas pessoas ainda têm dificuldades em saber como se organizar e planejar uma viagem de carro. Por isso, separei dicas para vocês sobre como fazer uma road trip inesquecível

Viajar pelas estradas é uma excelente experiência para quem quer conhecer lugares novos e inusitados que você não descobriria se fosse de avião, por exemplo. Além disso, de carro você explora locais que são pouco conhecidos e valoriza também o turismo a lugares próximos.

Para que uma road trip seja perfeita, listamos aqui uma série de cuidados e preparos que os aventureiros precisam para caírem na estrada. Então, acompanhe com a gente e esteja pronto para sua próxima viagem inesquecível!

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

1- Escolha seu destino e organize-se!

Para começar é necessário escolher bem o destino! Com o destino definido descubra qual a melhor rota e quais cidades são interessantes passar pelo caminho. Acompanhe em mapas e aplicativos  Um ponto muito importante também é definir algumas paradas estratégicas durante o trajeto. Organize-se para quanto tempo pretende ficar dirigindo e quais os melhores horários para se pegar a estrada. 

Viagens de carro também são uma excelente alternativa para quem quer conhecer novos lugares, mas também quer economizar. Por isso, é importante que um orçamento bem detalhado sobre os custos com gasolina, alimentação, pedágio e hotel são sempre uma forma de não ter surpresas desagradáveis quando sua prioridade é aproveitar o momento. Uma dica muito importante é sempre ter um valor extra reservado exclusivamente para emergências desse tipo!

Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.

2- O que levar

 Para uma road trip sem estresse, alguns itens são primordiais e não devem ser esquecidos de jeito nenhum! Certifique-se que documentos de identificação pessoal como CNH, RG e cartões de crédito estejam sempre à mão. Caso faça uma viagem internacional lembre-se também de deixar o passaporte atualizado junto. Outro documento que é importante sempre deixar à mão é o do carro ou o comprovante de aluguel do veículo. 

 Depois de tudo certo com a documentação é também sempre bom levar alguns gadgets no carro como carregadores, baterias portáteis e dependendo da área que for a viagem, um mapa é sempre uma boa ajuda à moda antiga.  

É sempre bom pensar em alguns lanchinhos para levar durante o trajeto. Alimentos de fácil acesso e rápidos. Não se pode esquecer também de levar bebidas para a viagem e se manter hidratado. Garanta que tenha alimento suficiente, pois assim trabalha-se com uma otimização maior do tempo de viagem, porque se evita paradas inesperadas a procura de algum lugar para comer, além de economizar dinheiro.   

Uma troca de roupas, utensílios para comer ou guardar alimentos e objetos de higiene pessoal também são itens básicos para qualquer viagem. 

Uma boa playlist também é essencial para que a viagem seja muito mais agradável. Deixe algumas prontas previamente como opções para a estrada. Caso use serviços de streamings como o Spotify, em algumas modalidades é possível até mesmo baixar as músicas em seu celular para locais em que haja uma instabilidade no serviço de internet.

Curte uma roadtrip? Dessa forma, que tal fazer uma viagem de carro e conhecer os melhores destinos da região Sul.

3 – O automóvel ideal para se viajar

Quando se fala em viajar uma das primeiras dúvidas é sobre qual automóvel deve procurar para cair na estrada. Para decidir qual o melhor carro para se alugar é necessário que se estude o trajeto e procure saber como é a estrada e quais as condições dela e quanto tempo de viagem é até o destino.

Dependendo do trajeto se passam horas dentro do veículo por conta de estradas mais complicadas, por isso um veículo mais confortável seria o ideal. Uma boa locadora de carros sempre facilita o trabalho de pesquisa para viajar com muito mais conforto e qualidade. 

Em caso de veículos próprios é sempre importante levar em um bom mecânico para que seja feita uma revisão completa no automóvel, alinhamento e balanceamento dos pneus, além de sempre conferir a pressão do estepe e se todos os itens de segurança se encontram no veículo e sempre viajar de tanque cheio para evitar imprevistos no caminho.

Se o caso for de uma viagem de carro no exterior, existem meios legais de se alugar um carro sem pagar IOF de maneira totalmente legal.

Viajar de carro traz uma liberdade uma melhor relação com as bagagens, mas lembre-se que as malas precisam caber no porta-malas e caso a viagem seja feita com mais pessoas o espaço pode ser pequeno.

4 – Descanso é necessário

Os dias que antecedem qualquer viagem deixam as pessoas ansiosas, pois são muitas coisas para se preocupar, malas, documentos, verificar a segurança do carro, mas lembre-se que é necessário estar descansado para fazer uma viagem tranquila, principalmente se você for o motorista. 

Durante seu trajeto pense sempre em paradas estratégicas para descansar por um tempo. Para dormir procure por hotéis e motéis na beira da estrada, mas você ainda pode dormir dentro do carro também, caso seja necessário. Caso tenha um espírito mais aventureiro, procure por campings durante o caminho e leve sua própria barraca, essa pode ser uma maneira interessante de conseguir economizar ainda mais, além de ter um contato direto com a natureza. Além disso, é uma excelente opção para ter contato com moradores do local e assim acabar descobrindo coisas novas sobre o lugar.

Dependendo da sua viagem a zona urbana das cidades fica longe da estrada, isso acaba por encarecer mais o valor dos hotéis também.

Enquanto está na estrada procure levar alimentos mais leves como frutas frescas e até mesmo castanhas. Alimentos pesados como frituras ou salgados com muita massa podem causar um cansaço maior durante o caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com