sábado, 16 de agosto de 2025 - 16/08/2025 22:11:02
Viagem e Cura


Antes de mais nada, nós brasileiros costumamos ter um grande fascínio pela neve. Afinal, como vivemos em um país tropical, raramente podemos experienciar um inverno tão rigoroso em nosso território, com exceção de algumas poucas regiões. A serra Gaúcha, e em especial a cidade de Gramado, é um desses destinos muito procurado pelos turistas brasileiros. Afinal, esses desejam viver a experiência de um inverno tal como o europeu. Dessa maneira, muitos viajantes vão até Gramado com o desejo de ver a famosa neve da serra gaúcha. No entanto, a neve em gramado não é um fenômeno tão comum, pois para que a precipitação da neve ocorra é preciso que a temperatura esteja muito baixa e a umidade elevada, combinação essa que não é vista com tanta frequência. Por isso, se você deseja visitar esta região e de fato ter uma experiência completa invernal na sua estadia, leia este artigo até o fim e saiba quando e como organizar a sua viagem.

Primeiramente, Gramado é um município localizado na Serra Gaúcha, distante um pouco mais de 100 quilômetros da capital. Da mesma maneira, a cidade possui um charme muito especial, pois inspirando-se no estilo e cultura germânicos, apresenta uma atmosfera européia, que torna as suas ruas aconchegantes e belas. Dessa forma, a cidade de Gramado é vista como um ponto turístico importantíssimo no estado, afinal possui inúmeras atrações que fazem os turistas se apaixonarem pela região. Mas, como se não bastasse isso, o local é também famoso por nevar no inverno, e é uma das únicas cidades do estado em que isso ocorre.

Em realidade, o inverno na serra Gaúcha, em cidades como Gramado e Canela, é extremamente rigoroso, alcançando temperaturas abaixo de 0. Por tal motivo, o turismo em busca de uma experiência real de inverno no Brasil tornou esta região ainda mais famosa. Todavia, apesar de a cidade ter características típicas de inverno, como hotéis luxuosos, com lareira e fondue, não é sempre que a neve faz uma visita à região. Na realidade, em Gramado a neve cai um dia, ou no máximo dois por ano, e já ocorreram, inclusive, anos em que não houve neve. Portanto, é fundamental saber qual a melhor época de visitar a cidade para que as suas chances de ver a neve na cidade aumentem.

Está planejando seu roteiro viagem para Gramado?! Separei as melhores Dicas de Viagem para Gramado para você. Leia também.

O que este artigo aborda:

Qual a melhor época para visitar Gramado?

quando ver neve em gramado

Dessa forma, se a razão principal da sua visita a Gramado é ver neve, os meses em que a probabilidade de você ver a mesma é maior são os meses de julho e agosto. Afinal, nos últimos dez anos a neve aconteceu sempre nesse período, com exceção de 2011 e 2012, quando nevou em Gramado em junho e setembro. Porém, mesmo nos meses em que a possibilidade de nevar é maior, é possível que a mesma não ocorra. Em 2017 e no ano seguinte, nevou super pouco e por um breve período de tempo. Por outro lado, em 2021 a neve foi intensa e durou por horas. E no dia seguinte a esta ocasião, toda a cidade amanheceu tomada pela cor branca, espetáculo raro e muito bonito de se ver. Dessa maneira, nos dias em há neve em gramado, a temperatura da cidade alcança até mesmo cerca de -2°, já na sua cidade vizinha, Canela, a temperatura nesses mesmos períodos já chegou a alcançar – 4,8°.

Dessa forma, é exatamente nos meses de julho e agosto que a temperatura alcança as taxas mais baixas, podendo chegar até até mesmo a constar menos de 0°. Embora aparentemente a temperatura não seja tão baixa, quando tomamos como parâmetro o inverno rigoroso da Europa, a sensação térmica em Gramado quando as temperaturas estão muito baixas é inferior, pois na cidade venta bastante durante esses meses mais frios.

Além disso, os dias frios, mesmo quando não está nevando, são uma atração especial da cidade. Pois é comum o amanhecer ser coberto por uma grande neblina, o que traz uma atmosfera européia para esta localidade que fica ainda mais linda em ocasiões como essa. Dessa maneira, atrações turísticas de Gramado ficam ainda mais convidativas, por estarem envolta pelo clima europeu.

