quarta-feira, 9 de outubro de 2024 - 09/10/2024 19:03:28
Viagem e Cura


Tem o intuito de conhecer todas as capitais brasileiras, mas não sabe o que fazer em Natal, no Rio Grande do Norte (RN)? É verdade que não se fala muito sobre as atrações turísticas desse local, mas isso não quer dizer que a capital não tenha o que oferecer.

A verdade é bem pelo contrário. Natal é uma capital muito bem estruturada para receber os turistas de diversos locais. Além disso, há muitos passeios a se fazer que com certeza irão deixar a viagem ainda mais inesquecível.

Natal possui uma riqueza inigualável e, inclusive, as opções de passeio são tantas que é capaz de os turistas se sentirem até um pouco perdidos. Por isso, obter algumas dicas sobre o que fazer em Natal (RN), vem sempre a calhar.

Fato é que, ao conhecer o local, é bem provável que ele fique na sua lista de viagens favoritas, uma vez que a capital é rica em diversos aspectos, seja natureza, gastronomia, cultura ou turismo. Mas, diante de tantas oportunidades, o que fazer em Natal (RN), para aproveitar o melhor da capital?

Se você quer obter as melhores dicas de passeio, é só conferir esse artigo, onde iremos dar as melhores dicas.

O que este artigo aborda:

Como é Natal (RN)?

Natal é a capital do Rio Grande do Norte, na região nordeste do nosso país. Trata-se de uma capital com cerca de 167 km2, sendo a segunda capital brasileira com a menor extensão territorial. Mas em relação a densidade populacional, é a sexta maior capital do país.

Devido a sua localização próxima à “esquina da América”, a capital chamou muito a atenção do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, que considerou Natal como sendo um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo.

Inclusive, com o início das operações da primeira base de foguetes da América do Sul, Natal se tornou a “Capital Espacial do Brasil”. Uma das razões de o turismo local ter aumentado bastante foi devido a construção da Via Costeira, rodovia entre o Oceano Atlântico e o Parque das Dunas.

Fora isso, Natal é o município mais populoso do estado, sexto do Nordeste e o décimo nono do Brasil. Em relação a sua região metropolitana, ela é formada por treze municípios, possuindo cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Ou seja, forma a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste. Agora que você já conhece um pouco mais sobre a região, com certeza está curioso para saber o que fazer em Natal (RN). É sobre isso que iremos falar a seguir.

Você vai viajar sozinha para um destino litorâneo? Descubra como ir à praia sozinha

Quais são os melhores pontos turísticos de Natal (RN)?

Natal possui diversos passeios fenomenais, os quais devem estar contidos na sua lista. Abaixo, iremos mostrar os melhores pontos turísticos de Natal. Confira.

Ponta Negra

Esse é o pedaço de areia mais movimentado da área urbana de Natal, a qual é a principal rede de hotelaria da cidade. Inclusive, esse é considerado um dos melhores bairros para se ficar em Natal, uma vez que o turista encontra tudo o que precisa caminhando poucos minutos.

A orla de Ponta Negra possui diversos bares, restaurantes, sorveterias, lojas e comércios em geral. Tudo isso se concentra ainda mais no Morro do Careca. No entanto, o ideal é ir à praia durante a maré baixa ou, do contrário, não dá para ficar na areia.

Mercados de artesanato

Não há como ir a Natal sem provar um pouco da cultura local. Por isso, se você gosta de artesanato e algumas delícias nordestinas, como castanhas, pimentas, bolo de rolo etc. não há como deixar de ir ao mercado de Ponta Negra.

Existem vários outros mercados que oferecem essa experiência, mas o da Ponta Negra é o que possui uma das melhores estruturas. Fora isso, não deixe de ir ao Shopping de Artesanato Vilarte Ponta Negra e à Feirinha de Artesanato de Ponta Negra.

City tour

Uma das melhores formas de tirar proveito de Natal é através do tour, uma vez que ele passa por diversos pontos turísticos. No entanto, é válido salientar que os passeios não são sempre os mesmos, mas varia de acordo com a agência.

Isso quer dizer que, caso haja um local que você faça questão de conhecer, procure se informar se o passeio passa na região que deseja. Mas, no geral, os passeios começam na região das praias urbanas de Natal, aos arredores da Fortaleza dos Reis Magos.

Além disso, é comum que sigam em direção à vizinhança da Ribeira, que é um bairro histórico da cidade. Ainda é possível conhecer a Arena das Dunas, o estádio de futebol que foi sede da Copa do Mundo em 2014.

Quer viajar sem gastar muito? Leia também o post Cidades baratas para viajar pelo Brasil. 

Passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu

Esse é um dos passeios mais clássicos, uma vez que é o que mais atrai os turistas. E isso acontece devido a toda paisagem paradisíaca durante todo o passeio. Mas, apesar das dunas (que são maravilhosas), um roteiro que não pode faltar é o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu.

No geral, os passeios saem por volta das 9h da manhã, e a primeira parada é na Praia da Redinha, na zona norte de Natal. Ainda é possível conhecer a Lagoa de Genipabu, Praia de Genipabu, Lagoa do Pitangui e a Praia do Jacumã.

Mas, durante o passeio de buggy, há opções de escorregar pelas dunas em uma espécie de ski-bunda ou mesmo voar de tirolesa e aterrissar em uma lagoa.

Passeio das águas

Ou “Encantos do Litoral Sul”, como também pode ser chamado, leva os turistas para conhecer os principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, o qual se inicia no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, uma base da força aérea brasileira.

Lá, há uma área para visitação, onde já é possível conhecer um pouco da região. O destino seguinte é o Cajueiro de Pirangi, considerado o maior cajueiro do mundo. Além de possuir mais de 100 anos, cobre uma área de 8.500 metros quadrados.

O passeio seguinte é o mirante da Praia da Tabatinga, onde, por ser uma região privilegiada, detém um dos visuais mais lindos da região. Em seguida, os turistas são encaminhados para a Praia de Camurupim e Lagoa de Arituba, onde é possível se refrescar um pouco.

Você gosta de curtir as férias no litoral? Descubra também as melhores pousadas pé na areia do Brasil

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Pontos turísticos de Belo Horizonte

Pontos turísticos de Belo Horizonte

Planejamento financeiro para viagens

Planejamento financeiro para viagens

20 profissões para se tornar um nômade digital e trabalhar onde você quiser

20 profissões para se tornar um nômade digital e trabalhar onde você quiser

Nômades digitais: países que oferecem visto para nômades digitais

Nômades digitais: países que oferecem visto para nômades digitais

8 praias para conhecer fora da alta temporada" title="8 praias para conhecer fora da alta temporada">

8 praias para conhecer fora da alta temporada

5 praias de São Paulo para conhecer durante uma semana 

5 praias de São Paulo para conhecer durante uma semana