Portanto, se você deseja realmente ver neve em Gramado, programe sua viagem para este período, entre julho e agosto. Contudo, o desejo por admirar a neve nesta cidade brasileira não deve ser o único motivador da sua viagem, visto que a probabilidade de nevar nos dias em que você estiver visitando a região é bem pequena. Por isso é importante ficar atento ao serviço de meteorologia e torcer para ter a sorte de presenciar a neve no local. Da mesma maneira, outra questão a ser levada em consideração é que julho é mês de férias, e por tal motivo a cidade fica mais cheia e os custos de hospedagem, bem como das diversas atrações também encarecem. Logo, avalie a possibilidade de visitar a cidade nos períodos de neves mais também fugir da superlotação de turistas.

Por que este fenômeno da neve ocorre em Gramado?

Antes de tudo, é importante sabermos como ocorre a formação da neve para que compreendamos a ocorrência da mesma em Gramado. Dessa forma, o fenômeno toma lugar em Gramado quando as nuvens de chuva que se localizam em uma região alta da atmosfera, encontram baixas temperaturas, especialmente as negativas. Além disso, a elevada altitude do solo desta região também contribui para a ocorrência deste fenômeno. Nesse caso, o vapor da água é transformado em cristais de gelo que originam os flocos de neve. Logo, as baixas temperaturas, as precipitações e altitudes elevadas são os fatores primordiais para que neve na região da Serra Gaúcha.

Quer ver a neve em Gramado? Visite o Snowland.

quando ver neve em Gramado
Foto de divulgação Snowland

Todavia, ainda que você não tenha a sorte de presenciar um dos raros dias de neve em Gramado, você pode visitar o Snowland que é um magnífico parque de neve em Gramado. Portanto, este é um local em que você poderá encontrar neve em todas as épocas do ano, já que o parque abre de janeiro a janeiro, todos os dias da semana.

Da mesma maneira, este parque que é todo fechado possui neve artificial, e mantém uma temperatura de -5º. Por lá você poderá desfrutar de inúmeras atrações, além de presenciar e se maravilhar com a neve. Dessa forma, o ambiente climatizado oferece além do parque de gelo com diversos brinquedos, shows, tobogãs, e um delicioso espaço gourmet que possui cafeterias e restaurantes. Além disso, o parque oferece ainda atividades como pista de esqui, snowboard, tubing, simuladores de bolhas 7D, caverna, montanha de neve, patinação no gelo, entre outras.

Por isso, se você deseja aproveitar esta experiência única em um parque de gelo, você pode adquirir o ingresso para o espaço através da internet ou nas bilheterias do parque, e o custo do ingresso é a partir de 79 reais, e pode chegar até quase 200 reais, dependendo da época do ano e da idade do cliente. Neste valor está inclusa a utilização dos brinquedos, shows, roupas térmicas, luvas, e botas para serem utilizados nas dependências do parque. Além disso, no dia do seu aniversário você tem direito a gratuidade.

Quais são as melhores hospedagens para aproveitar o frio em Gramado?

Antes de mais nada, se a sua intenção principal ao viajar para Gramado é curtir o inverno, será fundamental se assegurar que possui uma hospedagem aconchegante e confortável. Nesse sentido, Gramado possui uma variedade enorme de locais que oferecem estruturas diversificadas e atendem a todos os bolsos e perfis de viajantes. Dessa forma, grande parte dos hotéis conta com lareira, por exemplo, que é um item fundamental para os dias de inverno mais rigorosos.

Dentre a variedade de hospedagens agradáveis na cidade, indicamos o Hotel Casa da Montanha que está localizado no centro da cidade, e possui uma decoração lindíssima, de estilo clássico, e suas acomodações são mega confortáveis. O local possui piscina, estacionamento, academia e outros confortos. Por isso os hóspedes se sentem em casa, e conseguem aproveitar relaxando bastante. As diárias no hotel custam a partir de 1250 reais.

Da mesma forma, o Hotel Ritta Hoppner é outro local tradicional da cidade, que também está localizado no centro. Suas acomodações são majoritariamente chalés e chegam a oferecer piscina privativa em alguns quartos dos hóspedes. Além disso, a localização do hotel fica muito perto da Rua Coberta que é outro ponto turístico da cidade e um polo gastronômico. Ou seja, se hospedar neste hotel é estar muito bem localizado.

Nesse sentido, o Prodigy Hotel Gramado tem um excelente custo benefício, pois está localizado no centro de Gramado, a poucos metros da Avenida Borges de Medeiros, que é uma das principais da região. O hotel possui vidros duplos nos quartos, proporcionando maior controle da luminosidade, isolamento térmico e acústico. Da mesma maneira, o hotel oferece piscina, espaço kids, academia e estacionamento.

Por outro lado, uma excelente opção no que tange também ao custo e benefício é o Hotel Sky Serra. Esse é tido como uma hospedagem romântica, e oferece suítes aconchegantes, estacionamento gratuito, piscina e internet de ótima qualidade. Além disso, este hotel, possui ainda uma ótima localização, pois está próximo de pontos turísticos como praça das etnias, mini mundo, rua coberta, Le Jardin e parque de lavanda.

Similarmente, no que tange a escolha da sua hospedagem, saiba que todos os hotéis aqui mencionados oferecem ar-condicionado, o que traz ainda mais conforto a sua estadia, visto que é possível se aquecer após aproveitar o frio e passar um tempo na neve. Portanto, na escolha da sua acomodação,  não deixe de levar em consideração a qualidade do serviço e benefícios oferecidos. 

Contudo, se você deseja pesquisar por outras opções de hospedagem em Gramado, aproveite para consultar o portal do Booking, e garantir o seu conforto e tranquilidade antes mesmo da sua viagem ter início.

Além disso, ao escolher o seu hotel em Gramado é importantíssimo considerar a localização do espaço. Embora Gramado seja, de fato, uma cidade pequena, se você não estiver de carro, e pretende conhecer a cidade a pé, seria interessante buscar por um local que se encontre mais próximo do centro. No entanto, os hotéis mais afastados desta região central costumam ter um melhor preço, e também vistas para paisagens naturais que são belíssimas. Ainda assim, se a sua viagem em busca da neve em Gramado é também um passeio romântico, existem vários hotéis especializados na recepção de casais, dessa maneira, vale a pena pesquisar e escolher aquele que melhor atende às suas expectativas e necessidades.

Aproveite a viagem e não deixe de conhecer Canela

Antes de tudo, Canela também é integrante da serra gaúcha, e está muito próximo de Gramado, cerca de oito quilômetros de distância.  Da mesma forma, a cidade possui inúmeras atrações turísticas, e geralmente quando há neve em Gramado, também está nevando em Canela.

Além disso, Canela possui muitas opções de hospedagem mais baratas do que Gramado, especialmente durante a alta temporada, e nos feriados. Portanto, pode ser que seja mais interessante se hospedar nessa cidade e desbravar a região a partir dali

Se deixe tomar pela magia do Natal

Do mesmo modo, outra razão que motiva os turistas a conhecerem Gramado é o evento chamado Natal Luz, que ocorre todos os anos, de novembro a Janeiro.  Nesse período diversas programações natalinas gratuitas são vistas por toda a cidade, e as mesmas são organizadas e divulgadas com antecedência. Portanto, moradores e turistas visitam a cidade para aproveitarem os desfiles, shows, danças, luzes, cores e personagens que tomam conta das ruas da cidade. Embora definitivamente nesta época não seja possível ver neve no local, diante das elevadas temperaturas, a experiência de presenciar essa festa é igualmente especial.

Como tirar o maior proveito da sua viagem para Gramado?

Antes de mais nada, Gramado é de fato uma cidade muito linda, e extremamente acolhedora. Devido ao estilo europeu, acaba apresentando uma atmosfera ímpar. Como se não bastasse isso, a gastronomia local e as paisagens naturais são de tirar o fôlego. Por isso, para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia na região indicamos tomar algumas precauções especiais, como: definir a data da sua viagem com antecedência, planejar um roteiro, fazer uma boa organização financeira, verificar a previsão do tempo na cidade, ver a neve, ainda que seja a artificial, levar as vestimentas adequadas para o clima que irá enfrentar, bem como estar equipado com os equipamentos de foto e filmagem, para não perder nenhum registro dessa viagem maravilhosa.

Saiba onde encontrar neve como em Gramado

Embora Gramado seja o destino mais famoso quando o assunto é neve, há diversas outras cidades que também costumam nevar no inverno. Tais cidades estão localizadas no sul do país, região onde de fato as temperaturas são mais baixas. Entre essas outras cidades, estão: Cambará do sul, São josé dos ausentes, São Francisco de Paula, Vacaria, Bom Jardim da Serra, Urupema, entre outras. Portanto, se o seu interesse maior é ver a neve no território brasileiro, esses são alguns outros lugares que também poderão te proporcionar esta experiência.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Escadaria Selarón: lugar instagramável no Rio de Janeiro

Escadaria Selarón: lugar instagramável no Rio de Janeiro

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais

Aracaju: a capital de Sergipe

Aracaju: a capital de Sergipe

Os melhores restaurantes vegetarianos em São Paulo

Os melhores restaurantes vegetarianos em São Paulo

Como tirar o certificado de vacina internacional

Como tirar o certificado de vacina internacional

Viagens de casal baratas

Viagens de casal baratas